quarta-feira, 1 de outubro de 2014

1° Nutriday comemora o dia do nutricionista

Por Yana Cristina de Barba (Nutrição/UFFS)

O Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza realizou, em comemoração ao dia do nutricionista (31 de agosto), o 1° Nutstriday. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico de Nutrição (CAN),aconteceu no dia 03 desse mês, na Casa da Cultura do município de Realeza,e teve a participação de palestrantes, professores e alunos docurso. A abertura do evento contou com a presença do vice-reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli, do Coordenador Acadêmico, Clóvis Alencar Butzge, da atual Coordenadora do Curso de Nutrição, Profa. Ms. Amélia Dreyer Machado, e da Presidente do Centro Acadêmico de Nutrição, Fernanda Silvestre, dentre outros professores e alunos. 


As palestras realizadastiveram como temaassuntos ligados à área de Nutrição:“Abordagem clínica na pancreatite crônica alcóolica”, ministrada pela Profa. Ms. Angélica Melhem, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e “Resíduos de pesticidas em alimentos após processamento”, ministrada pela Profa. Dr. Liziara da Costa Cabrera, da UFFS. 

Na primeira palestra, a professora Angélica destacouque uma das principais causas do desenvolvimento da pancreatite crônica é o álcool, isto é, o consumo de 150 a 200 gramas de etanol durante cerca de 10 anos contínuos levam ao progresso dessa doença. Ela também abordou os sintomas da pancreatite, como a dor abdominal e a perda das funções endócrinas e exócrinas do pâncreas, e, ainda, alguns tratamentos clínicos, como as avaliações antropométricas, com o acompanhamento dos pacientes simultaneamente.

Na segunda palestra, a professora Liziara abordou o emprego de pesticidas nos cultivos caseiros e nos processos industriais utilizados em alimentos. Ela ainda enfatizou os efeitos nocivos à saúde causados por essesresíduos tóxicos quando encontradosnos produtos frescos, crus ou processados. A professora tratou também em sua palestra dos métodos de manipulação que minimizam a presença desses resíduos.

A receptividade de tais atividades entre os alunos de Nutrição da UFFS foi um dos destaques do evento. Em conversa com Julia Carvalho, aluna da 2ª fase de Nutrição,foi salientadaa grande importância das palestras para a formação acadêmica, enfatizando a atuação do profissional também na área clínica: “o papel do nutricionista, além de todas as avaliações dietéticas, também inclui a orientação dos pacientes, quase como um psicólogo”. Referente à palestra ministrada pela Profa. Dr. Liziara, Julia comentou que “os agrotóxicos estão muito presentes no nosso dia-a-dia e por isso o tema escolhido foi ótimo, demonstrando como podemos diminuir a quantidade de resíduos através de uma manipulação adequada”. 

No evento destacou-se a grande contribuição do 1° Nutriday ao curso de Graduação em Nutrição, ressaltando-se a importância dos acadêmicos do curso nesse processo, assim como dos docentes da universidade. Espera-se que, com o sucesso do 1º Nutriday, os próximos possam tratar de temas tão significativos como este e que possibilitem a participação de um público cada vez maior.

Yana de Barba/UFFS
Palestra ministrada pela Profa. Ms. Angélica Melhem.


Um comentário: