UFFS inova com ferramenta interativa de aprendizagem
Por Charline Barbosa
A Universidade Federal da Fronteira Sul, no início de 2011, surpreendeu seus acadêmicos com telas brancas presentes em quatro salas.
No decorrer do ano letivo, as aulas foram sendo ministradas apenas com auxílio de data show e quadro negro, sem o manuseio destas telas. Elas estão sendo usadas somente para refletir a imagem do retro projetor.
Em entrevista, o professor Júlio Trevas falou que as telas interativas ainda não estão em uso, pois deverão ser utilizadas a partir do momento em que os professores estiverem capacitados. Essa capacitação será realizada através das instruções do professor Anibal Guedes, na semana que vem.
O Prof. Anibal, juntamente com o Técnico de Tecnologia da Informação Lucas Genz, adquiriram o conhecimento de como manusear as telas por meio de uma videoconferência. Nesse momento, foram repassados os comandos, executadas demonstrações e passadas explicações de algumas das finalidades deste recurso, o qual poderá ser utilizado em sala de aula pelos docentes.
Em entrevista, Lucas falou que instalará os softwares e drives necessários para a utilização dessas telas, mas somente após a capacitação dos professores, sendo que fará isso apenas aos professores que quiserem adquirir esse recurso.
Ainda em entrevista, o Prof. Trevas contou como serão utilizadas essas telas. A utilização é feita de formas simples, pois “é como se fosse um touch pad gigante”. A tela é composta por um cabo USB que servirá para conectá-la ao computador do professor e, então, as imagens do computador aparecerão nela. Em seguida, o professor utilizará uma caneta especial ou a própria mão para, com o toque, selecionar, circular, grifar o que quiser na tela interativa. E ainda conta que será muito útil o uso deste recurso, pois ele tem como principal função ser uma ferramenta para a aprendizagem dos alunos.
Ainda no ano passado, o campus Chapecó fez as licitações para as telas que, em seguida, foram distribuídas aos campi. Devido ao futuro treinamento, elas passarão a ser utilizadas em breve. O uso delas ficará a critério dos professores e dependerá da criatividade de cada um.
Nenhum comentário:
Postar um comentário