Projetos envolvem alunos bolsistas de Iniciação Acadêmica de todos os cursos.
Por Marina Rodrigues (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)
A Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, contemplou com bolsas de estudo 32 acadêmicos de baixa renda para participarem de projetos de Iniciação Acadêmica. Todos os cursos tiveram alunos contemplados, os quais, desde o dia 16 de agosto, estão sendo orientados pelos professores do campus.
Segundo o diretor do Campus Realeza, Prof. Dr. João Alfredo Braida, “as bolsas para os alunos são uma ótima forma de se dedicar à graduação, são projetos de pesquisa e de extensão que estão sendo desenvolvidos, e têm relação com a realidade e a demanda regional. Para a Universidade, é uma ferramenta para futuramente desenvolver projetos científicos além de ser um dos itens de avaliação do MEC”.
O pedagogo Silvani da Silva afirma que “o perfil da UFFS é incluir e atender a população local que tem dificuldades financeiras de estudar”. Conforme Silvani, o objetivo do programa de bolsas “é conseguir que os alunos não só entrem na universidade, mas também consigam se manter no curso, ter um bom desempenho, e futuramente ser um profissional de qualidade”.
Projetos em desenvolvimento
A Profa. Dra. Carina Franciscato está desenvolvendo juntamente com os alunos Maurício Iakumi, Fabio Bernardo e Jéferson Moura, do Curso de Medicina Veterinária, o projeto “Estudos das principais enzimas usadas como auxílio em diagnósticos de enfermidades em Medicina Veterinária”. A intenção desse projeto é que os acadêmicos aprendam a utilizar os meios laboratoriais para auxiliar nos diagnósticos de doenças.
O Curso de Medicina Veterinária conta também com o projeto do coordenador do curso, Prof. Dr. Adolfo F. da Silva Neto, o qual desenvolve um estudo sobre “Sanidade Animal: Doenças Infecciosas do Gado Leiteiro”. Segundo o professor, “a intenção é preparar um grupo de alunos quanto a esse problema voltado para a agricultura familiar. Tendo um conhecimento da teoria, os acadêmicos terão maior desenvoltura na área e a partir do momento que a instituição investe em formação ela terá lucros”. Os orientados do professor Adolfo são: Douglas Lunardi, Camila Barom e Julia Wronky.
O Prof. Ms. Aparecido F. Bertochi está desenvolvendo o projeto “Cinema itinerante: cultura & meio ambiente”, com o objetivo de proporcionar lazer por meio do cinema aos trabalhadores rurais que raramente têm oportunidade de ir a um. Estão participando do projeto quatro alunos bolsistas, do Curso de Medicina Veterinária são três, Ronaldo Picolli, Sandro Bonfanti e Danieli Zanalatto, e uma acadêmica do Curso de Ciências, Daniele Vieira, além de quatorze acadêmicos voluntários.
O Prof. Dr. Clóvis Caetano juntamente com os acadêmicos Willian H. C. Moura e Dionemar Belende, do Curso de Ciências, estão desenvolvendo o projeto “Novas Tecnologias no Ensino de Física”, que visa o desenvolvimento intelectual dos acadêmicos envolvidos, no que diz respeito à leitura, compreensão e discussão de textos científicos, tendo o primeiro contato com a pesquisa científica, além de um catálogo com a descrição de softwares e páginas da internet dedicados ao ensino de Física.
Também estão sendo desenvolvidos outros projetos no curso de Ciências. A Profa. Dra. Mirian Schröder está orientando o projeto “Leitura e Ensino de Ciências”, o qual envolve as alunas Eliangela P. de Carvalho, Flavia L. Rommel e Gisele Trevisan. O outro projeto é “Avaliação dos efeitos antimutagênicos do fototerápico vittis® em mamíferos”, que está sendo orientado pelo Prof. Ms. Vitor Hugo de Souza e desenvolvido pela bolsista Jéssica de Souza juntamente com alunos voluntários. A Profa. Ms. Caroline Voltolini está organizando um grupo de estudos sobre “Educação Ambiental”. Fazem parte desse grupo alunos do Curso de Ciências Edson Frozza, Maiara Fantinelli e Tatiana Palinski, além de alunos voluntários.
Já o Curso de Nutrição está desenvolvendo projetos com caráter de extensão. A coordenadora do curso, Profa. Dra. Rozane T. Bleil, juntamente com as professoras Ms. Camila E. Rossi e Ms. Erika M. T. Chiacche estão trabalhando com as alunas Angélica Werkhausen, Francieli Queiroz, Cinthia Ansolin, Zélia Ávila, Angela Guarda, Marcieli Fachinello, Saragane Marcianik. Cada professora realiza um projeto específico, os quais compõem uma sequência de estudos. O primeiro projeto chama-se “Mulheres associadas à Cooperativa da Agricultura Familiar” com a professora Camila; o segundo intitula-se “Padronização de receitas produzidas pelas agentes comunitárias de desenvolvimento e crédito da agricultura”, sob orientação da professora Rozane; e o terceiro que corresponde à finalização dos três projetos, é chamado “Rotulagem nutricional para alimentos produzidos por agentes comunitárias de desenvolvimento e crédito junto à agricultura familiar”, o qual está sendo desenvolvido pela professora Erika.
De acordo com as professoras Camila e Erika, os alunos terão contato com o conteúdo específico de Nutrição. As professoras afirmam que o conhecimento prático é uma preparação para se ter subsídios para atender a demanda social, é a concretização do eixo ensino, pesquisa e extensão que é abordado desde a sala de aula.
O próprio "Projeto Comunica” faz parte desse programa de bolsas. Os integrantes desse projeto são de vários cursos, contando com os acadêmicos bolsistas Ângela Roman e Leandro Hillesheim, de Medicina Veterinária, e Marina Maria Rodrigues e Patrícia dos Santos, de Letras, além de sete acadêmicos voluntários. O “Projeto Comunica” conta com cinco orientadores: Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, Profa. Ms. Luciana Iost Vinhas, Prof. Ms. Marcos Roberto da Silva, Profa. Ms. Mirian Schröder e Profa. Ms. Sabrina Casagrande.
Parabéns pela matéria Marina.
ResponderExcluirÉ bom saber quais são os projetos e os acadêmicos que estão fazendo parte!