quinta-feira, 31 de maio de 2012

CTG Sinuelo da Saudade

Por Bruna Siqueira (Colégio Real)


Mas, afinal, o que é CTG? CTG significa Centro de Tradições Gaúchas. Todo CTG pertence a uma RT (Região Tradicionalista), que está filiada a um MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Como a maioria das cidades desbravadas por gaúchos, Realeza também tem o seu CTG, que se chama CTG Sinuelo da Saudade, pertencente a 11ª RT do MTG Paraná.

O CTG Sinuelo da Saudade foi criado em 15 de junho de 1974, quando um pequeno grupo de jovens, sentindo a falta de suas raízes, decididos, sensibilizaram um grande número de pessoas interessadas e deram início à construção de um galpão, que em apenas um mês foi finalizado e inaugurado oficialmente, com grande festa, em 08 de novembro de 1974.

 A entidade teve como primeiros patrões de honra Rubens Cesar Caselani e João Batista Teixeira Lessa. O cargo de primeiro patrão foi assumido por Aldo Civa e de vice-patrão por Giacomo Marcante.

 Ao longo de sua trajetória, 20 patrões já assumiram a entidade, todos eles foram muito importantes e trabalharam em prol da instituição. Além de Aldo Civa, foram eles: Vilson Pompermaier, Amélio Civa, Anísio Picolotto, Itacir Dalmolin, Jocelino Martini, Cristiano de Carli, Zílio Zanandrea, Marialvo Castilhos de Moraes, Gerson Zamboni, Augusto Damaceno, Ari Rios, Hugo Pieri, Fioravante Dors, José Luiz Bortoli, Gerson Zamboni (Patrão Interino), Elvio Rodrigues Dutra, Leonel Domingos Zeni, Ademar Arlindo Herbe e atualmente Ângelo Michelão.

 O CTG Sinuelo da Saudade tem como lema “Na terra dos pinheirais queima ardente a chama da tradição” que traz à tona os imensos pinheirais que faziam parte da paisagem realezense daquela época.
A estrutura organizacional é composta por 4 invernadas: cultural, artística, esportiva e campeira; e duas sedes: social e campeira.

A invernada campeira tem sua sede na zona rural, onde há uma grande área de mata nativa, e um espaço de lazer, com uma cancha para rodeios e local próprio para abrigar cavalos dos sócios. As principais atividades desenvolvidas por essa invernada são rodeios e cavalgadas.

 A invernada esportiva tem sua estrutura junto à sede social. Suas principais atividades são os jogos de bochas e bolão. São realizados campeonatos entre CTG’s.

 A invernada artística mantém grupos de danças tradicionais gaúchas, nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil e adulta. O principal objetivo é manter viva a tradição das artes, tanto danças, como músicas, cantos, poesias. No CTG Sinuelo da Saudade prioriza-se as danças tradicionais, com o objetivo de representar o município em rodeios artísticos por vários locais do estado.

 A invernada cultural tem como principais características realizar os concursos internos de prendas e peões birivas (representantes do CTG) e preparar os vencedores para a próxima fase. Os concursos são provas (teóricas e práticas), que medem os conhecimentos gerais, mas principalmente acerca do tradicionalismo gaúcho. São realizados a cada 2 anos e os interessados se inscrevem conforme a categoria: peão ou prenda, mirim, juvenil, adulto ou veterano. São classificados até 3 por categoria e esses são identificados, o peão pelo bóton e a prenda pela faixa, nos quais vai escrito categoria, colocação e CTG. Durante os dois anos, peão e prenda usam as identificações em todos os eventos tradicionalistas.

 Na sede social do CTG, são realizadas todas as atividades culturais e artísticas, e ainda são realizados almoços, jantares e grandes fandangos.

Todos são bem-vindos, pois as portas do CTG Sinuelo da Saudade não tem tramela, se aprochega, TCHÊ !



Invernada Mirim do CTG Sinuelo da Saudade, durante Rodeio em Capanema – PR



Invernada Juvenil do CTG Sinuelo da Saudade, durante Rodeio em Capanema – PR

Um comentário: