sábado, 11 de dezembro de 2010

PET de Medicina Veterinária já tem seus bolsistas selecionados

Por Leandro Hillesheim (Projeto Comunica/Realeza)

No último dia 23, foram divulgados os resultados do processo seletivo para escolha dos bolsistas participantes do Programa de Educação Tutorial – PET/Conexões de Saberes 2010 do curso de Medicina Veterinária da UFFS, campus Realeza. Os trabalhos do PET terão início no próximo semestre com a tutoria do professor Dr. Adolfo Firmino da Silva Neto e a participação dos acadêmicos Ângela Terezinha Roman, Jeferson Scharone Moura, Jonas Bettanin e Marina Gabriela Possa.

Para o processo seletivo, escreveram-se 23 acadêmicos. A seleção, dividida em duas fases, levou em conta a origem rural do estudante, a vulnerabilidade socioeconômica e o mérito acadêmico. A primeira fase, de caráter classificatório, consistiu em análise socioeconômica e entrevista. A segunda, de caráter classificatório e eliminatório, contou com análise do curriculum lattes, histórico parcial da graduação e prova objetiva de conhecimentos específicos.

Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET tem por objetivo apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro.

Para o PET do curso de Medicina Veterinária, os objetivos específicos são o estreitamento do vínculo entre os agricultores familiares e a UFFS; a formação de sujeitos altamente qualificados para a intervenção em diferentes âmbitos, como o da própria universidade e o das propriedades familiares rurais; e o fomento de postura de lideranças sensíveis às problemáticas do campo entre os graduandos.

Os acadêmicos estão bastante entusiasmados com a participação no programa. Segundo Marina Gabriela Possa, bolsista selecionada para o PET, “a participação do Programa surge como uma oportunidade de complementar a formação acadêmica, ampliando os conhecimentos específicos relacionados ao curso no ensino, pesquisa e extensão. Estes conhecimentos adquiridos possibilitam a caracterização de profissionais ativos e inseridos no meio social em que estamos situados. Além disso, o bolsista ainda é beneficiado com auxílio financeiro.”

Certamente, muito em breve outros projetos de bolsas envolvendo pesquisa e extensão devem ser aprovados na área de Medicina Veterinária. Contudo, este PET representa um marco para o caminho de pesquisa e extensão do curso e do campus Realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário