quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Voltando à rotina universitária

Por: Aline Holdefer (Letras:Português e Espanhol)



     Estamos iniciando mais um semestre letivo em nossa universidade. A moleza acabou! Novas responsabilidades estão surgindo e muito, muito trabalho nos espera. 

     As últimas férias mal deram para descansar. Foram apenas duas semanas que passaram tão rápido, como num piscar de olhos. Aos que moram longe dos seus familiares, o tempo para matar a saudade foi breve. Nada de muita enrolação. Na verdade, para muitos nem foram bem férias, pelo fato de que algumas atividades ficaram pendentes, ou mesmo leituras que deviam ser feitas para o semestre seguinte tinham de ser concretizadas.

     Estar em uma universidade requer muitas vezes deixar nossa vida social de lado para poder dar conta do recado. Afinal, passar algumas noites em claro estudando são coisas típicas da vida de um estudante universitário. Quem nunca ficou até altas horas da noite, terminando algum trabalho, preparando aulas, estudando para alguma prova ou para apresentar algum seminário, fazendo relatórios, fichamentos, resenhas, artigos, enfim, tudo quanto é coisa que esteja relacionada com a formação acadêmica?

     E o que falar do final do semestre? Uma loucura total! Em que tudo se acumula, trabalhos e mais trabalhos, e você não sabe por qual deles deve começar. E então bate um desespero, uma angústia, uma vontade de jogar tudo para o alto, desistir do curso, chorar, mas então você para e pensa, lembra que é o seu sonho e, por mais difícil que seja, não é impossível. Nada é impossível desde que se tenha persistência, é necessário aguentar firme e jamais se deixar levar pelo impulso do momento e desistir de um sonho.


     Creio que existem duas palavras-chave que são de extrema importância para um bom desempenho na carreira de um acadêmico. São elas: persistência e dedicação. Com elas, você vai longe! Se elas estiverem presentes, pode ter a certeza que chegará ao final do semestre, com aquela sensação de dever cumprido. E acima de tudo, saber que todo esse esforço valeu a pena, e que nada foi em vão.

     Além disso, melhor ainda é saber que ao fim desse ano teremos as nossas merecidas férias, pois devido à greve do ano de 2012 o calendário acadêmico passou por diversas modificações para que os prazos ficassem ajustados, e, com isso, os períodos de férias foram sempre curtos. Por fim, deixo aqui meus sinceros votos de um bom e produtivo semestre a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário