quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma mulher morre com baixa imunidade

Por Guilherme Barbacovi Zanella e Kahuê Marcel Parolin

No dia 01 de maio, uma mulher morre por falta de vitaminas, com baixa imunidade. Ela morreu dormindo no Dia do Trabalhador, na cidade de Pérola D'oeste, Paraná.

No dia anterior, ela disse à mãe que iria dormir. No dia seguinte, quando sua mãe foi chamá-la para o café da manhã, não acordou mais.

Notícia do Dia

Por: Eichela Cristina de Lima Macali e Tais Elena Ferreira

Na segunda-feira, dia 24 de junho de 2013, uma grave tragédia ocorreu devido à forte chuva. Várias pessoas de Realeza tiveram graves problemas.

A adolescente Eichela Macali foi uma delas: teve o seu quarto alagado e suas roupas molhadas porque seu guarda-roupas estava estragado, então ela guardava suas roupas em caixotes de madeira, que, após a chuva, se quebraram.

Problemas Naturais


Por: Kenedy Willyan Winck e Eduardo Emiliano

Nas últimas três semanas, o sudoeste e o oeste do Paraná vivem um caos devido à grande quantidade de chuva. Estão ocorrendo deslisamentos, enchentes, alagamentos e o volume natural das águas das cataratas aumentou.

Deslisamentos ocorrem nas regiões mais altas ou em favelas. Enchentes acontecem nas proximidades de rios, mares, lagos, etc. Alagamentos são provocados por excessos de chuvas em lugares mais baixos. Além disso, o aumento do volume de águas nas cataratas está aumentando em dez vezes mais o fluxo natural das águas devido à enorme quantidade de chuvas na região.

A nossa escola e a UFFS

Por: Carolina Kellen Ochoa

Na nossa escola (Colégio Estadual João Paulo II), nesta semana, algumas pessoas da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS foram fazer algo diferente com os alunos do 7º A – uma oficina. Eles trabalharam músicas, textos e produção de texto para que nós aprendêssemos mais sobre o gênero notícia.

Esse tipo de trabalho é muito importante para nós, alunos, pois vamos precisar disso no futuro e para sempre.