quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“La Broma la había inventado Blanes [...]”

Grupo de teatro da UFFS/Realeza já participou de diversos eventos

                                                                                                            Vanessa Pagno/ Comunica
Grupo de teatro da UFFS/Realeza
durante ensaio da peça Marcello, membrillo, martillo.

Por Vanessa Pagno (Ciências naturais/UFFS)

O grupo de teatro "La Broma" da UFFS campus Realeza vem se destacando em suas diversas apresentações com a performance "Entre tu verdad más honda y yo: I’m walking clichê".

Parceiros de construção

Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

O campo das energias renováveis tem sido alvo de vários estudos na atualidade. Partindo disso, na UFFS/Realeza está se formando um grupo de estudos com a participação de técnicos de laboratório, docentes e estudantes. Esse grupo pretende compreender as formas de energias renováveis que estão ganhando espaço no contexto da sustentabilidade, por exemplo, a energia eólica, da biomassa e solar e, futuramente, desenvolver projetos voltados para essa área aqui no Campus. Na edição passada do Comunica, esse grupo foi apresentado de forma mais detalhada e houve a afirmação de que ocorreria uma viagem no dia 01 de dezembro para Cascavel.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EDIÇÃO ESPECIAL COMUNICA

Artigo de Opinião

O argumento em ação

 Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/UFFS Realeza)

O artigo de opinião “De uma simples comunicante para os atuais e futuros professores” procurou expor os anseios de uma estudante de licenciatura que acredita na educação e sabe que, mesmo de forma lenta, o ensino vai ser valorizado, bem como os docentes.

Abordei esse tema, pois escrevi tal texto na semana do dia dos professores, 15 de outubro, e queria, além de fazer uma reflexão com meus caros leitores sobre a profissão de professor, também homenagear os professores que fizeram ou fazem parte da minha vida. Optei pelo gênero "artigo de opinião" por esse permitir uma maior flexibilidade de escrita, tanto em termos de gramática, quanto da negação da imparcialidade do escritor.

Entrevista

Escrevendo uma entrevista pingue-pongue

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS Realeza)

Esta entrevista, em estilo pingue-pongue, fala do projeto de extensão desenvolvido pela professora Dra. Neide Cardoso de Moura, na UFFS campus Realeza, no qual ela trabalha com livros didáticos buscando analisá-los na perspectiva de gêneros.

A opção por este tema deu-se pelo fato de estarmos estudando, na disciplina de Educação e Diversidade, do curso de Licenciatura em Ciências, os preconceitos de gênero. Enquanto lecionava uma dessas aulas, a professora Neide comentou que estava desenvolvendo, na universidade, um projeto de extensão, no qual ela buscava analisar os preconceitos de gênero existentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Acreditei ser interessante escrever sobre esse tema, já que se tratava de um projeto de extensão que envolve não só acadêmicos da UFFS, mas também alunos de escolas de Realeza, e também por abordar um tema, o preconceito, que é uma realidade no Brasil.

Reportagem com entrevistas

A construção de um texto com entrevistas

Por Juciane Fornal (Ciências Naturais/UFFS Realeza)

O texto “Conselhos existentes na UFFS Campus de Realeza” é do gênero reportagem, o qual faz uso de entrevistas e tem como objetivo informar aos leitores do Projeto Comunica quais são os Conselhos que existem na UFFS Campus de Realeza.

O processo para a seleção do tema do texto ocorreu em uma das reuniões de pauta, em que se achava importante divulgar e informar aos leitores do Jornal do Projeto Comunica quais eram os conselhos que já existiam na UFFS e, principalmente, quais seriam os novos conselhos, pois como a UFFS é “jovem”, os conselhos ainda estão em processo de formação.

Reportagem testemunhal

 Vivendo a notícia

Por Marina Maria Conchy Rodrigues (Letras Português e Espanhol/UFFS Realeza)

Muitas vezes, temos a sensação de que devemos registar com palavras algo, pode ser até mesmo um evento, uma aula, uma festa ou coisa do gênero. Podemos fazer com que tudo vire notícia, ou então reportagem, foi o que fiz com a minha participação do I Seminário Nacional sobre Universidade Popular – SENUP.

É muito fácil, só exige uma "receita" de reportagem e a vontade de escrever. Com o tempo, a cada texto produzido, você perceberá que a prática da produção de texto se aperfeiçoa a cada dia.

Colunas

A criação de colunas no projeto Comunica

Por Willian Moura (Ciências Naturais/UFFS Realeza)

Todo jornal necessita de colunas. Com o Comunica, não deveria ser diferente. Escrever as coisas que o “povo gosta de ler”, fugindo um pouco da monotonia das notícias, de uma maneira simples e divertida, te fazendo rir durante a leitura. Era isso o que faltava no Comunica. Dessa forma, assumi essa posição de criar colunas, muitas vezes sociais.

Resenha

O Conto dos Três Irmãos

                                                                                                                   Divulgação

 Por Geovane da Rocha (Colégio Doze de Novembro/Realeza)

Era uma vez três irmãos que estavam viajando por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer. Depois de algum tempo, os irmãos chegaram a um rio fundo demais pra vadear e perigoso demais para atravessar a nado. Os irmãos, porém, eram versados em magia, então simplesmente agitaram suas varinhas e fizeram aparecer uma ponte sobre as águas traiçoeiras. Já estavam na metade da travessia quando viram o caminho bloqueado por um vulto encapuzado.

Reportagem

A Origem...

Por Bruna Madey e Bruna Rel (Colégio Doze de Novembro/Realeza)

O tema, ou seja, as Azaléias (ver Realeza, que beleza!, p. 15), foram uma das sugestões que surgiram durante uma das pautas, nós achamos interessante e decidimos escrever sobre elas. Então começamos. Fomos em busca de informações como: desde quando, idealizador, prefeito da época, entre outros.

Pensamos que conseguiríamos as respostas na Prefeitura Municipal, mas não foi bem assim. Ninguém soube nos informar, pois afirmavam ser algo muito antigo. Sem o que escrever, tínhamos cogitado a ideia de optar por outro assunto, mas eis que surge uma luz no fim do túnel: João De Carli, um morador de Realeza que acompanhou a cidade em seu desenvolvimento.

Conto

Através do espelho

Por Felipe Weisheimer (Colégio Doze de Novembro/Realeza)

Definitivamente não é fácil construir uma história (ver p. 16 "Confissões Entrelinhas"). Estava curtindo o marasmo de um domingo sem amigos, quando me veio à cabeça que precisava fazer um texto para o Projeto Comunica. Logo pensei, preciso de um ambiente em que me encaixe bem. Afinal, a proposta discutida na pauta para o meu texto era simplesmente uma crônica psicodélica. Mas não tinha nada de simples nisso. Depois de me locomover até o quarto, resolvi escutar um pouco de música. Apesar de ser domingo, estava em uma “vibe” melancólica. Coloquei a primeira música que encontrei, era Amores Imperfeitos do Skank, foi então que por alguns momentos me senti em um mundo paralelo. E foi deste mundo que tirei minha história, um mundo que se completava com a música.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

UFFS realiza o I JUFFS

Todos os campi da UFFS participaram dos Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul

                                 Professor Maurício Bozatski     
 Troféus e medalhas do I JUFFS.

Por Juciane Fornal (Ciências Naturais/UFFS)

A Universidade Federal da Fronteira Sul realizou nos dias 23, 24 e 25 de novembro o I JUFFS (Jogos universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul) que contou com a participação de acadêmicos de todos os campi da UFFS, tendo como sede dos jogos a cidade de Chapecó. As modalidades disputadas foram voleibol, basquete, handebol, futsal, futebol, corrida rústica, atletismo e xadrez.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Papai Noel que me aguarde!



Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

Aos queridos colegas, professores e técnicos que se identificam com essa passagem...

Final do ano chegando...contagem regressiva para as férias, festas, casa da avó e família. Ótimo pensar assim! Mas antes de chegar tudo isso, tem o fim de semestre na universidade. Medo!! Parece que é um combinado das disciplinas, elas pensam assim “vamos sugar todas as energias desse povo”. E como sugam. Para completar, estamos em pleno verão, apesar de ser primavera, e esse sol caprichosamente aparece com força às seis horas da manhã e só me dá um tchauzinho às oito da noite. Portanto, passo a maior parte do tempo em sua companhia, assim, nas idas e vindas da universidade para casa, o sol faz questão de iluminar nossas cabeças.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"Energias renováveis" é tema de discussão na UFFS/Realeza

Professores e técnicos da UFFS se reúnem semanalmente para discutir questões referentes às energias renováveis

                                                                                  Vanessa Pagno/Comunica
Professores, técnicos e acadêmicos, em reunião para discutir
questões sobre energias renováveis.

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

O desenvolvimento sustentável é algo de que se fala muito na contemporaneidade. Discutem-se medidas que diminuam os impactos ambientais, provocados, especialmente, por fontes não renováveis de energia. Uma saída para a diminuição da degradação do meio ambiente é o uso de energias renováveis, que são, em pequena escala, não poluentes.