segunda-feira, 30 de junho de 2014

A dança que embala os corpos

 Alunos do Colégio Estadual Guilherme de Almeida aprendem mais sobre o Tango

Por: Vitória Scalabim 1ªA


 No dia 04 de junho de 2014, no Colégio Estadual Guilherme de Almeida, ocorreram aulas de tango, dança típica dos países hispânicos. Essas aulas de dança foram oferecidas por alunos do Curso de Letras: Português e Espanhol, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Realeza.
Segundo informações fornecidas pelos acadêmicos, os primeiros passos de tango foram dançados nas ruas, nos bares e nos bordéis de Buenos Aires, no início do século XIX, sendo que o bandonéon foi levado para a capital Argentina pelos imigrantes alemães.
O tango é uma forma de expressão na qual os corpos se aproximam numa intimidade maior que qualquer outro tipo de dança, enquanto as pernas se movem com uma velocidade e destreza incomparáveis.
 A identidade do tango está na combinação de sensualidade, relaxamento e intimidade da parte superior do corpo que contrasta com a dança quase marcial executada pelas pernas, simbolizando o abandono e a resistência do estado de paixão amorosa.
O som que embala esse tipo de dança tem uma expressão sublime e vibrante e aborda diferentes sentimentos, que vão desde o êxtase, a paixão e a conquista até a melancolia e o lamento. O tango é a própria vida em forma de arte, vivida de uma forma complexa e profunda.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário