terça-feira, 29 de março de 2011

Projeto Cinedebate oferece exibições de filmes quinzenalmente

Professora da UFFS desenvolve projetos de extensão com reflexões sobre obras cinematográficas

Por Charline Barbosa (Projeto Comunica/UFFS-Realeza)

A UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - em seu segundo ano letivo, oferece projetos de extensão que favorecem a integração da comunidade acadêmica com seu meio externo. O projeto 'Cinedebate: exibições comentadas de filmes e documentário', coordenado pela Profª Érika Ciacchi, promoverá sessões que serão realizadas nas dependências da Casa de Cultura de Realeza. Sendo assim, há, desde o início do projeto, uma parceria entre a UFFS e a Secretaria de Educação e Cultura de Realeza. Além disso, vale enfatizar a presença da Programadora Brasil, pois será através dela que o projeto terá acesso aos filmes exibidos nas sessões.

A participação da população realezense contribuirá efetivamente para a expansão e para uma futura permanência do cinema na cidade de Realeza, através da participação dos debates e, consequentemente, na formação e crescimento da cultura já presentes no município, deixa claro a professora Érika. Por meio destas ações, deverá ser fixada a ideia da transformação do projeto de extensão em uma realidade permanente, também um objetivo do projeto.

Em entrevista, o bolsista participante do projeto, Willian Henrique Cândido Moura, apresentou o funcionamento das atividades direcionadas ao público. Elas serão desenvolvidas através da exibição de filmes e documentários, por meio de projetor multimídia no formato DVD. Isso acontecerá quinzenalmente, nas terças-feiras, às 19 horas, e aos sábados, às 15 horas, com a repetição do filme exibido na segunda sessão. Após a exibição do filme, os presentes participarão de um debate, que, segundo Willian “será iniciado com o levantamento de questões ou por uma reflexão inicial do ministrante”. A escolha da temática dos filmes será feita através de critérios didáticos pelo grupo envolvido no projeto, que são professores, alunos bolsistas e voluntários. Willian também disse que, além da oportunidade em assistir filmes e debatê-los, serão entregues certificados comprovando a participação e oferecendo horas de atividades complementares.

O projeto terá como informativo o mural da UFFS, constando nome do filme, duração, sinopse e outras características sobre o filme a ser exibido na semana seguinte. O convite estende-se a todos.

                                                                                                 Christiano Castellano
Profa. Érika Ciacchi inicia as atividades do projeto “Cinedebate”

Nenhum comentário:

Postar um comentário