Neste início de ano, vários projetos de extensão foram aprovados na UFFS, sendo treze no Campus Realeza. Em conversa com o Comunica, o Prof. Dr. Antônio Marcos Myskiw, coordenador acadêmico do Campus Realeza, comentou sobre esses trabalhos, destacando a importância dos projetos para os acadêmicos, bem como frisou o envolvimento que a comunidade de Realeza passa a ter com a universidade por conta desses projetos.
Para o Prof. Antônio, uma universidade se constitui de ensino, pesquisa e extensão, sustentados pela trabalho conjunto dos corpos docente, discente e técnico-administrativo. Ele ainda salienta a importância da extensão: “A extensão, materializada nos projetos dos docentes, é parte importante do processo de formação dos alunos e, ao mesmo tempo, da aplicação do conhecimento e da experiência dos docentes à comunidade local, regional e mesmo nacional”.
O coordenador acadêmico do Campus Realeza ressalta que os trabalhos de extensão da UFSS servem para orientar e atender as demandas apresentadas pela comunidade, e que muitas dessas foram levantadas na COEPE (Conferência de Ensino Pesquisa e Extensão) realizada entre junho a setembro do ano passado.
Para que se tenha uma breve noção do que está sendo ofertado esse ano, são apresentados a seguir de forma resumida os projetos de extensão desenvolvidos pela UFFS, Campus Realeza. Nesta e nas próximas edições, os projetos serão abordados de forma mais detalhada. Lembrando que todos os projetos terão certificação e são gratuitos aos participantes.
Além dos projetos resumidamente apresentados na sequência desta matéria, os seguintes projetos serão detalhados por outras reportagens desta edição do Comunica: “Ampliando conhecimentos em linguística e literatura”; “Verificação de problemas relacionados com o uso de medicamentos em indivíduos da cidade de Realeza – PR”; “Cinedebate: exibições comentadas de filmes e documentários”; “Língua e cultura hispânicas” ; e, “Comunica Realeza: laboratório de produção textual”.
Projeto: “O teatro como ferramenta lúdica de sociabilidade”
Coordenador: Prof. Ms. Aparecido F. Bertochi dos Santos
Período de realização: março a novembro/2011.
Público alvo: pequenos produtores de leite da agricultura familiar do Município de Realeza.
Nº de vagas: participação livre.
Parceiros: Grupo de Teatro Art´Manha – Realeza
Este projeto visa promover a socialização entre os membros da comunidade rural e a equipe de extensionistas por meio de uma atividade social, cultural, política e educativa, utilizando o teatro popular como instrumento dessa integração. Propiciar, ainda, o envolvimento da comunidade com a educação sanitária e higiene no manejo de técnicas de ordenha leiteira por meio de atividades práticas.
Projeto: “Educação Ambiental no Campus da UFFS-Realeza”
Coordenador: Profa. Ms. Caroline H. Voltolini
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: alunos de Escolas de Educação Básicas de Realeza-PR e entorno
Nº de vagas: uma turma de escola de educação básica por semana durante o período do projeto destinado a visitação (junho-novembro).
O projeto permitirá o desenvolvimento de atividades de educação ambiental no Campus da UFFS para os alunos do ensino básico de escolas do município de Realeza/PR e entorno. Acadêmicos de Ciências irão participar da elaboração das atividades didáticas e atuarão como monitores durante a visita das escolas à trilha interpretativa.
Projeto: “Atividades demonstrativas e interativas como apoio à licenciatura em Ciências e à Educação Básica”
Coordenador: Prof. Ms. Júlio M. Trevas dos Santos
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: licenciandos do curso de Ciências: Biologia, Física e Química – Licenciatura do campus de Realeza, bem como professores e alunos da Educação Básica, prioritariamente da rede pública.
Este projeto propõe a seleção e elaboração de atividades demonstrativas e interativas para uso em oficinas de capacitação de professores da Educação Básica; oficinas para alunos dessa mesma instância e em disciplinas de instrumentação de ensino do curso de Ciências. E a partir da aplicação das atividades com esses alunos, pretende-se gerar dois documentos importantes: material em formato hipertexto para uso na Educação Básica e no curso de Ciências; uma síntese sobre as atividades e sua implementação que será usada com referência em disciplinas do próprio curso.
Projeto: “Revisão dos conteúdos de matemática em preparação ao processo seletivo para o ingresso em Universidade Pública”
Coordenador: Prof. Ms. Marcos Leandro Oshe
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: alunos das escolas públicas de Realeza que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou que já concluíram o mesmo.
Vagas: Serão oferecidas 02 (duas) turmas, com 60 (sessenta) vagas cada.
A comunidade local irá para as dependências da Universidade, criando assim um convívio entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar da cidade.Um dos objetivos do presente curso é fazer uma revisão dos conteúdos de matemática trabalhados no ensino fundamental e médio, habilitando aos futuros alunos da UFFS tirar a defasagem em matemática advinda do ensino médio.
Projeto: “Agricultura familiar: iniciativas para a formação de mulheres com relação à qualidade higiênico-sanitária e nutricional de produtos alimentícios”
Coordenador: Profa. Ms. Cassiani G. T. Pedroso
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: mulheres agricultoras familiares vinculadas a cooperativas, como por exemplo, Coopafi e Claf, entidades como o Sindicato do Trabalhadores Rurais e os agricultores participantes da Feira do Agricultor Familiar.
Vagas: inicialmente, 15 vagas para mulheres agricultoras familiares.
O objetivo geral do projeto é habilitar mulheres agricultoras familiares com relação à qualidade higiênico-sanitária e nutricional de gêneros alimentícios elaborados pelas mesmas. Há também outros enfoques que são elaborar fichas técnicas de preparo e calcular o valor nutricional de cada produto e Manual de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, além de realizar oficinas de educação em saúde sobre a legislação sanitária vigente, e aplicação das boas práticas de manipulação de alimentos.
Projeto: “Ações de educação em alimentação e nutrição: estímulo a práticas saudáveis para grupos assistidos pelo município de Realeza (PR)”
Coordenador: Profa. Dra. Rozane A. Toso Bleil
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: grupos formados pelo CRAS de Realeza.
Vagas: inicialmente, 4 turmas (01 de adolescentes, 01 de gestantes e 02 de idosos).
Este projeto visa ao desenvolvimento de ações em alimentação e nutrição para sujeitos participantes de grupos formados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) no município de Realeza (PR). As ações objetivam habilitar os participantes a escolherem estilos de vida saudáveis, especialmente no que concerne à alimentação, para alcançarem melhores condições de saúde e nutrição.
Período de realização: março a dezembro de 2011.
Público alvo: grupos formados pelo CRAS de Realeza.
Vagas: inicialmente, 4 turmas (01 de adolescentes, 01 de gestantes e 02 de idosos).
Este projeto visa ao desenvolvimento de ações em alimentação e nutrição para sujeitos participantes de grupos formados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) no município de Realeza (PR). As ações objetivam habilitar os participantes a escolherem estilos de vida saudáveis, especialmente no que concerne à alimentação, para alcançarem melhores condições de saúde e nutrição.
Projeto: “Inclusão digital na idade dourada”
Coordenador: Profa. Dra. Lucimar M. F. de Carvalho.
Período de realização: março/2011 a março/2013.
Público alvo: alunos da terceira idade ( acima de 60 anos, inclusive).
Vagas: duas turmas de 10 alunos.
Pretende utilizar a tecnologia de informação, para desenvolver um trabalho social voltado a esses idosos. Para isso é necessário encontrar elementos de interface que vão contribuir para a aprendizagem desses participantes.
Projeto: “História, cultura e poesia através das letras da Música Popular Brasileira”
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio R. Massagli
Período de realização: abril a novembro/2011.
Público alvo: estudantes do ensino médio e superior, e a comunidade em geral.
Vagas: 25
Este curso pretende apresentar aos alunos um panorama das tendências da música popular brasileira, a partir das linhas gerais da formação do samba no Brasil, passando pelo salto de qualidade representado pela Bossa Nova, para em seguida focalizar, no período dos anos 60, as canções de protesto e a crítica política e social. O objetivo principal é promover o interesse por temas da cultura brasileira, através da leitura crítica das letras da Música Popular Brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário