terça-feira, 26 de abril de 2011

¿ Por qué hablar español?


Por Bruna Madey Dalarosa e Daniela Zerbielli

O ensino de línguas vem se expandindo cada dia mais, não apenas em escolas especializadas e universidades, mas também no Ensino Médio. No Paraná, existe o Centro de Estudos de Línguas Estrangeiras Modernas – CELEM, que oferta atualmente nove idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano.

No Município de Realeza, o Colégio Doze de Novembro oferece, desde 2008, o Curso de Língua Espanhola através do CELEM.

Devido ao número expressivo de interessados na aquisição de uma língua estrangeira, surgiu a oportunidade de proporcionar esse aprendizado aos alunos da Rede Estadual de Educação Básica, matriculados no Ensino Fundamental (anos finais), no Ensino Médio, Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também se estende aos professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções na rede estadual, bem como à comunidade.

Em entrevista ao Comunica, a professora de língua espanhola Geraldina Gamla Bedin, afirma que: “O CELEM é uma oportunidade para os alunos e para a sociedade, porque hoje em dia aprender uma nova língua estrangeira auxilia na busca do emprego e também na hora de realizar o ENEM”.

Em Realeza, o trabalho produzido através do CELEM tem contribuído de maneira significativa na realidade educacional, com oportunidades de melhoria na perspectiva profissional, conhecimento das línguas e preservação da cultura das etnias formadoras do seu povo. É importante ressaltar que o domínio de uma segunda língua reelabora conceitos e visões de mundo, partilhando os saberes necessários para o exercício da cidadania.

Segundo Alvarino Andrade, aluno já formado pelo CELEM em língua alemã, na cidade de Toledo, “o Curso de línguas estrangeiras proporciona ao aluno a oportunidade de aprender novos costumes, hábitos e tradições, que são totalmente diferentes das que conhecemos”. O ensino de língua estrangeira possibilita ao aluno uma visão de mundo mais ampla, inserindo-os na sociedade como participantes ativos, não limitados à suas comunidades locais, mas capazes de se relacionar com a sociedade. A aluna Laura Siqueira, que está no 1° ano do curso de língua espanhola, confirmou: “O curso é muito bom e, além disso, é de extrema importância aprender uma nova língua, ainda mais o espanhol que é falado em nossos países vizinhos.

O Colégio Estadual Doze de Novembro conta com um Curso Básico de Espanhol com dois anos de duração. São quatro horas/aula semanais noturnas: na terça-feira e na quinta-feira o 1º ano e na quarta-feira o 2º ano, sempre das 19h00 às 22h15. Aos interessados, entrar em contato com a direção do Colégio Doze de Novembro pelo telefone (46) 3543 – 1172.

Um comentário:

  1. me gustaria que se comuniquen con migo em español, pues asi podriamos comunicarnos mejor. soy de Manaus

    ResponderExcluir