terça-feira, 24 de abril de 2012

Sem fronteiras para a interação

I Intersul acontece no campus Laranjeiras do Sul 

Por Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/UFFS) 

Segundo o dicionário inFormal, a palavra Interação possui a seguinte definição: “o termo designa a ação conjunta humano-humano. Em termos simples, ocorre interação quando a ação de uma pessoa desencadeia uma reação”. Entre os acadêmicos da UFFS dos cinco campi, compreendidos por Chapecó, Realeza, Laranjeiras do Sul, Cerro Largo e Erechim, o significado foi seguido a risca: o pessoal esperava ansioso para fazer novas amizades; afinal, esta era a oportunidade que todos tinham de estar interagindo. 

A cidade de Laranjeiras do Sul, localizada no centro-sul paranaense, foi a escolhida para sediar o I Intersul (Evento de Interação Sul). Idealizado pelo conjunto de diretórios acadêmicos dos campi da UFFS, a proposta começou a ser desenhada desde meados de 2011. Após ser analisado o contexto regional no qual a universidade está inserida, sentiu-se a necessidade de uma maior interação e integração entre os acadêmicos. 

Comunica Recebe: Marilene Aparecida Lemos


UFFS Realeza dá as boas vindas à nova professora de língua espanhola 

 Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS) 

Esta semana, o Comunica Realeza recebe a nova professora de língua espanhola, Ms. Marilene Aparecida Lemos. A professora Marilene realizou concurso público para a UFFS – Campus Chapecó, em 2009, mas aceitou ao convite do colegiado do Curso de Letras do Campus Realeza, sendo remanejada para este. Isso ocorreu devido ao fato de que não houve aprovados no concurso aberto em 2012 para contratação de docentes do Campus Realeza. Marilene veio sanar a falta de professores da área de Língua Espanhola no campus, sendo que até o momento apenas o professor Ms. Marcos Roberto da Silva lecionava esta disciplina. Em sua semana de chegada à Realeza, a professora Marilene conversou com o Comunica, momento em que falou um pouco sobre si.

                                                                                                                                 Arquivo Pessoal

Marilene Aparecida Lemos

Comunica Recebe: Professor Ms. Carlos Roberto França


UFFS/Realeza recebe novo professor do Curso de Ciências, para trabalhar com a disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências 

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS) 

O professor Ms. Carlos Roberto França é o mais novo integrante do grupo de professores do Curso de Ciências da UFFS/Realeza. Ele veio para a UFFS neste mês de abril e trabalhará com a disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências - TICs. 

Carlos é natural de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e diz brincando “Sou Petropolitano, graças à Deus!”. Ele é graduado em Ciências com habilitação em Matemática, pela Universidade Celso Lisboa – RJ, e é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. 

Carlos França contou, em entrevista ao Comunica, que iniciou seu Doutorado em Inteligência Artificial na COPPE/UFRJ, em 2008, mas que, após concluir todos os seus créditos, teve que interrompê-lo, em 2011, devido aos seus compromissos docentes em sua antiga instituição, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, Campus Santarém – PA, e pela perda do prazo de qualificação que se exige antes da defesa da tese. 

DE CARA NA UFFS


Por: Willian Moura (Ciências Naturais/UFFS)

Nome: Tatiana Fátima Palinski

Idade: 19 anos

Acadêmica da 5ª Fase do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais 

Bolsista do projeto: PIBID, coordenado pelo Professor: Marcos Leandro Ohse 

Relacionamento: Solteira

Uma frase: “Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim”. (Jean-Paul Sartre) 

Uma música: Pra ser sincero – Engenheiros do Hawaii

Um livro: Segredos – Nora Roberts 

Um filme: Coletânea Harry Potter

Um ídolo: Minha mãe 

Uma cor: Vermelho

Um hobby: Aventuras com os amigos

Veio de: Realeza 

Do que sente mais falta: Sem dúvida de meus pais e de minha irmã. Apesar de ser perto, acabo não conseguindo vê-los sempre. 

Uma palavra: Lealdade

O melhor da UFFS é... nem precisa pensar duas vezes pra responder. É claro que são as pessoas que habitam esse espaço todos os dias, atrás de conhecimento, mas acima de tudo amizade, companheirismo, dividir bons momentos com pessoas que serão eternas, e que vão continuar comigo para sempre. 

Por que a UFFS? Por um motivo: é que estou na minha cidade, perto da família. Outro que gosto da área que meu curso abrange, as Ciências Naturais. Amo muito a Biologia, e tenho um romance secreto com a Química, apesar de admirar e observar a beleza da Física também. 

O que está achando da UFFS? Estou amando, e hoje posso dizer que não me vejo mais fora dela. É como se fosse uma parte de mim. Prefiro nem pensar em quando sair... deixo o tempo passar e as coisas acontecerem. A UFFS me trouxe muitas coisas boas. Tive um grande crescimento pessoal, tornei-me mais crítica, aprendo a impor meus pensamentos. Também tem os amigos: esses são a melhor parte. Aqui fiz amigos que não podem ser vistos apenas como tais, pois são irmãos de verdade, parte da família, e vão sempre estar comigo por onde for. Tem também o fato de a universidade ser multi campi. Tive oportunidade de conhecer muitas pessoas que jamais conheceria se não fosse através da UFFS.

Curso de Nutrição da UFFS/Realeza inicia dois novos projetos de pesquisa

As professoras Camila Elizandra Rossi e Rosane Tozzo Bleil são as coordenadoras dos projetos que terão início neste mês de abril.

Por Bruna Franco dos Santos e Angelica Werkhausen (Nutrição/UFFS)

Os projetos voltados à área científica têm como foco principal a pesquisa, a qual busca a construção do conhecimento e a aprendizagem tanto para o ‘pesquisador’, como também para o participante da pesquisa.

 O curso de Nutrição foi contemplado com dois projetos de iniciação científica, os quais proporcionarão mais prática à pesquisa, favorecendo os municípios da microrregião de Capanema (Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola d’Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste).

A explorarão da cultura alimentar regional, como também os perfis antropométricos e socioeconômicos de escolares, são os enfoques principais a serem abordado nos projetos. Desse modo, o desenvolvimento dos mesmos favorecerão a universidade, acadêmicos e também a comunidade participante.

Projeto de Pesquisa vai estudar Radiação Solar na Região de Realeza/PR

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS) 

Neste ano de 2012, a publicação do Edital nº 115/UFFS/2012 divulgou a aprovação de projetos de pesquisa de todos os campi da UFFS. Na UFFS/Realeza foram aprovados projetos de pesquisa de professores vinculados aos cursos de Letras, Ciências, Nutrição e Medicina Veterinária. 

Nesta edição, o Comunica dará destaque ao projeto de pesquisa da área de Ciências, aprovado no referido edital, intitulado “Estudos da Radiação Solar na Região de Realeza/PR”, este que é coordenado pelo professor Dr. Clóvis Caetano e conta com a colaboração do professor Dr. Eduardo Almeida e do técnico em Física Ms. Orlando De Toni Júnior. 

Este projeto de pesquisa surgiu a partir das discussões de um grupo de professores e técnicos que se reuniram, no final de 2011, para discutir questões referentes às energias renováveis e sustentabilidade. O grupo é liderado pelo professor Dr. Eduardo de Almeida e conta atualmente com a colaboração de 4 professores e de 6 técnicos, além de discentes. 

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunica Recebe: Novos professores da área de Ciências na UFFS/Realeza

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

Neste ano de 2012, estão chegando na UFFS/Realeza novos professores da área de Ciências, os quais vão atuar no ensino das áreas específicas de Física, Biologia e Química, e de aplicação da Informática à Educação, Política Educacional e Geociências.

O coordenador do curso de Ciências, professor Dr. José Oto Konzen, disse, em conversa com o Comunica, que a chegada de novos professores na UFFS/Realeza irá potencializar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, estas que são importantes para a construção do curso, pois “cada professor, com a sua especificidade de formação, contribui para o desenvolvimento da proposta do curso e ajuda a redimensioná-la e a enriquecê-la”, destacou ele.

Nesta edição, o Comunica recebeu alguns dos professores que já estão no campus, que falaram como está sendo trabalhar na UFFS, são eles: professora Ms. Danielle Nicolodelli Tenfen, de Ensino de Física; professora Ms. Cherlei Maria Coan, de Ensino de Biologia; professor Ms. Bruno Patoriza, de Ensino de Química; e professor Ms. Derlan Trombetta, que vai trabalhar com Política Educacional. 

Comunica Recebe: Nívea Rohling da Silva

Professora da área de Linguística Aplicada chega à UFFS - Realeza


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS)


Nesta edição, o Comunica Realeza dá as boas vindas à professora doutoranda Nívea Rohling da Silva, a qual foi aprovada no último concurso realizado pela UFFS, no início de 2012. A professora Nivea vem juntar-se ao quadro de professores do Curso de Letras, sendo que a mesma atua na área de Linguística Aplicada. Em conversa informal, a professora passou ao Comunica algumas informações referentes à sua trajetória, principalmente acadêmica.

Primeiramente, descobrimos que a professora é natural da quarta maior cidade da região sul do país, Joinville - Santa Catarina. Entretanto, a professora passou boa parte de sua vida na cidade de Florianópolis, capital catarinense. Isso acontece porque a professora construiu sua formação acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi na UFSC que se formou inicialmente no curso Letras Língua Portuguesa e suas Literaturas – Licenciatura, também onde mais tarde defendeu sua dissertação de mestrado na área de Linguística e atualmente está desenvolvendo sua tese de doutorado, a qual, segundo Nívea, será defendida ainda este ano.

O dia em que o rugido não foi mais ouvido

Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

Há momentos em que não sabemos o que fazer, sentimo-nos como um leão que passou alguns anos preso em jaula e agora pode sair, ficar livre, correr entre as árvores, caçar, mas, como se sofresse de uma hipnose ou algo do gênero, ele não sabe para onde ir ou como proceder. O que o leão somente gostaria de fazer era cavar um buraco bem grande com toda a força do mundo como se aquilo fosse o objetivo mais forte e interessante da sua vida. Depois disso, ele se jogaria dentro desse buraco e esqueceria de tudo e todos. Não que fosse morrer, ele apenas queria um momento só dele.

Alguém pode perguntar como um animal que se diz tão forte, exigente, organizado e outras coisas a mais, pode querer cavar sua própria “cova” temporária como uma espécie de refúgio. Dúvidas e incertezas rondam a cabeça do leão como se fossem anjinhos e diabinhos, cada um dizendo o que deve ser feito, escolhas...

terça-feira, 10 de abril de 2012

Projetos de extensão de Medicina Veterinária começam as atividades

Curso de Medicina Veterinária começa ano de 2012 com programa que visa saúde pública e bem-estar animal no Município de Realeza – PR

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol / UFFS Realeza)

Neste início de atividades, o Comunica Realeza vem apresentando os projetos de extensão ligados aos cursos da UFFS – Realeza. Nos primeiros textos, fez-se uma exposição dos projetos em atividade nos cursos de Letras Português e Espanhol e Ciências Naturais. Agora, o enfoque passa para os projetos desenvolvidos em Medina Veterinária, os quais são abordados nesta matéria, e em Nutrição.

Em Medicina Veterinária, criou-se o Programa em Saúde Pública e Bem Estar Animal no Município de Realeza – PR, coordenado pelo professor Dr. Gentil Ferreira Gonçalves. O professor Gentil passou ao Comunica algumas informações de suma importância sobre o seu projeto e sobre alguns outros projetos que estão inseridos neste programa. 


Qual é o foco?

I Seminário do PIBID/Realeza destacou a importância das licenciaturas

Maiara Vissoto/ Acadêmica UFFS                                
                               Apresentação da turma de formação docente do Colégio Estadual Doze de
                                     Novembro para início da segunda noite de atividades 

Por Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências Naturais/UFFS)


Criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) tem como um dos seus grandes objetivos o incentivo às licenciaturas. Podem participar do programa instituições de educação superior públicas, filantrópicas, confessionais ou comunitárias. O programa possui inúmeros objetivos dentre os quais destacamos: valorização da formação docente; inserção dos acadêmicos ainda não formados no contexto escolar; melhoraria na formação do licenciando; aproximação da instituição superior com a escola em nível fundamental e médio. 


1º Sabado Cultural

União entre Cinedebate e Diretório Acadêmico


Por Bruna Franco (Nutrição/UFFS Realeza)

No último dia 31, aconteceu o 1° Sábado Cultural,na Universidade Federal da Fronteira Sul. Nesta edição do evento houve a exibição do filme Across the Universe, seguido por um interessante debate entre docentes e acadêmicos acerca dos assuntos abordados no filme musical, que traz The Beatles como trilha sonora. O Sarau iniciou-se com apresentações de discentes cantando diversos nomes consolidados como Legião Urbana e Zé Ramalho , tendo na sequência a apresentação da banda “6mg”, composta por universitários da UFFS.
 Bruna Franco/ Comunica                                      
                                      Cinedebate, sala de exibição do filme.

A fênix do mundo

Por Bruna Louise Cazali Zuttion/ C. E. Doze de Novembro

Ao decorrer dos anos, vemos países passando por várias situações desastrosas, que causam muitas mortes e prejuízos. Porém, ao tentarem se reerguer, apresentam sua verdadeira capacidade e discernimento.

Em março de 2011, presenciamos um grande desastre natural em uma das maiores potências mundiais, o Japão. O terremoto de magnitude 8,9 graus na escala Richter que atingiu o país, apenas na cidade de Minasoma, no distrito de Fukushima, deixou 1,8 mil casas destruídas. Em todo o Japão, foram constatados cerca de um milhão de desabrigados. Durante um ano, presenciamos o ressurgimento do Japão. O país se reconstruiu de forma tão rápida que surpreendeu a todo o planeta. Renasceu das cinzas, como uma fênix.

NUTRISAN

Projetos de extensão da área de Nutrição, vinculados ao programa NUTRISAN, retomam suas atividades


Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

Os projetos de extensão do curso de Nutrição que estão sendo desenvolvidos, neste ano de 2012, na UFFS/Realeza, estão vinculados ao Programa de Extensão em Segurança Alimentar e Nutricional, intitulado “NUTRISAN”. Este programa é coordenado pelas professoras Ms. Amélia Dreyer Machado e Dra. Rozane Toso Bleil.

O NUTRISAN integra quatro projetos da UFFS, estes que são ações de extensão que buscam beneficiar a população da microrregião de Capanema, que inclui Ampére, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola do Oeste, Planalto, Pranchita, Realeza e Santa Izabel do Oeste. Este programa disponibiliza à população quatro cursos, nos quais serão desenvolvidas várias atividades como: visitas a postos de saúde, orientação de professores em relação à saúde, ensino de boas práticas de manipulação de alimentos, ações educativas para grupos de pessoas, como idosos, adolescentes, entre outros.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Projetos de extensão em Letras iniciam as atividades

Projetos integrantes do programa de extensão Linguagens e Ensino ofertam vagas para integrantes da comunidade acadêmica e da comunidade externa

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol / UFFS Realeza)
Durante o ano de 2012, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza contará com quatro projetos da área de Letras, além do projeto Comunica Realeza, os quais formam o programa intitulado Linguagens e Ensino. Este programa vem sendo desenvolvido através de uma parceria dos professores do Curso de Letras com o intuito de aproximar os integrantes do próprio campus e também da comunidade externa de temas como análise de textos literários, estudo de letras de músicas, debates sobre filmes e vivenciar experiências referentes à cultura e a língua hispânica.


Projetos de extensão da área de Ciências da UFFS/Realeza iniciam suas atividades

Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS Realeza)
Neste ano de 2012, diversos projetos de extensão da área de Ciências, da Universidade Federal da Fronteira Campus Realeza, iniciam suas atividades no mês de março, as quais se estenderão até o final do ano.

Para nos falar sobre a importância dos projetos de extensão na formação acadêmica dos alunos da UFFS, conversamos com o professor Dr. José Oto Konzen, coordenador do curso de Ciências da UFFS Campus Realeza.