terça-feira, 24 de maio de 2011

Acadêmicos elegem delegado para congressos estudantis

Estão abertas as inscrições aos interessados em formar chapas para a eleição de delegados para participarem do 52º CONUNE e 43º CONUPE

Por Jéssica Pauletti

Seguindo o regimento da UNE, aprovado no 59º CONEG, realizado no mês de abril em São Paulo, o qual convocou todos universitários do Brasil a estarem presentes em seu congresso, os acadêmicos do Campus Realeza da UFFS irão eleger seu delegado para participar do 52º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE) e 43º Congresso da União Paranaense do Estudantes (CONUPE).

Para que o processo seguisse os trâmites legais, o Diretório Acadêmico designou uma Comissão Eleitoral formada pelos acadêmicos Edenilson Robson de Souza (Medicina Veterinária), Charline Barbosa e Tatiana Palinski (Ciências), a qual formulou o regimento que regulamenta as eleições de delegado. O Campus Realeza tem o direito de enviar um delegado e seu respectivo suplente, já que se enquadra entre as instituições de Ensino Superior que possuem de 1 a 1000 acadêmicos.

O que é CONUNE?

A Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes se realizará nos dias 13 a 17 de julho, em Goiânia, onde estarão reunidos estudantes de todo o país para eleger a nova diretoria da entidade, hoje presidida por Augusto Chaves. Na oportunidade, serão debatidos vários temas referentes ao movimento estudantil; Plano Nacional de Educação que está em debate na Câmara Federal; busca da consolidação da campanha “Transformar o sonho em realidade”, que tem entre suas principais reivindicações o investimento na educação brasileira de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 50% do Fundo do Pré-sal.

O que é CONUPE?

O Congresso da União Paranaense do Estudantes se realizará nos dias 18 e 19 de junho na cidade de Londrina. É um momento de pré-CONUNE, em que os estudantes do Paraná estarão pautando suas reivindicações a serem levadas ao Congresso Nacional da UNE. Outro objetivo desse encontro é eleger a nova diretoria da entidade estadual, hoje presidida por Paulo Moreira da Rosa Júnior. Além disso, serão discutidos nesse evento assuntos referentes à educação com um foco mais específico no Estado do Paraná.

Como participar da eleição?

Qualquer acadêmico do Campus Realeza pode montar uma chapa, composta por um delegado e um suplente, e enviar os nomes para o e-mail do Diretório: d.a.uffs@hotmail.com. Após, a Comissão Eleitoral entrará em contato com a chapa para entregar uma ficha, a qual deve ser devidamente preenchida e em anexo conter uma fotocópia da Declaração de Matrícula fornecida pela Secretaria Acadêmica e do Registro Geral (RG). As inscrições começaram no dia 18 de maio e se enceram às 22h30 do dia 25 de maio. Havendo a inscrição de apenas uma chapa, o processo eleitoral será dispensado, sendo declarada eleita a chapa inscrita.

Caso o processo se torne necessário, seguirá basicamente estes passos: a) depois de encerradas as inscrições, começará o período de campanha dos dias 26/05 até 31/05; b) no dia 31 de maio, ocorrerá a eleição pela manhã, das 7h30 às 11h30, e à noite, das 18h30 às 21h15; c) a Comissão Eleitoral montará uma mesa receptora em frente à Secretaria Acadêmica do Campus Realeza da UFFS.

O acadêmico só poderá votar após apresentar R. A. ou documento com foto e verificação de seu nome na lista de acadêmicos devidamente matriculados na UFFS, cedida pela Secretaria Acadêmica, a qual o próprio deverá assinar. A apuração dos votos terá início às 21h30 do dia 31/05 no auditório do Campus. Mais informações podem ser encontradas no regimento que está na íntegra no blog e mural do diretório (http://www.diretorioacademico-uffsrza.blogspot.com/).

Os acadêmicos UFFS nos congressos

Todas as universidades do país podem e devem participar do Congresso para legitimar e lutar pela garantia de seus direitos e fazer frente às lutas dos estudantes. Assim, discentes da universidade terão seus delegados, responsáveis em representá-los.

Em nome da Comissão Eleitoral, a acadêmica Charline Barbosa destacou a importância da participação dos acadêmicos da UFFS nestes congressos: “Esses são os locais onde os acadêmicos têm voz para expor suas opiniões”.

Charline ainda lembra que o CONUPE é em nível estadual, então se faz mais importante ainda, pois as questões levantadas serão levadas com muito mais força e ênfase ao nível nacional, no CONUNE. Ela afirma que essas são oportunidades para serem abordados problemas e melhorias: “Vejo que são ótimas oportunidades para que nossa Universidade, a UFFS, alcance índices satisfatórios nesta construção, que começou a pouco tempo e todos esperam que ela cresça”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário