quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projetos de iniciação acadêmica auxiliam alunos da UFFS

No campus de Realeza, foram disponibilizadas 48 vagas para bolsistas de IA

Por Vanessa Pagno

Na UFFS, neste ano de 2011, estão sendo desenvolvidos vários projetos de iniciação acadêmica (IA). Eles fazem parte de um programa do governo federal que, depois de realizar alguns estudos, constatou que não basta apenas garantir vagas aos alunos na universidade, mas é necessário garantir também que eles possam permanecer estudando. A solução encontrada foi a de oferecer apoio financeiro aos acadêmicos, sendo que esse apoio pode ser obtido de várias formas, uma delas é através das bolsas de iniciação acadêmica, que atendem alunos em vulnerabilidade socioeconômica.

Silvani da Silva, pedagogo da UFFS/Realeza, contou ao Comunica sobre a importância dos projetos de iniciação acadêmica. Ele comenta que a principal característica desses projetos é a atenção dada à situação socioeconômica do aluno, que é levada em consideração para que ele possa conseguir uma bolsa. Primeiramente o aluno responde a um questionário socioeconômico, logo após, é feita uma seleção pelo serviço social da universidade que decide se ele tem direito, ou não, a receber essa bolsa, e participar dos projetos propostos por professores.

Em contrapartida a esse apoio financeiro oferecido, o aluno passa a desenvolver, na universidade, atividades características do ensino superior, para que ele possa, por exemplo, ter uma certa autonomia em seus estudos e aprenda a desenvolver pesquisas, sendo orientado pelo coordenador do projeto do qual ele faz parte. Silvani ainda destaca que “essa bolsa auxilia muito nas despesas dos alunos, já que a maioria dos acadêmicos é do interior ou de outras regiões do país, tendo gastos com transporte, ou despesas com moradia e alimentação, caso venham morar na cidade”.

Ainda de acordo com Silvani, é importante salientar que, neste ano, não somente os professores, mas também alguns técnicos da universidade tiveram projetos de iniciação acadêmica aprovados, como é o caso do técnico Ivandro Carlos Valdameri, cujo projeto tem como subtítulo, "Introdução à cultura universitária para jovens oriundos do meio rural”. Também foi aprovado o projeto do técnico Orlando De Toni Júnior, que tem como subtítulo, “Experimentos de Física para o ensino Fundamental e Médio com materiais de baixo custo”.

No total, foram aprovados 26 projetos de iniciação acadêmica, somando 48 vagas. A procura, no entanto, foi por apenas 19 projetos, sendo que 13 vagas não foram preenchidas, pois muitos alunos selecionados no questionário socioeconômico optaram pela bolsa permanência, por trabalharem ou por não terem condições de se deslocar até a universidade no período solicitado pelos projetos. A bolsa permanência é outra modalidade de bolsa que possibilita também um auxílio a mais ao aluno, mas não exige contrapartida por parte dele.

Os projetos de IA já estão em fase de desenvolvimento e serão realizados entre os meses de maio e dezembro. Serão oito meses de trabalho que beneficiarão a comunidade acadêmica. Confira abaixo os projetos em desenvolvimento, seus coordenadores e os bolsistas de iniciação acadêmica que fazem parte desses projetos:


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