sexta-feira, 17 de outubro de 2014

(Re) Descobrindo a UFFS



Por: Aline Holdefer e Andressa Masetto

No dia 17 de outubro de 2014, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Realeza, recebeu alunos de escolas de Realeza e da região. Esse dia marcou o encerramento das atividades da semana do Diversa.
As atividades ocorreram na parte da manhã. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos pelos cursos ofertados na instituição, além de conhecer a estrutura universitária.
O Projeto Comunica propôs aos estudantes a elaboração de uma Fotolegenda. Para a realização dessa atividade, ao serem recepcionados, no Bloco A da universidade, os estudantes das escolas foram convidados à tirarem uma foto da turma. Depois, no momento em que visitaram a sala na qual o Comunica estava sendo apresentado, os alunos visualizaram a foto e construíram juntos uma legenda para, juntamente com o registro, ser publicada no blog do Projeto.
Antes da realização dessa atividade, a professora Ms. Aline Cassol Daga, coordenadora do projeto, falou sobre as atividades que são desenvolvidas no Comunica. Também conversou rapidamente com os estudantes sobre o gênero Fotolegenda.
Além da coordenadora, participaram da atividade as comunicantes Andressa Masetto, Aline Holdefer e Yana Cristina de Barba.



Yana Cristina de Barba
Colégio Estadual São Cristóvão, de Capanema, participando de atividade do Comunica na UFFS, na semana do Diversa.

Selfie na UFFS, Campus Realeza! Turma do Colégio Estadual Presidente Vargas, de Pinhal de São Bento, registra o momento de visitação à universidade.

Yana Cristina de Barba
Acabamos...  Formandos do ensino médio do Colégio Estadual Padre Reus, de Pérola do Oeste, exploram o Campus da UFFS em Realeza.
Yana Cristina de Barba
(Re) descobrindo a Universidade! Terceirão do Colégio Doze de Novembro  conhece a estrutura dos cursos oferecidos na UFFS. 

Yana Cristina de Barba
Formandos do Colégio Doze de Novembro, da cidade de Realeza, estiveram  na UFFS  a fim de conhecer os cursos e quem sabe ingressar, no próximo ano, como alunos dessa instituição. 

Yana Cristina de Barba
Alunos do Colégio Estadual Cecília Meireles - 4ª série de Formação de Docentes - visitam, no dia 17 de outubro, a UFFS, Campus Realeza, com a finalidade de  ampliar a visão sobre os cursos  oferecidos por essa instituição. 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Eleições 2014: o futuro de uma sociedade

Por Ana Paula Cigolini (Química)

No próximo dia 5 de outubro, acontecerão as eleições no Brasil. Nesta data, serão escolhidos representantes para os cargos de presidente da república, governadores de estado, senadores, deputados federais e estaduais. O segundo turno - caso um dos candidatos não obtenha mais da metade dos votos válidos - será no dia 26 de outubro. Mas você já sabe quais serão seus candidatos? E que propostas eles apresentam? Se ainda não sabe, é melhor se informar. O futuro do país está em nossas mãos!

Em nosso país, todas as pessoas, a partir de 16 anos, têm o direito ao voto, porém para exercermos realmente nossa cidadania temos que saber avaliar cada proposta com destreza e escolhermos com responsabilidade. É o destino da nossa nação para os próximos quatro anos que está em jogo; e nós, estudantes de uma universidade federal, muitos futuramente professores do estado, temos que ter ainda mais atenção às propostas, principalmente no que se refere à educação. 

Dos onze candidatos à presidência da república, apenas cinco apresentam propostas favoráveis e concretas sobre o ensino superior público. Dentre os outros seis, há candidatos que até prometem acabar com o ensino noturno para estudantes que não trabalham. Já dentre os oito candidatos ao governo do estado do Paraná, cinco apresentam propostas referentes aos professores da rede estadual, com questões relacionadas a salários, carga horária, infraestrutura, condições, segurança, entre outras.

1° Nutriday comemora o dia do nutricionista

Por Yana Cristina de Barba (Nutrição/UFFS)

O Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza realizou, em comemoração ao dia do nutricionista (31 de agosto), o 1° Nutstriday. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Nutrição (CAN),aconteceu no dia 03 desse mês, na Casa da Cultura do município de Realeza,e teve a participação de palestrantes, professores e alunos docurso. A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, do Coordenador Acadêmico, Clóvis Alencar Butzge, da atual Coordenadora do Curso de Nutrição, Profa. Ms. Amélia Dreyer Machado, e da Presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Fernanda Silvestre, dentre outros professores e alunos. 


As palestras realizadastiveram como temaassuntos ligados à área de Nutrição:“Abordagem clínica na pancreatite crônica alcóolica”, ministrada pela Profa. Ms. Angélica Melhem, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e “Resíduos de pesticidas em alimentos após processamento”, ministrada pela Profa. Dr. Liziara da Costa Cabrera, da UFFS. 

Na primeira palestra, a professora Angélica destacouque uma das principais causas do desenvolvimento da pancreatite crônica é o álcool, isto é, o consumo de 150 a 200 gramas de etanol durante cerca de 10 anos contínuos levam ao progresso dessa doença. Ela também abordou os sintomas da pancreatite, como a dor abdominal e a perda das funções endócrinas e exócrinas do pâncreas, e, ainda, alguns tratamentos clínicos, como as avaliações antropométricas, com o acompanhamento dos pacientes simultaneamente.

De Cara na UFFS


Por: Andressa Masetto (Ciência Biológica)

Arquivo pessoal
Graciele Teixeira Chielle acadêmica do Curso de Física.
Nome: Graciele Teixeira Chielle

Idade: 20 anos

Acadêmica da 6ª fase do Curso de Física. Bolsista PIBID. Representante do DCE.

Relacionamento: Namorando

De onde veio: Natural de Realeza. Resido em Santa Izabel do Oeste.

Uma frase: “O fato de o mar estar calmo na superfície não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas.” (O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder)