quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Uma semana diferente

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)


                                                                                                     Flavia Rommel (Ciências-UFFS)
Estudantes e professores reunidos para assistir os vídeos,
os quais eram uma das atividades que os alunos
realizaram durante a programação geral.
 Quem disse que só se aprende dentro da sala de aula, entre quatro paredes? O ensino-aprendizagem quebra essas barreiras e clama por atividades extra-classe. E foi pensando nisso que a direção, juntamente com professores e pais, promoveram a Semana Cultural do Colégio João Paulo II. Os alunos também acataram o evento, no qual realizaram inúmeras atividades encantaram a disputa com muitos gritos, palmas e torcida.


Como conta a diretora do colégio, Leila Leão, essa Semana já estava presente no calendário escolar desde o início do ano, no entanto foi necessária a colaboração de vários grupos de pessoas que se dispuseram a motivar os alunos e os próprios organizadores, para demonstrar que pode-se estudar de forma diferente.

Quando questionada sobre como se constrói uma relação entre o aluno e a escola, a diretora afirma que “é uma questão de respeito”. Ela explica que o fundamental dessa relação acontecer é o respeito entre direção, alunos, servidores e isso aumentou ainda mais na Semana Cultural, porque todos, de algum modo, conseguiram orientar uns aos outros fora do espaço da sala de aula. Para finalizar, a diretora Leila destaca que “a Semana só ocorreu com a colaboração dos alunos, das famílias, dos professores e funcionários da escola”.

Na Semana Cultural, cada série correspondia a uma determinada equipe, exemplo 8ª A , 7ª B e assim por diante. Aos alunos foram propostas várias atividades que já começaram a ser desenvolvidas em metade do mês de setembro, pois demandavam mais tempo e não poderiam ser reallizadas apenas na Semana Cultural. As atividades propostas foram as seguintes:


  A pontuação ocorreu da seguinte maneira:


  Além dos pontos, havia um bônus nas atividades. Conforme as atividades iam sendo desenvolvidas, as equipes ganhavam bônus de 300, 100 e 50 pontos na classificação. A equipe vencedora foi as séries 8ª A e 7ª B, ambas com 6.000 pontos no quadro final e a 5ªC ficou com o terceiro lugar. Aos campeões, além do reconhecimento pelo bom trabalho, foi proporcionado um passeio no sítio Fies, um resort localizado próximo à cidade de Realeza e que atrai várias pessoas da região.

O Comunica também ouviu os alunos, afinal todos os trabalhos desenvolvidos foram para o enriquecimento da aprendizagem deles. Para a aluna Géssica Zanon, da 8ªB, todas as atividades foram legais e ela adorou fazê-las e esse foi um momento de interagir com as demais séries, portanto é muito importante que esses momentos acontecem novamente.

Ela destaca que a atividade mais legal foi a apresentação que, no caso da turma dela, foi uma dança, que necessitou de muitos movimentos, o que foi muito divertido. A dança demonstrada foi “Waka-waka” da famosa cantora Shakira. Géssica diz que o grupo de dança era composto por 9 meninas, e que os movimentos foram pesquisados na performace original, no entanto, vários novos passos foram colocados na versão do grupo.

Colega de Géssica, Alini Clara Baú, também da 8ª B, afirma que gostou de várias atividades. Porém, se é para escolher, a mais interessante foi montar a maquete da aula do PIBID, essa não era uma das atividades do colégio, mas junto com os professores do reforço, foi construída a maquete de uma cidade sustentável, que foi mostrada na terça-feira às demais pessoas do colégio. Alini justifica que por meio desse trabalho ela conseguiu entender melhor o funcionamento de uma usina eólica, e espera que os demais também tenham compreendido.

Alini coloca que é importante que atividades desse porte aconteçam, já que possibilitaram o conhecimento da diversidade de outras culturas, por meio das apresentações dos grupos e também proporciona um aprendizado maior sobre outros assuntos, como energia eólica, por exemplo. Nesse espaço, foi possível ocorrer a troca de ideias e informações entre as turmas, finaliza Alini.

                                                                                                                     Jéssica Pauletti/Comunica
Grupo da 8ªB aguardando o início da música
“Waka-waka” que foi apresentada aos demais
colegas do colégio.
Para finalizar a Semana Cultural, ocorreu um jantar, na noite de sexta-feira, entre professores e funcionários do colégio João Paulo. Esse evento foi ao encontro da comemoração do dia do professor, que ocorreu no sábado, quinze de outubro.

Toda a programação necessitou de planejamento e engajamento de muitas pessoas. Mas deu para perceber no rosto de cada um que todo o trabalho foi válido. O espiríto de competição despertou o interesse e a vontade dos estudantes que não mediram esforços para realizar as atividades. Como nesse ano a Semana Cultural foi um sucesso, espera-se que ela se realize novamente ano que vem, que possibilite a inserção de mais pessoas nesse trabalho e que proporcione os mais diversos conhecimentos aos estudantes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário