terça-feira, 6 de setembro de 2011

Projeto de extensão busca a discussão de temáticas polêmicas através da cultura cinéfila

                                                                                                                                 Foto Sul Color
Exibição do filme Anjos do sol, direção de Rudi Lagemann,
realizada no dia 17 de maio de 2011, na Casa da Cultura de Realeza

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Como já sabemos, na UFFS estão em andamento diversos projetos de extensão, estes que proporcionam interações com a comunidade, promovendo um maior aprendizado aos seus participantes. Esse também é o caso do Cinedebate, que tem uma importante cooperação para a ampliação do conhecimento, através de debates de temas polêmicos. Conversamos com a coordenadora do projeto, Ângela Della Flora, professora do domínio comum, da área de Sociologia e Ciência Política, que comentou sobre a importância do Projeto e sua influência para a comunidade.

Ângela explicou que o Cinedebate consiste na exibição de filmes e na realização de debates, após essas exibições. De acordo com ela, o Cinedebate é uma maneira de contribuir com a comunidade e aproximá-la da universidade, além de provocar a cultura dessa arte cinéfila, criando novos hábitos de apreciação.

As atividades do projeto tiveram início em março de 2011, sob coordenação da professora Érika, e se estenderão até dezembro. As sessões são quinzenais, sendo que elas estão abertas para a comunidade em geral, no entanto, sempre respeitando a faixa etária recomendada para cada filme.

De acordo com a professora, a escolha dos filmes que são exibidos segue alguns critérios: "Os filmes devem possuir um conteúdo crítico e reflexões sobre temáticas gerais sendo elas, culturais, filosóficas, psicológicas, tecnológicas, históricas, educacionais, de saúde, entre outras. Damos preferência para filmes fora do circuito comercial".

Della Flora ressaltou que o debate realizado após a exibição do filme tem por objetivo socializar os conhecimentos, ajudar na compreensão do filme e ampliar nossos conhecimentos sobre as temáticas discutidas. "Cada pessoa interpreta uma situação de forma diferente e podemos assim, através do debate, socializar essa diversidade de interpretações que possibilitam a troca de ideias e nos fazem refletir mais".

A professora ressaltou que o debate realizado após a exibição do filme tem por objetivo socializar os conhecimentos, ajudar na compreensão do filme e ampliar nossos conhecimentos sobre as temáticas discutidas. "Cada pessoa interpreta uma situação de forma diferente e podemos assim, através do debate, socializar essa diversidade de interpretações que possibilitam a troca de ideias e nos fazem refletir mais".

Ela também salienta que após as sessões dos filmes, o debatedor não é necessariamente um bolsista ou voluntário do projeto, mas podem ser também, professores, técnicos administrativos, alunos, assim como qualquer pessoa da comunidade que se disponha a debater o tema representado no filme.

A professora ainda destaca que a participação de bolsistas e voluntários no projeto é fundamental, pois eles fazem o trabalho de divulgação do Cinedebate, registram os participantes das sessões, além de lerem textos referentes às temáticas discutidas no debate, para que eles possam já estar instrumentalizados e possam também debater o filme. Dessa forma, também, eles podem ampliar seus conhecimentos de uma maneira mais dinâmica e interativa. "A partir do Cinedebate eles podem ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades intelectuais com a leitura e com a cultura cinéfila", finaliza Della Flora.

O projeto conta com uma bolsista, Tiely Pedroso, do curso de nutrição, e, como voluntários, Angélica Werkhausen e Geovana Gionbelli, também alunas do curso de nutrição, e Willian Cândido, graduando da 4ª fase de ciências.

Conversamos com a voluntária Angélica, que nos contou que está gostando muito de participar do projeto, pois ele é muito interessante e divertido, já que além de contar como uma atividade extracurricular, o Cinedebate é também uma forma de lazer. Ela destacou que espera que no de 2012 o projeto possa dar continuidade e que ele seja ainda mais divulgado, tendo assim um maior reconhecimento.

Os projetos de extensão da UFFS têm como objetivo proporcionar uma interação entre a comunidade e a universidade, promovendo uma maior proximidade entre ambas, ampliando os conhecimentos e aprendizados de seus participantes. Este objetivo certamente é atingido pelo projeto Cinedebate, já que ele proporciona uma troca de ideias e interpretações entre os participantes, aproximando-os através da cultura cinéfila, que além de ser uma forma de aquisição de conhecimentos é uma forma de diversão e interação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário