terça-feira, 24 de maio de 2011

Idade Dourada: eles também querem tecnologia!

Projeto de Extensão da UFFS busca trazer a informática para a vida da melhor idade

Por Will Cândido
Fotos Christiano Castellano/UFFS

O projeto de extensão “Inclusão Digital na Idade Dourada”, coordenado pelos professores Lucimar Fossatti e Anibal Guedes, começou com o pé direito. A primeira aula, ocorrida no dia 18 de Maio de 2011 na UFFS/Realeza, contou com a presença de 14 alunos de faixa etária que variava de 60 a 106 anos de idade.

Alunos durante a abertura do projeto.

Um dos professores responsáveis pelo projeto, Prof. Anibal Guedes, contou ao Comunica que a aula de abertura do projeto foi um tanto quanto interessante. Os alunos ficaram surpresos pelo projeto ser dentro da universidade. Houve uma enorme receptividade de ambas as partes e, para que ocorresse essa recepção, realizaram uma dinâmica de “teia da vida”, momento em que cada um falou um pouco sobre si. “Eles vieram e se sentiram à vontade, não só eles: nós também nos sentimos honrados por termos eles aqui”, conta o professor.

Via-se que, no primeiro momento da aula, muitos alunos já estavam querendo “mexer no computador”. Outros ficaram receosos em tocá-lo, pois disseram que foi o primeiro contato que tiveram com essas máquinas. Alguns desses senhores e senhoras apresentaram dificuldades em mexer no computador, dificuldades motoras, inclusive. Além disso, notou-se que havia entre eles alunos que eram analfabetos e para esses será um desafio muito maior aprender a escrever palavras no computador. Finalizando a conversa, o Prof. Anibal diz que “o projeto vai proporcionar a cada um de nós conhecer melhor a nossa história, ver uma realidade maior, pois nós também faremos parte da terceira idade um dia.”


“Todos têm o direito de acesso ao computador, não apenas
os jovens, mas também a melhor idade!” Prof. Anibal Guedes.

A aula contou ainda com a participação dos colaboradores do campus Realeza: Antônio Myskiw, coordenador acadêmico, Lucas Genz, Analista de Tecnologia e Informação, e da assistente social Aline Scher que, conversando com o Comunica, disse que percebeu a emoção dos alunos pela oportunidade de serem convidados a participar desse projeto. “Esse curso é a primeira iniciativa que conta com este público, mas acredito que futuramente podemos vir a desenvolver mais atividades, tanto artísticas, quanto culturais com eles.” Essa é uma forma de inserção da comunidade no ambiente universitário; é uma interação que a UFFS passa a ter com o público da terceira idade. Encerrando, enfatiza ainda que “como servidora da UFFS, sinto-me muito honrada em receber um público com tamanha experiência, pois temos muito a aprender com eles.”

Entrevistada pelo Comunica, a acadêmica do curso de Ciências e também bolsista do projeto, Mayza Lora, conta que ficou muito surpresa com a reação dos alunos, “eles ficaram maravilhados com a sala de informática, deram parabéns pela iniciativa do projeto. Durante a dinâmica de apresentação, alguns dos alunos começaram a chorar ao contar sobre sua história de vida.”

“Para muitos será um desafio ter que lidar com os computadores,
 mas isso, nós mudaremos com o tempo”, Mayza Lora ao Comunica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário