terça-feira, 2 de novembro de 2010

Curso de Nutrição dialoga com a comunidade sobre o Dia Mundial da Alimentação



Por Giovana Giombelli Paludo (Projeto Comunica/UFFS-Realeza

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, os alunos de Nutrição do campus Realeza, juntamente com suas professoras orientadoras, fizeram uma atividade na feira do produtor da cidade. Nessa atividade, proporcionou-se uma aproximação maior da universidade com a população.

A atividade desenvolvida foi planejada pelas professoras Érika Marafon Rodrigues Ciacchi e Camila Elizandra Rossi, auxiliadas pelos acadêmicos. O planejamento foi feito na universidade a fim de garantir o sucesso da proposta. Em sala de aula, a turma foi dividida em pequenos grupos, e cada um ficou encarregado de pesquisar sobre quais eram as propriedades nutricionais dos alimentos vendidos na feira. Em seguida, foram feitos cartazes com os principais nutrientes desses alimentos. Posteriormente, foi explicado como deveria ser medido o Índice de Massa Corporal (IMC) da população. O objetivo era fazer um levantamento de dados referentes ao peso da população de Realeza, para, futuramente, desenvolver projetos com a própria comunidade.

Na manhã do dia 23 de outubro, o grupo de professores e acadêmicos da UFFS promoveu a atividade na feira do produtor rural. Foram colocados cartazes nas barraquinhas e a medida do IMC dos feirantes e consumidores foi calculada. Inicialmente, as pessoas passavam e olhavam com um pouco de desconfiança, mas, em seguida, iam em busca de informações sobre o que estava acontecendo para poderem participar também.

Foram quatro horas de atividades bastante interessantes, pois foi uma dinâmica nova para a população e para os próprios feirantes. Muitos pediram para que fossem feitos mais cartazes, com todos os produtos que há na feira.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário