quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Porto Alegre, um porto mais do que alegre para alguns acadêmicos da UFFS

 Por Will Cândido e Jéssica Pauletti

Na noite do dia 24 de Junho, acadêmicos do curso de Ciências embarcaram em um ônibus com destino ao Rio Grande do Sul, mais precisamente para a capital do estado, a bela e gigantesca Porto Alegre.

Chegando lá, foram direto ao Jardim Botânico, onde se encantaram com a diversidade da flora local. Os estudantes se identificaram ao ver algumas plantas que haviam estudado durante o semestre na disciplina de Botânica, podendo, assim, perceber com mais clareza o que foi dito em sala de aula.

Conversando com o Comunica, a acadêmica da 3ª fase de Ciências, Aline Bonfanti, disse quão útil essa viagem foi para ela e para seus colegas: “durante o semestre, vimos diversos tipos de plantas e suas estruturas, como estilos de folhas e flores. No passeio ao Jardim Botânico, nós conseguimos observar e identificar algumas dessas estruturas as quais já haviam sido estudadas”. Finalizando, afirma que “é importante realizar essas viagens, pois, assim, interagimos com os colegas da faculdade e, juntos, podemos analisar as coisas que estudamos. Aprendi muito, vi diversas coisas diferentes que não temos oportunidades de ver aqui na nossa região. Gostei bastante do lugar e recomendo”.

No Museu de Ciências Naturais, os acadêmicos ficaram encantados ao verem o esqueleto de uma girafa. Ali estava acontecendo uma exposição sobre a fauna e a flora na tradição gaúcha que busca resgatar, através das poesias tradicionalistas, os sentimentos de admiração e respeito à natureza devido à beleza das formas, à variedade das cores, ao encanto dos sons, à delicadeza dos movimentos observados nos animais e nas plantas.

                                                                                           Will Cândido
Com aproximadamente 15m de altura, este fóssil
 é considerado uma marca registrada do local
e também dá as “boas vindas” aos recém chegados,
pois está localizado na entrada do museu.

Pela parte da tarde deste mesmo dia, o grupo de estudantes da UFFS visitou os estádios de futebol dos dois times mais conhecidos do Rio Grande do Sul, o Beira-Rio e o Olímpico, respectivas sedes dos clubes Internacional e Grêmio. Para alguns, visitar a sede desses dois times foi algo emocionante, visto que o futebol, em geral, é considerado uma paixão nacional, e cada brasileiro reconhece no seu time uma identidade. Prova disso é o que a acadêmica Tatiana Palinski, da 3ª fase de Ciências conta. Ela disse que foi muito emocionante colocar os olhos no estádio e ver que aquilo era verdade, os troféus e a estrutura do clube. Mencionou que ama futebol, e, claro, mais ainda seu time do coração, o Internacional. Ela não conteve as lágrimas ao ver tamanha beleza em sua frente. Tatiana relata ainda que o Beira-Rio é lindo, tanto na parte externa quanto na parte interna, bem como os campos de treinamento e o campo de dentro do estádio.
No domingo, os acadêmicos foram para um dos lugares mais aguardados por todos: o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. Nesse espaço, tiveram a oportunidade de ver inúmeros experimentos, que unem o científico com o prático de forma simples e de fácil entendimento. Também houve uma sessão no planetário inflável, na qual foi vista a disposição dos signos no céu.
O espaço para visitação é amplo e há vários objetos para serem observados. Isso vai desde as partes do corpo humano, as plantas, os peixes, a representação de situações reais, como sentir os abalos sísmicos de um terremoto e a sensação doida de estar em um giroscópio.
                                                                                                  Func. PUC-RS
 Galera no Cine 3D



Nenhum comentário:

Postar um comentário