quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dia do Professor

Artigo de opinião

De uma simples comunicante para todos os atuais e futuros professores



Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Muitos podem ser contrários ao que vou descrever, no entanto, não quero perder a esperança de que a situação mudará. Poderia utilizar-me destas linhas para destacar ainda mais o lado negativo da educação e, consequentemente, o trabalho do professor. Mas, me recuso a salientar ainda mais o que tantas pessoas e a mídia, no geral, retratam todos os dias. A educação é focada somente quando alguma tragédia envolve o círculo escolar, e claro que isso dura apenas alguns dias, visto que o fluxo de notícia é constante e o que aconteceu não é mais importante.


Dias atrás estava a conversar com um conhecido a respeito de nossos gostos e o que fazíamos e ele largou a seguinte frase: “Além de gremista, vai ser professora”. Tive que me conter para simplesmente não dar-lhe um bofetão. Para os que ainda não entenderam minha revolta, explico. O time do Grêmio não é dos melhores, e seus torcedores penam com isso. Ou seja, meu conhecido estava querendo dizer que eu iria sofrer duplamente, pois era só isso que a profissão a qual eu escolhera iria me proporcionar.

Acredito e afirmo que não. Enfrentarei problemas, talvez sim, mas do que é feita a vida se não de obstáculos para serem superados? Serei uma professora sim, e queres saber por quê? Porque só vejo a melhora das pessoas por meio da educação, aquela que vem de casa e a que recebemos na escola. Penso que é por atitudes pequenas que ganhamos batalhas. Ao ensinar os alunos, o professor está ensinando, além do conteúdo, a possibilidade de uma leitura do mundo, da realidade que o cerca.

É, de fato a realidade não é um conto de fadas, portanto devo abandonar o barco? Penso que não. Muitos dirão que os alunos não gostam da escola, que preferem ficar na frente do computador ou pendurados no celular. Claro que isso é, em certos casos, verídico, transformar as pessoas em seres alienados é bem mais fácil do que mediá-las ao intelecto, ou seja, fazer com que construam a própria opinião, sejam críticos da sua vida.

Antes de terminar, ainda me pergunto: o que seria das demais profissões sem o professor? Entendo que o ensino precisa de mudanças para acompanhar as transformações de mundo, mas isso não acontece de uma hora para a outra, além de boa vontade, necessita-se também de investimento pesado.

Mas, enquanto as mudanças, a passos lentos, vão sim ocorrendo, deixo aqui um abraço a todos os atuais e futuros professores que acreditam no seu papel na sociedade e que não perdem a esperança de dias melhores.

Feliz dia do professor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário