terça-feira, 26 de abril de 2011

Campanha de Educação contra a Dengue em Realeza


Por Maria Eduarda T. P. Collaço

A Prefeitura Municipal de Realeza com parcerias de escolas do Município, iniciou uma Campanha de Educação Contra a Dengue no dia 8 de abril. Essa atividade tem como objetivo, conscientizar os habitantes de Realeza e procurar possíveis focos do mosquito dengue. Essa atitude foi tomada, pois já foram comprovados 13 casos da doença na cidade.

O trabalho foi uma iniciativa da Prefeitura de Realeza que obteve a colaboração das principais Instituições de Ensino da cidade: Colégio Dom Carlos, Colégio Independência, Colégio João Paulo II, Colégio Menino Jesus, Colégio Real, Colégio Santo Antônio e a Universidade Federal da Fronteira Sul, totalizando aproximadamente mil jovens e crianças.

Com orientação da Secretária Municipal da Saúde, Camila Eduarda Viano, os jovens que foram separados em grupos por bairro, na sexta feira pela manhã e pela tarde, efetivaram a campanha, fiscalizando os terrenos em busca de possíveis focos de mosquitos e conscientizando os moradores. Mesmo com esse trabalho, a aluna do Colégio Real, do 2º ano do Ensino Médio, Juliana Gregal, achou que não foi o suficiente para conscientizar os moradores: “Acredito que para as crianças que ali estavam com o grupo do colégio e professora, elas se conscientizaram. Já para os moradores do bairro, ajudou apenas na forma de pensar.”

Os moradores receberam muito bem a maioria dos jovens. Além dos elogios, também os convidavam para entrar, como ocorreu na casa de dona Rosângela: “Meus queridos, vocês não desejam comer alguma coisa? Tomar um tererê? Podem entrar, fiquem a vontade!” A estudante do Colégio Real do 2ª ano de Ensino Médio, Bianca de Toni conta sobre a sua experiência na Campanha: “Fomos bem recebidos pelas casas, todos bem humildes sem nenhum preconceito conosco. Mas percebemos que há uma desigualdade entre as famílias, uns tem mais outros menos, faz parte da sociedade”.

Os jovens coletaram aproximadamente 3 toneladas de lixo, que continham ou poderiam vir a conter água parada. Um verdadeiro perigo, pois é aí que as larvas se desenvolvem.

Além de atingir seu objetivo, a campanha também trouxe outros benefícios para a comunidade de Realeza. Como a promoção de interação dos jovens, adolescentes e crianças de todos os bairros. O coordenador Pedagógico do Colégio Real, Sr. Samir Woof comentou a respeito da importância do acontecimento: “Foi uma ótima experiência para os nossos alunos, porque viram uma realidade diferente da deles e alguns até ficaram muito surpresos com a baixa qualidade de vida que perceberam em sua própria cidade”

A campanha foi concluída com sucesso. Grande parte dos moradores foi conscientizada sobre as medidas que devemos tomar para ajudar a combater a dengue. E, para reforçar, vale lembrar: fique atento a objetos que podem acumular água parada, procure sempre retirar a água acumulada e lavá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário