quarta-feira, 21 de março de 2012

terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Comunica retorna às atividades


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/UFFS Realeza) 
e Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS Realeza) 

O projeto Comunica Realeza: Laboratório de Produção Textual é realizado desde agosto de 2010 e a cada início de semestre letivo são acrescentadas algumas novidades ao mesmo. No ano de 2011, o projeto abriu suas portas para membros da comunidade externa da universidade, com isso alunos de colégios de Realeza puderam aprimorar sua escrita e também proporcionar uma maior interação entre universidade e comunidade externa. 

Neste ano de 2012, o projeto está retomando suas atividades com algumas novidades significantes, dentre elas se destacam as oficinas de produção textual, que serão oferecidas em algumas escolas do município de Realeza. Professores e acadêmicos integrantes do Comunica desenvolverão atividades de leitura e produção de textos que circulam na esfera jornalística com alunos de escolas estaduais. Com isso, espera-se aproximar o Comunica ainda mais de alunos do Ensino Básico. 

Além das oficinas, haverá atividades na UFSS. Neste semestre, estão sendo ofertadas 18 vagas aos interessados em participar do projeto, dentre estas, 4 vagas são para acadêmicos e 6 para alunos do Ensino Médio que estejam interessados em participar das reuniões de estudo e produzir textos que serão publicados nos blogs do Comunica e nos murais localizados na UFFS e nas escolas do Ensino Médio. O restante das vagas estão disponíveis aos alunos graduandos e do Ensino Médio que estejam interessados em participar apenas das reuniões de estudo. Todos os participantes do projeto terão direito à certificados com a carga horária cursada. 

As atividades do Comunica consistem em: reuniões de pauta, as quais são realizadas semanalmente, nas quais são decididos os assuntos e gêneros textuais a serem abordados na produção textual; reuniões de estudo, em que professores da área de Letras ministram aulas referentes ao gênero jornalístico; orientações, que são efetuadas por professores da área de Letras a todos os alunos produtores de textos. 

O primeiro encontro está agendado para o dia 29 de março às 14h00. Os interessados em ingressar no projeto poderão tirar suas dúvidas através do e-mail projetocomunicarlz@gmail.com ou acessando o blog projetocomunica.blogspot.com onde estarão disponíveis as informações necessárias para a inscrição.