terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lançamento do Livro “A Análise Dialógica dos Gêneros do Discurso e os Estudos de Letramento”


Na noite de terça-feira (23), acontecerá o lançamento do livro “A Análise Dialógica dos Gêneros do Discurso e os Estudos de Letramento” na Semana Acadêmica do curso de Letras Português e Espanhol. A obra foi escrita por Ana Paula Kuczmynda da Silveira, Nívea Rohling da Silva e Rosângela Hammes Rodrigues. Confira o resumo do livro e biografia das autoras:

Resumo do livro: Os estudos dos gêneros do discurso e dos múltiplos letramentos, orientados à luz das pesquisas em Linguística Aplicada, bem como as orientações atuais dos documentos oficiais de ensino, têm trazido novas demandas no campo da elaboração didática do ensino e aprendizagem de línguas. Nesse contexto, ao observar a necessidade de dialogar diretamente com o professor e com o acadêmico de licenciatura em Letras e áreas afins, que está em sua formação inicial, as autoras organizaram este livro introdutório em forma de glossário. O livro-glossário apresenta, de forma simples, conteúdos complexos e vitais ao trabalho operacional-reflexivo com a linguagem. Além da exposição conceitual, o livro traz, no corpo de cada entrada do glossário, exemplos retirados do cotidiano, da literatura ou da mídia impressa, a fim de ilustrar a exposição.


LA BROMA HOMENAGEIA HELENA KOLODY

O Grupo de Teatro La Broma convida para: “Comer poesia e ler arroz com feijão; degustar poesia e sentir arroz com feijão”


Por Andressa Masetto ( Letras Português e Espanhol/ UFFS) 

Para a II Semana de Letras da UFFS-Realeza, o Grupo de Teatro La Broma irá presentear o público com mais uma intervenção poética. Na edição passada, o grupo apresentou a intervenção poética: “Entre tu verdad más hondo y yo: I'm a walking Qiché ” que foi um sucesso. Para esse ano, o grupo homenageará a poetisa paranaense Helena Kolody com a intervenção “Prato do dia: Arroz, Feijão e Poesia”. 

“Prato do dia: Arroz, Feijão e Poesia” foi motivado pelo Projeto Lerelena (http://miragemnocaminho.blogspot.com.br/2012/10/projeto-lerelena-6-poesia-minima.html) que tem como intenção homenagear o centenário de Helena Kolody. O Projeto Lerelena conta com a participação de nove poetisas paranaenses que se propuseram ao desafio de ler relendo (ler Helena) e intervencionar a intervenção dos poemas de Kolody. Já o poema que inspirou o nome da apresentação foi "Prato do dia" de Jo Ana:


Inicia hoje a II Semana Acadêmica do Curso de Letras

Por Tania Santor Letras: Português e Espanhol

O Curso de Letras Português e Espanhol da UFFS Campus Realeza, dá início hoje a sua II Semana Acadêmica, que acontece no auditório e salas de aula do Campus. Neste ano, o evento terá duração de apenas dois dias, por estarem acontecendo outros eventos na área como o Celsul, evento sobre estudos linguísticos que acontece nos dias 24 a 26 de outubro em Cascavel. Outro motivo é a edição dos Juff's que acontece em Cerro Largo e conta com a presença de 600 alunos de todos os campi da instituição.

A II Semana Acadêmica do Curso de Letras é voltada para os projetos de extensão, ao contrário da I que foi voltada aos projetos de pesquisa. ese ano, o objetivo é envolver as escolas de ensino médio que fazem parte dos projetos desenvolvidos pelo Curso de Letras que além de envolver e trazer mais experiência à comunidade acadêmica, também visa o desenvolvimento do ensino nas escolas.

A programação é bastante intensa e tem início na tarde do dia 22, com a presença de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio. As atividades terão início com a apresentação do grupo teatral La Broma, e terão sequência com os minicursos para os professores e oficinas para os alunos do Ensino Fundamental e exibição de filmes para o Ensino Médio e também exposição de banners sobre os projetos de extensão do curso de Letras da UFFS. Durante a noite, será realizada a abertura oficial do evento e também, palestra com a professora Dra. Luciana Lisboa Liz da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e minicursos.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Professora Dra. Sabrina Casagrande assume a Coordenação do Curso de Letras

A professora Dra. Sabrina Casagrande e sua adjunta, professora Dra. Nívea Rohling, tomou posse como Coordenadora do Curso de Letras, com isso é dado sequência aos trabalhos e o curso ganha nova energia para essa fase na estrutura definitiva da UFFS.


Por Tania Santor (Letras Português e Espanhol/ UFFS)

A UFFS Campus Realeza teve um início de semestre movimentado, além das mudanças que estão ocorrendo para o câmpus definitivo, há também a troca da coordenadores do Curso de Letras: Português e Espanhol. O professor Ms. Clóvis Alencar Butzge que ficou à frente do cargo durante dois anos e meio, agora a professora Dra. Sabrina Casagrande e sua coordenadora adjunta, professora Dra. Nívea Rohling, da sequência aos trabalhos.

A eleição ocorreu no dia 24 de setembro, 68 pessoas participaram do pleito, entre acadêmicos, professores e servidores. A votação teve resultado bastante significativo, pois, apesar de ser chapa única, as professoras Sabrina e Nívea obtiveram 95,3% dos votos, ou seja, apenas três pessoas optaram pelo voto branco, enquanto três eleitores anularam o voto.

O período de transição é sempre um tanto quanto conturbado, mas a nova coordenadora conta um colegiado bem entrosado, o que é bastante importante para que essa nova etapa de sequência aos projetos que já vinham sendo desenvolvidos. Segundo o ex-coordenador, professor Clóvis, essa transição é de extrema importância para que o curso tenha um novo fôlego, pois a Coordenação de um curso é bastante desgastante e é necessário renovação: “com a professora Sabrina o curso vai ter uma nova dinâmica, muitos desafios na nova gestão que necessitam o envolvimento de todos.

Comunica Realeza retoma as atividades após período de paralisação

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ UFFS) 

Após aproximadamente três meses sem atividades, em virtude da paralisação dos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, o Projeto Comunica Realeza voltou à ativa. No último dia 05 de outubro, sexta-feira, realizou-se a primeira reunião de planejamento do projeto no período pós-greve. Participaram da reunião os professores Ms. Clóvis Alencar Butzge, Dra. Sabrina Casagrande e Ms. Saulo Gomes Thimóteo, os quais, juntamente com a professora Ms. Luciana Iost Vinhas, são responsáveis por dar orientações para os alunos produtores de textos, e os acadêmicos Eduardo Alves dos Santos (6ª fase de Letras), Jéssica Pauletti (6ª fase de Ciências), Vanessa pagno (4ª fase de Ciências), Andressa Masetto (2ª fase de Letras), Tania Santor (2ª fase de Letras) e Vanessa Moss (6ª fase de Nutrição). 

Para este retorno, temos algumas novidades dentro do projeto. A partir deste mês, o Comunica será organizado por suas novas bolsistas, as acadêmicas da 2ª fase do Curso de Letras Andressa Masetto e Tania Santor, que entre outras coisas se encarregarão da manutenção dos blogs e murais do projeto. Além disso, o Projeto Comunica pretende se aproximar mais do espaço escolar, levando oficinas sobre produção textual a partir dos gêneros jornalísticos para as escolas públicas do Município de Realeza e possivelmente para algumas cidades da região. Contudo, estima-se que a participação dos alunos que anteriormente participavam da produção textual diminuirá, principalmente pela localização do campus definitivo da UFFS – Realeza. 

As matérias do Comunica Realeza continuarão a ser expostas em seus dois blogs, um com textos produzidos somente em Realeza (www.projetocomunica.blogspot.com.br) e um com textos de todos demais campi que também desenvolvem o projeto (www.comunicauffs.blogspot.com). Além desses, também poderá se ter acesso às matérias nos murais das escolas: Colégio Estadual Doze de Novembro, Colégio Real e Escola Estadual João Paulo II. O mural que habitualmente é utilizado na própria UFFS, em breve será instalado em algum ponto (ainda não definido) do campus definitivo.