terça-feira, 30 de agosto de 2011

Portaria de análise socioeconômica beneficia acadêmicos da UFFS


Acadêmicos da UFFS já podem solicitar pedidos de bolsa permanência

Por Juciane Fornal e Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Recentemente entrou em vigor mais uma portaria na UFFS (PORTARIA Nº 540/GR/UFFS/2011), que estabelece regras para a análise socioeconômica de alunos que pretendem receber bolsas e auxílios do Setor de Assuntos Estudantis (SAE). O cadastro socioeconômico está sendo realizado na secretaria desse setor, onde deverão ser entregues todos os documentos exigidos, que precisam estar em um envelope lacrado e com identificação.


De acordo com o assistente de administração do setor de Assuntos Estudantis, Ivonei Gomes, estão sendo realizadas atualizações de cadastro para quem teve seu cadastro indeferido pela falta de documentos ou para quem teve reprovação, que não tenha sido por falta ou em mais de 50% dos créditos, nas disciplinas cursadas no semestre passado.

Além disso, estão sendo feitos novos cadastros, para quem não havia solicitado a análise no início deste ano e para quem chegou recentemente, por transferência, lembrando que, de acordo com a portaria, alunos que já possuem graduação não têm direito de solicitar auxílio por meio de análise socioeconômica. Ele salienta também que "quem tem bolsa e não teve reprovação em nenhuma disciplina, continua com sua bolsa de forma regular, não há a necessidade de fazer qualquer tipo de recadastramento na Secretaria de Assuntos Estudantis".

Ivonei também destaca que esta primeira fase de atualização dos cadastros termina no dia 31 de agosto. Após esse período, os alunos que tiveram seus cadastros deferidos poderão se inscrever nas bolsas de permanência até o dia 15 de setembro. Ivonei explicou que este cadastro socioeconômico é permanente, ou seja, será realizado todos os meses, desde agosto até outubro, sendo assim, todos os meses os alunos poderão fazer o cadastro socioeconômico, tendo sempre o prazo de inscrição nas bolsas de permanência até o dia 15 de cada mês.

Ivonei conta que os alunos são orientados a ler atentamente o edital e a preencher os dados nele exigidos. "Orientamos os alunos a lerem bem o edital, preencher a ficha de análise socioeconômica e trazer os documentos para comprovar que os dados estão corretos", isto para quem vai fazer o cadastro. "Já para quem vai atualizar o cadastro, que foi indeferido pela falta de algum documento, é necessário trazer comprovante de renda e de despesas, além dos documentos que faltaram no primeiro cadastro socioeconômico".

Após a entrega dos documentos necessários para o cadastro, os alunos passam por uma entrevista com a assistente social do campus, Aline Scher, e, caso não tenha sido apresentado algum documento para a realização do cadastro, os alunos são avisados ao término da entrevista e estes têm o prazo de 10 dias para inserir a documentação que faltou. De acordo com Ivonei, esse prazo estipulado é justamente para garantir que os alunos possam regularizar seus cadastros e para que esses cadastros não sejam indeferidos pela falta de documentos. Sendo assim, somente será indeferido o cadastro socioeconômico dos acadêmicos que tiverem o IVS (Índice de Vulnerabilidade socioeconômica) acima de R$ 870,00.

Os documentos que são exigidos para o cadastro socioeconômico (documentos pessoais e comprovantes de renda e despesas) são de todos os membros da família, incluindo os do próprio acadêmico. Toda a documentação exigida está descrita no edital, no site da UFFS, disponível no seguinte link:

http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=499 (PORTARIA Nº 540/GR/UFFS/2011), que estabelece regras para a análise socioeconômica de alunos que pretendem receber bolsas e auxílios do Setor de Assuntos Estudantis (SAE). O cadastro socioeconômico está sendo realizado na secretaria desse setor, onde deverão ser entregues todos os documentos exigidos, que precisam estar em um envelope lacrado e com identificação.

De acordo com o assistente de administração do setor de Assuntos Estudantis, Ivonei Gomes, estão sendo realizadas atualizações de cadastro para quem teve seu cadastro indeferido pela falta de documentos ou para quem teve reprovação, que não tenha sido por falta ou em mais de 50% dos créditos, nas disciplinas cursadas no semestre passado.

Além disso, estão sendo feitos novos cadastros, para quem não havia solicitado a análise no início deste ano e para quem chegou recentemente, por transferência, lembrando que, de acordo com a portaria, alunos que já possuem graduação não têm direito de solicitar auxílio por meio de análise socioeconômica. Ele salienta também que "quem tem bolsa e não teve reprovação em nenhuma disciplina, continua com sua bolsa de forma regular, não há a necessidade de fazer qualquer tipo de recadastramento na Secretaria de Assuntos Estudantis".

Ivonei também destaca que esta primeira fase de atualização dos cadastros termina no dia 31 de agosto. Após esse período, os alunos que tiveram seus cadastros deferidos poderão se inscrever nas bolsas de permanência até o dia 15 de setembro. Ivonei explicou que este cadastro socioeconômico é permanente, ou seja, será realizado todos os meses, desde agosto até outubro, sendo assim, todos os meses os alunos poderão fazer o cadastro socioeconômico, tendo sempre o prazo de inscrição nas bolsas de permanência até o dia 15 de cada mês.

Ivonei conta que os alunos são orientados a ler atentamente o edital e a preencher os dados nele exigidos. "Orientamos os alunos a lerem bem o edital, preencher a ficha de análise socioeconômica e trazer os documentos para comprovar que os dados estão corretos", isto para quem vai fazer o cadastro. "Já para quem vai atualizar o cadastro, que foi indeferido pela falta de algum documento, é necessário trazer comprovante de renda e de despesas, além dos documentos que faltaram no primeiro cadastro socioeconômico".

Após a entrega dos documentos necessários para o cadastro, os alunos passam por uma entrevista com a assistente social do campus, Aline Scher, e, caso não tenha sido apresentado algum documento para a realização do cadastro, os alunos são avisados ao término da entrevista e estes têm o prazo de 10 dias para inserir a documentação que faltou. De acordo com Ivonei, esse prazo estipulado é justamente para garantir que os alunos possam regularizar seus cadastros e para que esses cadastros não sejam indeferidos pela falta de documentos. Sendo assim, somente será indeferido o cadastro socioeconômico dos acadêmicos que tiverem o IVS (Índice de Vulnerabilidade socioeconômica) acima de R$ 870,00.

Os documentos que são exigidos para o cadastro socioeconômico (documentos pessoais e comprovantes de renda e despesas) são de todos os membros da família, incluindo os do próprio acadêmico. Toda a documentação exigida está descrita no edital, no site da UFFS, disponível no seguinte link:

http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=499

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