quinta-feira, 4 de agosto de 2011

“A participação de Cerro Largo na Movida Cultural Española”

 
Alunos da UFFS/Cerro Largo juntamente
com a professora Neiva e as professores
de Realeza, Ana Carolina e Sabrina.


 Por Vanessa Pagno

A Movida Cultural Española, realizada na UFFS-Realeza nos dias 01 e 02 de julho, teve a presença e a participação do curso de Letras da UFFS/Cerro Largo. Vieram prestigiar o evento acadêmicos da primeira e terceira fase do curso, juntamente com a professora Neiva Fernandes. Eles chegaram a Realeza, na noite de sexta-feira, e permaneceram até sábado à tarde, quando houve o encerramento da Movida.

Na manha do dia 02 de julho, os acadêmicos de Cerro Largo cantaram uma música que foi ensaiada durante o trajeto percorrido até Realeza, que durou cerca de dez horas. A música escolhida foi “Color Esperanza” de Diego Torres.

Após a apresentação da música, os acadêmicos e a professora Neiva leram, em forma de jogral, a oração da Ave Maria, em vários idiomas (Latim, Português, Espanhol, Italiano e Francês). De acordo com o acadêmico Lauro de Wallau, a intenção era mostrar, aos presentes na Movida, a importância do latim na formação das línguas neolatinas que derivam deste. Lauro aproveitou a oportunidade para elogiar a organização do evento e especialmente a peça de teatro “La vida es sueño”, apresentada pelos acadêmicos da terceira fase de Letras da UFFS/Realeza. “A peça foi muito emocionante, é um exemplo de dedicação de todos os organizadores da Movida”, destacou Wallau.


 Alunos de Cerro Largo apresentando a
Ave Maria em várias línguas.


Além disso, ainda houve a participação da professora Me. Neiva Fernandes que apresentou uma oficina sobre as variantes informais e populares do idioma espanhol na Espanha. A oficina foi bem dinâmica e descontraída, as variantes da língua espanhola também foram contextualizadas em duas músicas: no tango “Mano a Mano” (versão de Enrique Iglesias), e na música “Balada para um loco” (versão de Roberto Polaco Goyneche). A professora explicou que a escolha por essas versões se deu por conta de esses artistas cantarem mais pausadamente, o que facilitaria o entendimento do público da oficina.

A professora Neiva comentou ao Comunica que a Movida atendeu a todas as expectativas e que a universidade deve organizar mais desses eventos: “Valeu cada quilômetro rodado dessas dez horas de viagem, valeu a pena, a Movida atendeu a todas as nossas expectativas, ela serve de incentivo aos alunos, aos professores, a todos, só tenho elogios para a Movida”. Descontraída, ela ainda completou sugerindo que “seja realizada essa movida itinerante nos demais campi da UFFS, começando pelo de Cerro Largo, já que a ideia foi minha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário