quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

I Rodas Formativas dos Estágios será realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza

Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

Nos dias 11 e 12 de dezembro, será realizado na UFFS - Campus Realeza o evento I Rodas Formativas dos Estágios, com o tema “A potencialidade dos Estágios Curriculares Supervisionados na formação de professores”. Nesse encontro será possível a socialização das experiências vividas e dos resultados obtidos durante o período do estágio, por acadêmicos dos cursos de licenciatura inscritos nas apresentações das rodas formativas.

O início das atividades ocorrerá na tarde da quinta-feira (11), com amostras fotográficas de algumas experiências vividas durante o processo formativo do estágio. Na sequência, já no período da noite, acontecerá uma palestra de abertura do encontro, intitulada “Potencialidade dos estágios na formação acadêmico-profissional de professores”, ministrada pelo professor Dr. Lúcio Silvério, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na sexta-feira (12), no período da tarde, continuarão as atividades com amostras fotográficas, além da exposição de materiais didático-pedagógicos utilizados durante o estágio. Para finalizar, no período da noite, ocorrerão as rodas de conversa, nas quais os acadêmicos relatarão suas experiências, contribuições e resultados adquiridos ao longo do processo formativo do estágio. 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

De Cara na UFFS

Por: Andressa Masetto(Ciências Biológicas)


Mayza Izadora Lora, acadêmica da 10ª fase do Curso de Ciências Biológicas.


Nome: Mayza Izadora Lora

Idade: 22

Acadêmica da 10ª fase do Curso de Ciências Biológicas

Relacionamento: Sério com os macroinvertebrados

De onde veio: Pato Branco – PR

UFFS e Escolas de Realeza e Capanema marcam presença na Ficiencias


Projetos orientados por bolsistas dos subprojetos PIBID Física e PIBID Interdisciplinar em Ciências da Natureza são apresentados na Feira de Inovação das Ciências e
Engenharias 2014

Por Vanessa Pagno (Química/ UFFS)

A Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias) é um espaço em que estudantes das escolas apresentam projetos inéditos e inovadores com o objetivo de contribuir com o conhecimento e a evolução das ciências. Para participar desta Feira, alunos das escolas devem desenvolver projetos de pesquisa e submeter à avaliação do evento. A Ficiencias aconteceu no Parque Tecnológico da Itaipú (PTI), na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.

Nesta terceira edição, a Ficiencias teve diversos projetos submetidos, de alunos brasileiros, argentinos e paraguaios. Do Brasil foram 320 projetos submetidos e 140 projetos aprovados. Destes projetos, sete foram orientados por acadêmicos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza.

Semana do Diversa movimentou o Campus Realeza da UFFS

Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

A semana do dia 13 a 17 de outubro de 2014 foi marcada pela realização de diversas atividades acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.

Na segunda-feira (13), especificamente no período vespertino, iniciaram-se as apresentações do IV SEPE – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, que foram realizadas nas dependências da universidade, com o objetivo de propor a integração e a socialização dos resultados obtidos por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão ofertados pela universidade. Este ano, o IV SEPE contou com a inscrição de mais de 60 trabalhos. Além dessas apresentações, seguiram as atividades culturais “Varal de poesias” e a peça “A bolsa amarela”, apresentada pelos membros do Grupo de Teatro La Broma. No período noturno, realizou-se, na Casa da Cultura do município, a abertura oficial do IV SEPE, que contou com a palestra intitulada “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. Além disso, houve uma apresentação musical executada pelo músico Renña Fredigo, do Projeto Cambiar.

Já na tarde da terça-feira (14), as atividades aconteceram nas salas da UFFS, em que foi dado continuidade às apresentações do IV SEPE. Nessa mesma tarde ocorreu uma apresentação do Grupo Musical Acordos Vocais. À noite, encerraram-se as apresentações do IV SEPE e o Grupo de Teatro La Broma fez uma apresentação.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Curso de Letras realiza o 1° Encontro Acadêmico


Por Aline Holdefer (Letras/UFFS)

A coordenação do Curso de Letras juntamente com o Centro Acadêmico “Eu Passarinho”, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, organizaram, nos dias 26 e 27 de novembro, o 1° Encontro Acadêmico de Letras, que contava com o tema “Diálogos interdisciplinares”. 

Na quarta-feira (26), realizaram-se durante a tarde algumas apresentações de trabalhos. Já no período noturno, deu-se a abertura oficial do evento. Após o pronunciamento dos membros da mesa de honra, o Grupo de Teatro La Broma apresentou uma performance espetacular. Os membros do projeto encenaram poemas das escritoras da Academia Cascavelense de Letras (ACL). Com o término dessa apresentação, os acadêmicos e professores foram direcionados para o coffee break e, logo em seguida, ocorreu uma palestra intitulada “Mulheres poetas poetizadas” ministradas pelas escritoras que fazem parte da ACL, Vera Fonseca, Tere Tavares, Maria Lucia Kleinhans Pereira e Maria Aparecida Palma. Cada uma das escritoras da ACL fez uma breve fala de como surgiu a ideia de ser escritora, além de tratarem da inserção da mulher no espaço da escrita, salientando alguns nomes consagrados que encontramos em nossa literatura. Além da participação delas, o evento contou com a presença de uma professora/escritora de Realeza, Marli Tereza Ost, que fez uma breve descrição da sua vida e após ler um de seus poemas causou uma forte emoção na plateia.