quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UFFS – Campus Realeza retoma as atividades

O início do segundo semestre apresenta melhorias no espaço físico do campus e boas expectativas para o andamento dos cursos de graduação.


                                                                 Christiano Castellano/UFFS
Alunos retornam para o segundo semestre letivo de 2010.

Por Patrícia dos Santos (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)

       Após quinze dias de recesso, os alunos da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza retornaram às aulas e já podem contar com os serviços de fotocópia e cantina dentro da universidade. O quadro docente está sendo ampliado e as novidades dentro de cada curso são muitas.
       A partir de agora, os acadêmicos não precisam mais sair da faculdade para obter suas impressões, pois o serviço de fotocópias está sendo prestado dentro do campus, agilizando o processo e evitando que o aluno se ausente da sala de aula por muito tempo.
       A cantina chegou com o mesmo intuito, mas não se atém apenas à facilitação do acesso físico. Oferece lanches a preços mais acessíveis e de ótima qualidade, conforme os alunos. A aluna Jezebel Batista Lopes, acadêmica do Curso de Letras, deu ênfase à importância dessa novidade no campus: “Trabalho o dia todo e mal consigo me alimentar antes de vir pra faculdade. Com a cantina, além de perder menos tempo para chegar até ela, posso me alimentar direito sem gastar muito”.
       Segundo o Sr. Altair Todescatto (Supermercado e Restaurante Amigão), responsável pela cantina, a licitação foi ganha a partir de uma proposta 21% menor que os valores publicados no edital.

                                  Ana Paula Sachet/Acadêmica-UFFS                    Daniel Vargas/Acadêmico-UFFS
Cantina oferece alimentos de boa qualidade.     Serviço de fotocópia é oferecido no campus.


Ampliação do corpo docente

       Com a disponibilização de novas disciplinas, novos professores estão chegando. Segundo o coordenador acadêmico e professor Antonio Marcos Myskiw, faltam apenas quatro profissionais assumirem os cargos para que a equipe do segundo semestre esteja completa. Além disso, a universidade está trabalhando para que os projetos pedagógicos dos cursos sejam todos cadastrados e aprovados pelo MEC.
       Conforme o coordenador acadêmico, está em discussão um projeto de formação continuada para docentes, visando à melhoria das dinâmicas em sala de aula tanto para os novos, quanto para os profissionais mais experientes.


Os cursos de graduação

       A coordenadora e professora do curso de Nutrição Rozane Aparecida Toso Bleil afirma que contraposto ao primeiro semestre, quando foram trabalhadas mais disciplinas do eixo comum, nesse segundo momento os alunos estarão mais integrados à sua área, já que de sete disciplinas, quatro são específicas do curso.
       A grande novidade é a participação dos acadêmicos no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), que acontecerá no dia 21 de novembro. O exame tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.
       Nutrição será o primeiro e único curso do campus a participar do exame, dos outros campi, também participarão os cursos de Agronomia e Enfermagem. Os cadastros dos alunos já estão sendo providenciados.
       A turma de Medicina Veterinária nesse semestre conta com mudança na rotina das aulas. O curso passou a ser integral e as disciplinas do domínio específico ganham espaço, o que auxilia na construção da identidade do curso. Segundo o professor e coordenador Adolfo Firmino da Silva Neto, “as perspectivas são boas, principalmente porque o potencial humano é muito bom”.
       A turma de Ciências, que é divida em três salas por comportar o maior número de alunos, contou com a redistribuição dos acadêmicos. Segundo o professor e coordenador Júlio Murilo Trevas dos Santos, “a decisão é pedagógica: promover a integração entre todos”. Além disso, o curso conta com a presença de dois novos professores atuantes nas áreas de Física e Química.
       A grande novidade no curso de Letras é a reprogramação do horário das aulas. Diferente do primeiro semestre, quando eram ofertadas quatro horas-aula por noite, a turma passará a ter cinco aulas. Devido à diminuição no tempo de duração dessas aulas, os alunos desenvolverão atividades extraclasse, num total de 12 horas-aula por disciplina. Essas atividades evitarão aulas aos sábados e serão computadas no histórico dos alunos.
       O professor e coordenador Clóvis Alencar Butzge afirma que já estão em andamento os projetos de laboratórios para o curso em 2011, assim como a melhoria da biblioteca para a área, que é exigência constante por parte dos alunos.


Rematrículas e Transferência de Cursos

       No período de 10 a 13 de agosto, a UFFS disponibilizou a rematrícula através do site da universidade. Entretanto, os acadêmicos encontraram dificuldades no processo e em alguns casos não foi possível realizá-la.
       A assistente de coordenação acadêmica Andressa Benvenutti Radaelli disse que tudo está normalizado e os poucos casos em que não foi possível realizar a rematrícula foram solucionados.
       A procura pela transferência interna de curso foi significativa, deixando a Medicina Veterinária no topo dos mais procurados: 19 solicitações para 10 vagas. Ao todo foram realizadas 15 transferências. O resultado pode ser conferido no site da Universidade (http://www.uffs.edu.br/).
       Os pedidos de transferência externa poderão ser realizados no período de 23 a 26 de agosto no próprio campus.
       De 23 a 27 de agosto será possível solicitar o aproveitamento de disciplinas e o trancamento de matrícula. Para isso, os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica.

4 comentários:

  1. O blog ficou lindo,e a matéria esta muito legal,estamos muito empolgados para o segundo semestre..

    ResponderExcluir
  2. Realmente, como consta na matéria da minha colega Patrícia, a biblioteca é uma necessidade e, acredito eu, indispensável para a curso de letras, tanto na area de material literário em português e espanhol, quanto de material de apoio pra pesquisas em sala de aula, a urgência do fato é visível.
    Também gostaria de elogiar o Projeto Comunica, que, apesar dos primórdios de seu desenvolvimento, ja mostrou resultados significativos e satisfatórios. Essa pesquisa torna-se um exemplo concreto, observando o profissionalismo de sua estrutura.
    Parabéns Patrícia, seu trabalho está impecável.
    Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ressalvo o que meu colega Alceni citou acima, a biblioteca é fundamental não apenas para nós acadêmicos de letras, mas também para as demais turmas que certamente estão sentindo falta de tal apoio na UFFS. A cantina também já citada foi, juntamente com o Xérox, consideradas vitórias para este segundo semestre que facilitam muito nossa vida, locomoção e gastos
    Parabenizo as colegas Marina e Patricia pelo belíssimo trabalho e lhes desejo um ótimo semestre de estudo e pesquisa!

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente parabenizo as colegas Marina e Patricia pelo excelente trabalho. Desejo que vocês
    tenham muito sucesso. A respeito do Xérox e da cantina são conquistas que facilitarão nossa vida desde os custos com nossa alimentação na universidade e também agiliza no deslocamento pois, dessa forma conseguimos chegar a tempo em sala de aula sem demorar muito devido à distancia que antes tínhamos que percorrer.

    ResponderExcluir