quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

De cara na UFFS


Por Willian Moura (Letras Português Espanhol/ UFFS)


Tainá dos Santos, acadêmica do Curso de Nutrição.



Nome: Tainá dos Santos

Idade: 18 anos

Acadêmica da 2ª Fase do Curso de Nutrição

Relacionamento: Namorando

Uma frase: "Eu não sou a mesma de ontem, de semana passada, de mês passado. Vivemos em constante mudança."

Uma música: “O Tempo Não Para” (Cazuza)

Um livro: A culpa é das estrelas – John Green

Projeto Comunica 2014

2014 chegou e com ele algumas novidades para o Projeto Comunica do Campus Realeza.

Por Eduardo Alves dos Santos (Letras: Português e Espanhol/ UFFS)

Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, está em tramitação a seleção dos projetos de extensão para o ano de 2014. Entre os inscritos no referido edital está o Projeto Comunica Realeza, que desde meados de 2010 divulga e registra atividades ligadas à Universidade Federal da Fronteira Sul e suas comunidades interna e externa. Para 2014, se o projeto for deferido pelos órgãos internos da universidade que fomentam a extensão, o Comunica Realeza terá algumas novidades quanto a sua rotina de produção de textos e de estudos.

Primeiro, o que continua igual: o Comunica pretende, nessa continuação do projeto, contar, como nos anos anteriores, com dois alunos bolsistas, que devem cumprir uma carga horária semanal de 20 horas, entre produção de textos, reuniões de pauta e de estudos e oficinas de produção textual a serem aplicadas nos colégios do Município de Realeza e da região. Há ainda a possibilidade de participar não como bolsista, mas como voluntário, com uma carga horária de atividades menor do que a aplicada aos bolsistas. O voluntariado no Comunica vale 10 horas semanais, entre produção de texto e reuniões. Esses acadêmicos (ou alunos do Ensino Médio) podem participar do projeto de duas formas: em todo o processo, com reuniões de estudos que devem acontecer mensalmente, ou, ainda, como produtores de textos, recebendo certificação pelas publicações (10 horas por texto).

Comunica Recebe professora Jeize de Fátima Batista Grzechota

Por Willian Moura (Letras Português e Espanhol)

Professora Jeize Grzechota
O Comunica está entrevistando os novos professores que chegaram ao campus neste último semestre. Uma das professoras que chegou recentemente e integrou o corpo docente do curso de Letras é a professora Jeize Grzechota, da área de língua estrangeira. Jeize é graduada em Letras­Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, no campus de Santo Ângelo, RS. Tem especialização em Língua Espanhola e Literatura Hispânica cursada também na URI, em 2002. Possui mestrado em Letras ­Área de concentração: Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), em 2005. Recentemente, a professora Jeize foi aprovada no programa de doutorado em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), de Porto Alegre.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

UFFS Campus Realeza terá cursos avaliados pelo MEC em fevereiro


Os cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas, serão os primeiros cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Realeza a passarem pelo processo de reconhecimento.



Por Vanessa Pagno (Licenciatura em Química/ UFFS) 

Os cursos iniciam o processo de Reconhecimento a partir do momento em que a primeira turma entra na segunda metade. Esse processo se dá por meio de uma avaliação, na qual o objetivo é identificar as condições de ensino, o perfil do corpo docente, assim como a estrutura da universidade – instalações físicas e organização didático-pedagógica – informações que devem estar contidas explicitamente num Relatório de Reconhecimento apresentado pelo Curso. Após o envio deste relatório, avaliadores do MEC realizam uma visita ao Campus para verificar as condições do Curso. 

Neste ano de 2014, os cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Letras passarão pelo processo de Reconhecimento de Curso. A visita de avaliadores do MEC para o Reconhecimento dos cursos de Química e Física já está marcada para os dias 03 e 04 de Fevereiro.