quinta-feira, 27 de outubro de 2011

UFFS Campus Realeza realizará eleição para o Conselho de Campus


Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

A eleição dos representantes docentes, discentes e técnico-administrativos para o Conselho de Campus será realizada no dia 09/11/11 através do voto secreto universal, por meio de cédula impressa, na qual poderá votar toda a comunidade acadêmica do Campus Realeza – docentes e servidores técnico-administrativos em efetivo exercício e discentes regularmente matriculados na UFFS Campus Realeza.
 

DE CARA NA UFFS

                                                                                                                              Arquivo Pessoal
 
Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Jean Carlos Boesing

Idade: 20 anos

Relacionamento: Solteiro

Voluntário no Projeto: “Preparação de peças didáticas para o acervo do Laboratório de

Anatomia Animal da UFFS”, coordenado pela Professora Patrícia Romagnolli

Uma frase: Apenas use sua cabeça e, no final, você encontrará sua inspiração, para escolher seus 

passos e não lamentar. (Better - Guns N’ Roses)

Muita química, paisagens lindas e a sensação de que tudo valeu a pena


                                                                                                             Jéssica Pauletti/Comunica


Camiseta dos alunos do curso de Química da Unioeste

Por Flavia Rommel e Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Como a semana passou rápido! Por quê? Bem, não é sempre que se tem um evento de química na região sudoeste paranaense para participar. Vindo ao encontro do Ano Internacional da Química, o ano de 2011 vai ser ainda mais lembrado, pois entre os dias 17 e 20 de outubro ocorreu o II Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI), na cidade de Toledo, nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).


CRÔNICA

Como diria Paola Bracho:

“Querida Patrícia, que alegria ver você aqui!” Digo alegria, pois fico muito contente em saber que gostou tanto assim de meu texto, que o leu e releu, vasculhando na mente os cheiros dos lugares em que já esteve e os em que ainda há de estar.

É com total entusiasmo que lhe escrevo, pois, assim como você, também viajei com o seu texto, naquele inimaginável mundo da solidão transposto pelos cheiros, cheiros que encontramos no meio de multidões, que vêm e que vão, que assim como eu, assim como você, são pessoas com um objetivo, um gosto em comum, um cheiro em comum... 

Um cantinho para Guimarães Rosa

Obras de Guimarães Rosa foram tema de oficina durante a I Semana Acadêmica de Letras


                                                             Marcos Silva
Professor Saulo durante a oficina
“Leitores do sertão: as leituras de contos de Guimarães Rosa”



Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Muitas pessoas já se depararam com as obras de Guimarães Rosa e passaram a entendê-las como confusas, com palavras malucas que não se encontram no dicionário de língua portuguesa, nem mesmo no "Aurélio". Devo confessar que sou uma delas. Mas isso não vem ao caso. O que eu estou querendo contar aqui é que participei de uma oficina, voltada para as obras de Guimarães Rosa, durante a I Semana Acadêmica de Letras, da qual gostei muito, pois passei a ter um maior contato com as obras desse autor. Percebi, então, que as “palavras malucas” não são tão “malucas” quanto parecem, elas querem nos dizer algo assim como todas as outras palavras de nosso dicionário. A única diferença é que as palavras de Guimarães exigem de nós uma atenção maior, pois tentam nos falar algo de uma maneira diferente.

Comunica Indica

Indicado por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Uma Música: Ciúme – Ultraje a Rigor

Duvido que não exista quem nunca se mordeu de ciúmes por alguém: namorados, amigos, animais de estimação, enfim, até ciúmes de roupas íntimas e de bandas são coisas estranhamente comuns. A música Ciúme se enquadra perfeitamente com os dias atuais. A questão do “não- machismo” está insinuada em sua letra. Possui um ritmo agradável, contagiante, envolvente, um típico rock dos anos 80, indicado especialmente para aqueles dias em que você está literalmente se “mordendo de ciúmes”. Para você, pessoa ciumenta, ouça e se sinta familiarizado com o que é dito na música.

Uma Banda: Franz Ferdinand

Pode-se dizer que os caras dessa banda escocesa têm estilo próprio, alternativos tanto no estilo musical quanto na maneira de se vestir. Franz Ferdinand contagia aos ouvintes com suas músicas indie, geralmente animadas, ao mesmo tempo calmas. Sapatos de bico fino, roupas sociais e cortes de cabelo alternativo são marcas registradas do grupo! Ouça: Do You Want To, Take Me Out, This Fire, Ulysses, No You Girls.

Um Livro: Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

Confesso pra vocês que li esse livro em um dia, ou melhor, em uma noite. A trama de mistério criada por Christie nos envolve em um suspense deliciosamente surpreendente. A rapidez com que as páginas são viradas é inacreditável. No livro, o enredo se desenvolve em torno de um assassinato que acontece no Expresso do Oriente, onde o detetive Poirot estava de passagem. O mistério de quem é o assassino parecia ser impossível de se descobrir, pois muitas pessoas que estavam ali tinham motivos para cometer o tal ato. Mas, para o detetive Poirot, nada é impossível. O fim do livro é muito interessante, a maneira como as pistas e os fatos são ligados. LEIAM!

Profissão Professor


“Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...” - Autor desconhecido.
 
                                                                                                                             Arquivo pessoal
Dia 14 de outubro, no Colégio Doze de Novembro,
                           homenagem aos professores

Por Bruna Rel, Bruna Madey e Giovane da Rocha (C.E.Doze de Novembro)

Professores são os indivíduos responsáveis por repassar seus conhecimentos aos demais. Como é de costume, a coordenação do Colégio Estadual Doze de Novembro, juntamente com os alunos da manhã, desenvolveram homenagens para comemorar o dia dos professores.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Envio de cartões do Enem gera dúvidas em estudantes

Greve dos Correios e endereçamento errado de alguns cartões provoca demora na entrega dos cartões de confirmação de inscrição

Por Bruna Siqueira (Colégio Real)

Nos dias 22 e 23 de outubro, 6.221.697 alunos que cursam o Ensino Médio ou que já o tenham concluído farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para saber o local da prova, cada um dos inscritos receberá um cartão de confirmação de inscrição. Porém, a greve dos Correios e também o endereçamento equivocado de alguns cartões têm provocado o atraso.

A inscrição de cada participante foi feita via internet no site do Inep, onde cada participante teve que preencher seus dados pessoais, e algumas perguntas com relação à renda e modo de vida. As inscrições puderam ser realizadas até o dia 10 de junho.

Para aqueles que não receberam o cartão de confirmação vale também lembrar que o ensalamento e os dados necessários para a prova estão no site (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/localdeprova/), onde cada participante pode imprimir seu próprio cartão, para assim conseguir realizar sua prova.

A prova será realizada às 13h00, no horário oficial de Brasília, tendo no 1º dia duração de 4 h e 30 min, e no segundo 5 h e 30 min. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias.

Vale lembrar que é recomendável chegar antes no local de prova, e ter sempre consigo seus documento, seu cartão e sua senha. Não é permitido o uso de qualquer receptor de mensagem durante a realização da prova.

Crônica

Prezado Willian,

Lembro-me bem da noite em que concluíste a crônica “O cheiro nada esquece”, e que me deste o prazer de lê-la em primeira mão. Nessa noite, apenas devorei seu jogo de sentidos com as palavras sob um olhar quase clínico, já que as letras são minha paixão.


Nessa manhã, em que despertei de um sono cansado e merecido, vi seu texto publicado e o reli. Cada gole do café que bebia me fazia fechar os olhos e buscar, na correnteza da minha mente, ondas de cheiros misturados com sabores que me permitiram revisitar inúmeros lugares no mundo. E na minha vida. 


O caminho da fé

Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida de Santa Izabel do Oeste realizou no dia 12 de outubro sua 30ª Romaria Penitencial
 
Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

O Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida de Santa Izabel do Oeste realizou a 30ª Romaria Penitencial com o tema “Maria, mãe e intercessora dos romeiros”. Este evento religioso contou com a participação de milhares de pessoas vindas das mais diversas regiões do Brasil.

As atividades religiosas iniciaram-se no dia 09 de outubro com a celebração da novena. A programação desta Romaria foi variada, com celebrações eucarísticas, terços, orações, bênçãos, momento de escuta e show com o grupo musical Ir ao Povo. 
 
                                                           Juciane Fornal/Comunica
Chegada do Bispo Diocesano Dom José Antonio Peruzzo
com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma semana diferente

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)


                                                                                                     Flavia Rommel (Ciências-UFFS)
Estudantes e professores reunidos para assistir os vídeos,
os quais eram uma das atividades que os alunos
realizaram durante a programação geral.
 Quem disse que só se aprende dentro da sala de aula, entre quatro paredes? O ensino-aprendizagem quebra essas barreiras e clama por atividades extra-classe. E foi pensando nisso que a direção, juntamente com professores e pais, promoveram a Semana Cultural do Colégio João Paulo II. Os alunos também acataram o evento, no qual realizaram inúmeras atividades encantaram a disputa com muitos gritos, palmas e torcida.

Vem aí a 1ª Nutrago

Acadêmicos do curso de nutrição organizam festa para arrecadar fundos para a formatura



Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Os acadêmicos da 4ª fase do curso de nutrição, por meio de sua comissão de formatura, estão organizando a 1ª Nutrago. A festa acontecerá no dia 28 de outubro de 2011, na Bold’s Dance, em Realeza – PR, e iniciará às 23 horas. Contará com a presença de dois DJ’s: o Dj Fábio, da cidade de Ampére, e o Dj Chico, de Francisco Beltrão.

Para saber um pouco mais sobre a festa, o Comunica conversou com a acadêmica Jakeline Gabrieli que nos contou que "a finalidade do evento é de arrecadar dinheiro para a formatura e oferecer lazer e diversão aos acadêmicos da UFFS e aos realezenses." Ela salienta que as expectativas para a festa são as melhores possíveis e que, para que seja uma grande festa, todos estão empenhados na organização do evento. Segundo ela, o evento está sendo bastante divulgado, "através de blitz e da distribuição de cartazes e folders em Realeza e nas cidades vizinhas, divulgando nas rádios, bem como com carro de som e também através das redes sociais".

Semana Nacional da Vida 2011

  

 Semana Nacional da Vida 2011 tem como tema a
 “Vida Humana no Planeta"


Por Dionatan Schmatz e Giovane da Rocha (C. E. Doze de Novembro)

A Semana Nacional tem como objetivo principal a defesa da vida. Começou a ser celebrada na década de 80, mas teve sua oficialização pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) somente em 2005. Este ano foi celebrada entre os dias 1 e 7 de outubro, e o Dia do Nascituro no dia 8. O tema da Semana da Vida 2011 será "Vida Humana no Planeta”.

O principal objetivo dessa Semana é que ela seja um espaço privilegiado para anunciar, debater e esclarecer as pessoas sobre a grandeza e o valor da vida, contribuindo para que a família seja reconhecida e vivida como lugar de realização humana, a mais intensa possível, na experiência de paternidade, maternidade e de filiação.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia do Professor

Artigo de opinião

De uma simples comunicante para todos os atuais e futuros professores



Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Muitos podem ser contrários ao que vou descrever, no entanto, não quero perder a esperança de que a situação mudará. Poderia utilizar-me destas linhas para destacar ainda mais o lado negativo da educação e, consequentemente, o trabalho do professor. Mas, me recuso a salientar ainda mais o que tantas pessoas e a mídia, no geral, retratam todos os dias. A educação é focada somente quando alguma tragédia envolve o círculo escolar, e claro que isso dura apenas alguns dias, visto que o fluxo de notícia é constante e o que aconteceu não é mais importante.

Comunica Indica:

Indicado por Willian Moura (Ciências/Realeza)

Uma Música: Gita – Raul Seixas

Ligue o som e relaxe, feche os olhos e preste muita atenção na letra dessa música. Reflita. Gita é uma música indicada aos apaixonados (sejam eles casais ou não) e também àqueles que estão desiludidos amorosamente. Uma música para se pensar na vida. Gita, Gita, Gita. Com sabedoria, Raul Seixas me inspira, e essa música inspiradora é uma obra-prima. Para quem gosta de ouvir um “Toca Raul” durante shows, essa é a canção perfeita, para o momento perfeito. Ouça-a.

Faixa Azul

                                                                                                           Dionatan Schmatz/Comunica
 Faixa Azul na Avenida Bruno Zuttion

Por Bruna Rel, Bruna Madey e Dionatan Schmatz (Col. Est. Doze de Novembro) 

Os moradores da cidade de Realeza estavam sofrendo com a falta de lugar para estacionarem seus veículos na Avenida Bruno Zuttion. Idealizado pelo Conselho Municipal de Trânsito, presidido por Carlos Alberto Zucchi, secretário de obras e viação, surgiu a “faixa azul” na cidade de Realeza no dia 01 de abril de 2011.

A Prefeitura de Realeza é responsável pelo pagamento dos funcionários que monitoram os horários, pelos blocos que eles usam e pelos cartões usados pelos motoristas.

Acadêmicos da UFFS recebem carteirinha estudantil da UNE

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)
                                          
                                                                                                                                    Reprodução
A carteira estudantil da UNE é aceita em todo o território nacional.

                                                                  
Os acadêmicos da UFFS tiveram a oportunidade de confeccionar suas carteirinhas estudantis fornecidas pela UNE (União Nacional dos Estudantes). Ela garante ao aluno descontos de meia entrada em estabelecimentos que proporcionam lazer, entretenimento e cultura, como espetáculos teatrais, musicais, esportivas, cinematográficos e outros, sendo este um direito garantido pela Medida Provisória (MP) 2.208/01 e pela Lei Estadual 11.182/1995.

UFFS/ Realeza recebe a visita da PROEC

Dirigentes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura estiveram no campus para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento de atividades de extensão e cultura

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) estiveram na UFFS campus de Realeza no último dia 28 de setembro, para discutir a minuta de extensão. Deste encontro participaram professores, técnicos administrativos e acadêmicos da UFFS.

O diretor do campus, João Alfredo Braida, iniciou a reunião agradecendo a todos pela participação no encontro. Logo em seguida, passou a fala ao professor Geraldo Ceni Coelho, Pró-reitor de Extensão e Cultura, que apresentou sua equipe e falou um pouco sobre os assuntos que seriam discutidos durante a tarde.

Harry Potter chegou ao fim, e agora?

“Aquilo que amamos sempre será parte de nós” - Alvo Dumbledore



O que acontecerá agora que Harry Potter acabou?
 O Pottermore parece ser a única alternativa para os fãs
do bruxinho mais famoso do mundo.

Por Giovane da Rocha (Col. Est. Doze de Novembro)

Ainda me lembro de quando comecei a ler a saga Harry Potter. Os seus livros me despertaram para o prazer da leitura, me despertou para o que a vida tem de melhor: a imaginação. Mas tudo acabou quando a série terminou. Os fãs do bruxinho se sentiram deprimidos, solitários. Sentiam-se órfãos como o próprio Harry.

Desde 1997, os livros “Harry Potter” têm divertido pessoas de todas as idades. Com a publicação do ultimo livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, em 2007, os fãs da saga se sentiram deprimidos com o término da história. O que os animava era que ainda restavam três filmes pela frente. O problema foi quando o último longa da série também teve a sua estreia, em julho deste ano.

EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS: DIVERTIDA E NECESSÁRIA!

Por Felipe Trevisan (Col. Est. Doze de Novembro)

Aconteceu no dia 5 de outubro de 2011, no Colégio Doze De Novembro, pela manhã, uma exposição de ciências coordenada pela professora de física Ivete Matiulevisk. Além de extremamente divertida e diversificada, a exposição tinha cunho didático. Em colaboração com os alunos do terceiro ano B, foram apresentadas as mais diversas atividades, que iam desde salgadinho no nitrogênio a experiências com inércia e termeletricidade. Alguns alunos estavam caracterizados como grandes cientistas e personalidades do mundo físico, como Albert Einstein (representado por José Demarchi), Arquimedes (representado por Daiagne Kessler), Galileu Galilei (representado por Cibele Rech), entre outros. A representação destes alunos oportunizou aos espectadores a interação entre a história da física e seu contexto atual.

Aos indignados, minhas considerações, e aos oprimidos, a morte

                                                                           Fonte: http://definitivosimples.blogspot.com/

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Antes do conteúdo, as preliminares. O filme “O menino do pijama listrado”(The boy in the striped Pyjamas) é uma adaptação, do cineasta Mark Herman, do livro de mesmo nome, escrito por John Boyne. Claro que o livro se atentava mais aos detalhes, mas por meio do filme podemos compreender globalmente a obra. No entanto, é recomendável a leitura do livro também, e adiante explicarei o porquê de tal sugestão.

Justiça, um direito de todos, menos aos judeus, de acordo com a concepção nazista. Ao assistir o filme “O menino do pijama listrado” compreendemos tal colocação. O longa apresenta, como pano de fundo, a segunda guerra mundial e lança mão da inocência e amizade entre Bruno (Asa Butterfield) e Shmuel (Jack Scanlon) para demostrar o quanto o holocausto se colocava de forma tortuosa entre as diferentes faixas etárias.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O lado “B” do Comunica

Conhecendo os integrantes do jornal UFFSense



Por Willian Moura (Ciências/UFFS) 
 
Vanessa Pagno

É uma vegetariana convicta desde os 14 anos de idade. Capricorniana, apesar de ter uma irmã gêmea, que é gêmea até no vegetarianismo. Acha um absurdo quando sai para comer e pede se tem algo sem carne. A resposta é sempre a mesma: “esse aqui é de frango.” Não come a comida preparada pela mãe há 5 anos, pois a mãe insiste em colocar carne, escondido! Uma mania estranha: ler o rótulo de tudo o que come procurando por algum vestígio de que há carne ali. Afirma que come chocolate escondida da irmã mais velha (que não é vegetariana) e procura variar seu cardápio, pois enjoa facilmente. É uma lutadora pelos direitos dos animais. Chora ao ver algum animal sendo maltratado. Vanessa é uma pessoa saudável e gasta muito menos com alimentação!

DE CARA NA UFFS


Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Nome: Aline Bonfanti

Idade: 18 anos

Acadêmica da 4 Fase do Curso de Licenciatura em Ciências.

Relacionamento: Solteira

Uma frase: Se Deus te deu sonhos, é porque você é forte o suficiente para realizá-los.

Uma música: Wish You Were Here - Avril Lavigne

Um livro: Eternidade Mortal - Nora Roberts

Um filme: Os Homens que Não Amavam as Mulheres

Um ídolo: Deus.

Um hobby: Sair com os amigos, Festas.

Mora em: Realeza

Do que sente mais falta: De pessoas que já partiram, e sinto mais falta de pessoas que ainda estão aqui mas que, por algum motivo, não conversamos mais.

Uma palavra: Amor.

O melhor da UFFS é: OS ACADÊMICOS

Por que a UFFS? Porque possui o curso que quero, e por estar na minha cidade.

O que está achando da UFFS?

Muito boa, mas ainda pode melhorar muito. Não vejo a hora de estar no campus novo, de ver a UFFS cheia de pessoas novas, vê-la como uma verdadeira UNIVERSIDADE.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Recital beneficente


Por Bruna Rel e Felipe Weisheimer

Aconteceu no dia 16 de Setembro de 2011 o Terceiro Recital Beneficente, organizado pela professora Geni Izabel Menegazzi. O Recital, que ocorreu na Casa Da Cultura Antonio Baccin, contou com a participação dos alunos de Geni, o Coral do Colégio Dom Carlos Eduardo, e convidados especiais que abrilhantaram ainda mais a noite. Dentre estes convidados, estavam Jean Girelli, Ana Paula Gizzo Alves, Camilo De Toni, e seu filho César De Toni.
 

O Cheiro nada esquece

Uma crônica com perfume sentimental

Por Willian Moura (Ciências/Realeza)

Quem nunca se deparou, ao chegar em algum lugar, com um cheiro que, repentinamente, remeteu a certas memórias, fazendo com que vasculhasse sua cabeça? Daí vem aquela sensação de déjà vu, sua mente gira por lembranças mórbidas, esquecidas com o tempo. Lembranças estas que fazem parte de um passado sombrio, obscuro, no estilo “eu sei o que você fez no verão passado”, ou, por vezes, feliz.

Comunidade acadêmica aprova minuta do regimento do Conselho de Campus

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

No último dia 28 de setembro, foi realizada no auditório do Campus Realeza uma assembleia para aprovação da minuta do Regimento Interno do Conselho de Campus, o qual é responsável por deliberar os rumos e gestão do campus. Esta assembleia contou com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Para que este momento fosse possível, foi necessário muito trabalho por parte da Comissão Provisória responsável pela minuta do regimento do Conselho de Campus, pois o Campus Realeza optou por primeiramente organizar e discutir a minuta para depois realizar a seleção da comissão eleitoral.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Abordando Metodologias de ensino

Projeto "Ampliando conhecimentos em linguística e literatura" realiza a quinta oficina do ano

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

O projeto de extensão "Ampliando conhecimentos em linguística e literatura", coordenado pela professora Dra. Sabrina Casagrande, realizou, no último dia 24 de setembro, na UFFS campus de Realeza, mais uma oficina. Esta foi ministrada pelos professores da área de Letras, Ana Carolina T. Pinto e Marcos Silva.

Atividades direcionadas ao espanhol são um sucesso no II SIMUFFS

Por Daiani Grohe e Lucieli Dall Canalle (Letras/UFFS)

Durante a realização do II Simpósio Multidisciplinar da UFFS (Simuffs), os acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza, tiveram o prazer de receber vários palestrantes, entre eles a professora de literatura hispânica Janete Jorge e o professor de espanhol da rede pública e particular de Florianópolis – SC, Sérgio Roberto Gomes González. Na terça-feira dia 13, a professora Janete proferiu a palestra “Literatura Hispanoamericana: Roberto Arlt em foco”. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o autor argentino contemporâneo de Jorge Luis Borges que levou a linguagem das ruas para a literatura. No dia 14 o professor Sérgio ministrou a oficina: “Música em língua estrangeira: diversão ou aprendizagem?”. Com visual de roqueiro dos anos 90, espanhol de sotaque cubano, um banquinho e um violão, González conquistou todos os 35 participantes da oficina.


PIBID - Aluno / Professor

PIBID de Letras, realizado no Colégio Doze de Novembro


Por Bruna Madey, Dionatan Schmatz e Giovani da Rocha

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – PIBID é um projeto que terá duração de dois anos e serve como reforço de português, física, biologia e química, para os alunos do Colégio Estadual Doze de Novembro e preparação para os docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

A intenção do projeto PIBID de Letras é trabalhar a leitura de textos que contêm possíveis temas do
 ENEM e desenvolver o senso crítico do aluno. Esse projeto é desenvolvido pelos acadêmicos da UFFS: Alceni, Débora, Lucas, Lucieli, Josiane e Patrícia.