quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bolsistas e voluntários de projetos da UFFS têm minicurso de mapas conceituais e diagramas

Por Jéssica Pauletti

Na tarde de sexta-feira, 29 de abril, e durante o sábado, 30, os bolsistas e voluntários que fazem parte dos projetos de extensão “Atividades interativas como apoio à Licenciatura em Ciências e à Educação Básica” e “Educação Ambiental no Campus da UFFS-Realeza”, respectivamente coordenados pelos professores Júlio Trevas e Caroline Voltolini, tiveram a oportunidade de participar de um minicurso ministrado por dois professores da Universidade do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), sediada em Guarapuava. Os ministrantes foram o biólogo com mestrado em Educação e doutorando em Ensino de Ciências Carlos Eduardo Bittencourt Stange, e o matemático com especialização em Física, mestre em Estatística e doutor em Ensino de Ciências Sandro Aparecido dos Santos.

Estiveram na capacitação os acadêmicos Alesandra de Lima, Ana Paula Ghioto, Denise Felicetti, Juan Corrêa, Maiara Vissoto e Suéle Felicetti, integrantes do projeto do professor Trevas; e Eliângela Carvalho e Maiara Fantinelli, alunas da professora Caroline. Além desses acadêmicos, o professor Daian Oliveira e o técnico de laboratório Orlando De Toni Júnior também participaram da atividade.

Após o término da atividade, os professores Carlos Stange e Sandro dos Santos se dispuseram a conceder uma entrevista ao Comunica, na qual falaram sobre a proposta do minicurso, a importância do intercâmbio entre as universidades e a percepção de integração que o grupo teve com eles. O professor Stange diz que o minicurso trabalha com a organização, a linguagem e os instrumentos de conceitos do ensino de Ciências, além de proporcionar uma melhor organização conceitual para o planejamento, desenvolvimento e avaliação no processo de ensino-aprendizagem de Ciências.

Stange destaca que “o grupo interagiu muito bem, nos dando uma boa resposta, tanto os acadêmicos quanto os professores”. Ainda lembra que essa foi uma oportunidade de trocar experiência e isso mostra o quanto é importante a realização de intercâmbios entre as instituições de ensino.

Sobre a atuação como colaboradores no projeto do professor Trevas, o professor Sandro explica que na Unicentro existe o “Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências” (PEPEC), do qual o professor Trevas foi um dos idealizadores e hoje é colaborador. Conforme Sandro, eles dois são colaboradores nos projetos da UFFS como forma de manter essa parceria.

Ele ainda afirma que este minicurso já foi realizado em outras instituições da educação como na Universidade Estadual de Maringá (UEM), na própria Unicentro, na Secretaria de

Educação do Estado e em algumas secretarias municipais do Paraná.

O coordenador do projeto “Atividades interativas como apoio à Licenciatura em Ciências e à Educação Básica”, Júlio Trevas, falou sobre a intenção de trazer esses professores até o campus e suas expectativas em torno do minicurso. O professor conta que essa atividade é parte do seu projeto, e serve para trazer a experiência do projeto “Instrumentalização, Demostração e Experimentação em Ciências” (IDEC) da Unicentro, vinculado ao PEPEC. A intenção é capacitar os bolsistas e voluntários do projeto da UFFS-Realeza, para que eles continuem a desenvolver o projeto em termos de teoria, encontrar bons instrumentos de aprendizagem e compreender a proposta da aprendizagem integradora.

A respeito do minicurso, Julio afirma que está satisfeito “pois mesmo que não houve a aplicação de nenhum instrumento, os participantes se interessaram pelo assunto e tiveram boa interação com os professores”. Ele ainda lembra que o grupo estará se deslocando para a Unicentro, em Guarapuava, no dia 21 de maio, quando conhecerão o “Laboratório de Instrumentalização, Demostração e Experimentação em Ciências” (LIDEC), com o objetivo de estabelecer um contato direto com as atividades interativas demonstrativas.

A professora Caroline Voltolini destaca a importância de participar do minicurso, mesmo já sendo formada: “Foi muito interessante participar, pois pude vivenciar o papel de aluno”. Como se considera leiga no assunto de mapas conceituais, ela comenta que sempre teve vontade de fazer um minicurso sobre esse tema, mas somente agora surgiu a oportunidade. Ela ainda lembra que o professor precisa se atualizar: “Isso não foi visto em minha graduação e portanto só acrescentou em meu conhecimento”.

A acadêmica e voluntária Maiara Vissoto conversou com o Comunica a respeito da sua participação na capacitação, bem como essa atividade pode auxiliá-la futuramente e os pontos principais destacados por ela acerca do minicurso. Perguntada se já havia participado de uma atividade como essa, ela afirma que já tinha uma base sobre o assunto, pois participou de uma oficina em Guarapuava no ano passado, juntamente com dois colegas de curso, mas nesses dois dias de capacitação ela teve a oportunidade de aprofundar muito mais do que conhecia sobre mapas conceituais e diagramas.

Quanto à formação futura como professora de Ciências, Maiara ressalta que a capacitação pode contribuir no planejamento de uma aula, assim como ajudar na formação de conceitos que relacionam as disciplinas de Ciências.

Ela finaliza destacando os dois principais pontos observados por ela nessa atividade. O primeiro destacado é que, na maioria das vezes, tem-se certos significados e conceitos sobre algo, mas quando são sistematizados, começa-se a perceber que “aquilo que acreditávamos não é coerente quando organizamos em um esquema, como os mapas conceituas ou os diagramas em árvore, assim, muda-se totalmente o conceito” enfatiza a acadêmica. O outro ponto notado por Maiara no minicurso é a necessidade de planejar as aulas para cada nível da Educação Básica.

O professor Júlio Trevas tem a intenção de futuramente trazer os dois professores, Carlos Stange e Sandro dos Santos, para ministrarem o minicurso de mapas conceituais e diagramas para os professores de Ciências da Educação Básica do Munícipio de Realeza.

                                                                                                                                        Comunica
  Participantes no Laboratório de Informática
 da UFFS ao final do minicurso


Quer saber mais sobre mapas conceituais?

 
*Leia o artigo de Marco Antonio Moreira: “Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa”
Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf

Exemplo de mapa conceitual encontrado nesse artigo, ele foi elaborado pelos professores Hugo Fernandez, Marta Ramirez e Ana Schnersch em uma oficina pedagógia sobre mapas conceituais realizado em Bariloche, Argentina, 1994.


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