Devido à Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Realeza teve um grande crescimento, tanto em habitantes quanto em moradias e comércios
Por Bruna Madey Dalarosa
A chegada da UFFS em Realeza se tornou um marco muito importante para o crescimento da cidade, pois os moradores ganharam expectativas e esperanças de melhoria nas suas vidas.
Na década de 1960, a cidade de Realeza iniciava com o extrativismo da madeira de pequena escala e comércios, como as famosas “bodegas”, que vendiam roupas, alimentos e bebidas. Um exemplo de comércio antigo que ainda existe aqui em Realeza é a mercearia Do Jorge, a qual iniciou com a venda de artefatos de caça e pesca e que com o tempo passou a vender alimentos e bebidas em geral.
Iniciada a evolução da cidade, mudanças surgiram e uma das primeiras foi no setor administrativo, onde os pais começaram a passar o comando de seus estabelecimentos para seus filhos.
Com a vinda de novos habitantes, surgiram novos comércios e junto com isso a concorrência e a necessidade das lojas se melhorarem para conseguir acompanhar o ritmo de inovação da cidade. Sendo assim, Realeza ganhou uma nova cara, com lojas reformadas, pintadas e equipadas para darem maior conforto aos seus consumidores.
Uma das grandes novidades para os realezenses é o restaurante Bistrô, um lugar pequeno e simples, porém muito aconchegante que serve massas, risotos e lanches. O qual surgiu com a motivação do desenvolvimento da cidade, apostando na expansão e nos novos habitantes com diferentes gostos e paladares.
Segundo Júlio César Leão Pedroso, dono proprietário e chefe de cozinha do restaurante Bistrô, o novo negócio superou suas expectativas: “Deu muito mais movimento do que esperava. A cidade tem público para uma comida mais refinada. Esta dando certo!”.
Outro novo comércio que acabou de surgir em Realeza foi A Toca do Coelho, o qual comercializa chocolates Do Parke, uma linha de Gramado- RS, que já foi aprovada pelo paladar dos moradores daqui. Keilon dos Santos, o proprietário, conta ao Comunica que “deu super certo montar essa linha de chocolates de Gramado e pretende continuar com outras linhas, como a do dia das mães, dia dos namorados e natal”.
Espera-se que Realeza evolua cada vez mais e que esses sejam só os primeiros passos de muitos outros que estão por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário