Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)
No último dia 30 de maio foi aberto o edital para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além de Realeza, os outros campi da UFFS, exceto o campus de Laranjeiras do Sul, estão desenvolvendo este projeto.
O PIBID é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos que frequentam cursos presenciais de licenciatura, que passam a desenvolver atividades em escolas de rede pública. O principal objetivo do PIBID é o de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula.
No campus de Realeza, os cursos de licenciatura em Letras e Ciências contam com projetos do PIBID, sendo que, no curso de Letras, o coordenador do projeto é o professor Dr. Sérgio Roberto Massagli. Já no curso de ciências, a coordenação está com o professor Me. Marcos Leandro Ohse.
Os coordenadores dos projetos presidiram a avaliação dos alunos inscritos para a seleção, que disponibilizava, para o curso de ciências 20 vagas, e para o curso de letras 6 vagas. As entrevistas de seleção ocorreram nos dias 07 e 08 de junho. Além da entrevista, os acadêmicos também entregaram, no ato da inscrição, uma carta de intenções, que deveria discorrer sobre seus objetivos como aluno do PIBID.
O resultado final foi divulgado no dia 10 de junho. Para o curso de ciências, foram 20 acadêmicos selecionados e outros 10 compõem a lista de espera, estes que serão convocados caso haja necessidade de substituição de bolsista por quaisquer motivos. No curso de letras foram 6 bolsistas selecionados e outros 3, a exemplo do curso de ciências, compõem a lista de espera.
Para o desenvolvimento do projeto é essencial o trabalho com as escolas, já que o foco de atuação do PIBID é a prática docente. As escolas selecionadas para o desenvolvimentos do projeto de ciências foram o Colégio João Paulo II e o Colégio Doze de Novembro. Neste último também será desenvolvido o PIBID do curso de Letras.
O Comunica conversou com o coordenador do PIBID de ciências, o professor Me Marcos Leandro Ohse, que salienta a importância do projeto para o acadêmico de licenciatura: "É a maneira que o acadêmico tem de participar dos desafios da docência, ele poderá atender alunos que tem dificuldades de aprendizado, auxiliando-os, aprenderá a falar em público, produzir artigos, textos científicos, por isso é enorme a importância de um projeto como esse do PIBID, que além de ter duração de dois anos, há a possibilidade de a bolsa ser renovada".
O professor Marcos comenta quais foram os critérios considerados para a seleção dos candidatos: "Os candidatos receberam uma nota pela carta de intenções, onde constava seu interesse pelo projeto e, também passaram por uma entrevista, na qual foram considerados aspectos pedagógicos e até psicológicos, como, por exemplo, a questão de tempo disponível que o aluno tem para se dedicar ao projeto, os objetivos do aluno, de que forma o projeto pode auxiliá-lo, sendo avaliado seu histórico na universidade, se ele já participou de algum projeto de extensão, se sabia do que se tratava o projeto, entre outros aspectos".
Ele ainda frisou que o encontro inicial do projeto será no dia 15 de junho de 2011, às 14:00 horas, nas dependências da UFFS, quando será realizada a primeira reunião de atividades do PIBID. Depois disso o projeto será apresentado nas escolas, para os pais e professores. As atividades desenvolvidas no projeto terão duas etapas, na primeira os bolsistas efetuarão reforço nas escolas, aos alunos do ensino médio, nas áreas de ciências, sempre no contraturno de aula dos alunos. Na segunda etapa, os bolsistas prepararão artigos, seminários, farão atividades referentes à disciplina de licenciatura em ciências.
Quanto ao PIBID de letras, o professor Sérgio também contou ao Comunica a importância do PIBID: "A participação do licenciando em letras num projeto como esse é muito relevante para a sua formação, já que este poderá desde logo estabelecer uma aproximação tão desejável entre teoria e prática, que vá além das atividades do estágio, que são realizadas mais ao final do curso, e proporcione ao futuro docente uma experiência mais aprofundada do cotidiano escolar. No caso dos alunos do curso de Letras, essa relação se dará a partir das disciplinas específicas do curso, principalmente aquelas que se ocupam da leitura como campo de reflexão".
Quanto aos critérios avaliados na seleção dos candidatos, o professor Sérgio destacou dois itens principais: a clareza na descrição do percurso acadêmico construído pelo candidato e também as intenções com a melhoria do processo de formação inicial docente vivenciado pelo candidato e a importância do PIBID para que essa melhoria ocorra.
Ele ainda frisou que as atividades começarão na segunda quinzena de junho e terão duas etapas. Na primeira etapa, os alunos participarão de reuniões para elaboração dos projetos que serão desenvolvidos nas escolas, além de realizarem leitura e discussão de textos teóricos, leitura e discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e estudos para o trabalho nas escolas. Já, na segunda etapa, além dos grupos de estudo e leitura reunirem-se na UFFS, é a hora de o PIBID ir para a escola fazer a aplicação daquilo que foi planejado. O foco do trabalho do PIBID de letras será a leitura e o desenvolvimento desta nas atividades escolares e seu despertar para além da escola.
Umas das contempladas com a bolsa do PIBID, a aluna Jéssica Pauletti, da terceira fase do curso de ciências, falou da importância deste projeto para a sua formação: "Eu espero que o PIBID possa me auxiliar no início da minha prática docente, visto que pretendo relacionar o teórico com o prático. Além disso, acredito que as demais atividades desse projeto venham a contribuir em minha formação acadêmica".
A aluna Patrícia dos Santos, da terceira fase do curso de letras, também comentou sobre a importância do PIBID para ela: "Acredito que minha formação como docente será ampliada, já que poderei vivenciar experiências reais de ensino. O PIBID irá promover uma interação entre a escola e a Universidade, há muito que se aprender com os professores em atuação e também com os alunos. Fazer parte desse universo é a concretização de um desejo que, há muito tempo, visa colaborar para a melhoria da educação no país".
Segue abaixo a lista com os candidatos aprovados dentro do limite de vagas de cada curso:
No último dia 30 de maio foi aberto o edital para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o PIBID, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além de Realeza, os outros campi da UFFS, exceto o campus de Laranjeiras do Sul, estão desenvolvendo este projeto.
O PIBID é um programa que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos que frequentam cursos presenciais de licenciatura, que passam a desenvolver atividades em escolas de rede pública. O principal objetivo do PIBID é o de antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula.
No campus de Realeza, os cursos de licenciatura em Letras e Ciências contam com projetos do PIBID, sendo que, no curso de Letras, o coordenador do projeto é o professor Dr. Sérgio Roberto Massagli. Já no curso de ciências, a coordenação está com o professor Me. Marcos Leandro Ohse.
Os coordenadores dos projetos presidiram a avaliação dos alunos inscritos para a seleção, que disponibilizava, para o curso de ciências 20 vagas, e para o curso de letras 6 vagas. As entrevistas de seleção ocorreram nos dias 07 e 08 de junho. Além da entrevista, os acadêmicos também entregaram, no ato da inscrição, uma carta de intenções, que deveria discorrer sobre seus objetivos como aluno do PIBID.
O resultado final foi divulgado no dia 10 de junho. Para o curso de ciências, foram 20 acadêmicos selecionados e outros 10 compõem a lista de espera, estes que serão convocados caso haja necessidade de substituição de bolsista por quaisquer motivos. No curso de letras foram 6 bolsistas selecionados e outros 3, a exemplo do curso de ciências, compõem a lista de espera.
Para o desenvolvimento do projeto é essencial o trabalho com as escolas, já que o foco de atuação do PIBID é a prática docente. As escolas selecionadas para o desenvolvimentos do projeto de ciências foram o Colégio João Paulo II e o Colégio Doze de Novembro. Neste último também será desenvolvido o PIBID do curso de Letras.
O Comunica conversou com o coordenador do PIBID de ciências, o professor Me Marcos Leandro Ohse, que salienta a importância do projeto para o acadêmico de licenciatura: "É a maneira que o acadêmico tem de participar dos desafios da docência, ele poderá atender alunos que tem dificuldades de aprendizado, auxiliando-os, aprenderá a falar em público, produzir artigos, textos científicos, por isso é enorme a importância de um projeto como esse do PIBID, que além de ter duração de dois anos, há a possibilidade de a bolsa ser renovada".
O professor Marcos comenta quais foram os critérios considerados para a seleção dos candidatos: "Os candidatos receberam uma nota pela carta de intenções, onde constava seu interesse pelo projeto e, também passaram por uma entrevista, na qual foram considerados aspectos pedagógicos e até psicológicos, como, por exemplo, a questão de tempo disponível que o aluno tem para se dedicar ao projeto, os objetivos do aluno, de que forma o projeto pode auxiliá-lo, sendo avaliado seu histórico na universidade, se ele já participou de algum projeto de extensão, se sabia do que se tratava o projeto, entre outros aspectos".
Ele ainda frisou que o encontro inicial do projeto será no dia 15 de junho de 2011, às 14:00 horas, nas dependências da UFFS, quando será realizada a primeira reunião de atividades do PIBID. Depois disso o projeto será apresentado nas escolas, para os pais e professores. As atividades desenvolvidas no projeto terão duas etapas, na primeira os bolsistas efetuarão reforço nas escolas, aos alunos do ensino médio, nas áreas de ciências, sempre no contraturno de aula dos alunos. Na segunda etapa, os bolsistas prepararão artigos, seminários, farão atividades referentes à disciplina de licenciatura em ciências.
Quanto ao PIBID de letras, o professor Sérgio também contou ao Comunica a importância do PIBID: "A participação do licenciando em letras num projeto como esse é muito relevante para a sua formação, já que este poderá desde logo estabelecer uma aproximação tão desejável entre teoria e prática, que vá além das atividades do estágio, que são realizadas mais ao final do curso, e proporcione ao futuro docente uma experiência mais aprofundada do cotidiano escolar. No caso dos alunos do curso de Letras, essa relação se dará a partir das disciplinas específicas do curso, principalmente aquelas que se ocupam da leitura como campo de reflexão".
Quanto aos critérios avaliados na seleção dos candidatos, o professor Sérgio destacou dois itens principais: a clareza na descrição do percurso acadêmico construído pelo candidato e também as intenções com a melhoria do processo de formação inicial docente vivenciado pelo candidato e a importância do PIBID para que essa melhoria ocorra.
Ele ainda frisou que as atividades começarão na segunda quinzena de junho e terão duas etapas. Na primeira etapa, os alunos participarão de reuniões para elaboração dos projetos que serão desenvolvidos nas escolas, além de realizarem leitura e discussão de textos teóricos, leitura e discussão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e estudos para o trabalho nas escolas. Já, na segunda etapa, além dos grupos de estudo e leitura reunirem-se na UFFS, é a hora de o PIBID ir para a escola fazer a aplicação daquilo que foi planejado. O foco do trabalho do PIBID de letras será a leitura e o desenvolvimento desta nas atividades escolares e seu despertar para além da escola.
Umas das contempladas com a bolsa do PIBID, a aluna Jéssica Pauletti, da terceira fase do curso de ciências, falou da importância deste projeto para a sua formação: "Eu espero que o PIBID possa me auxiliar no início da minha prática docente, visto que pretendo relacionar o teórico com o prático. Além disso, acredito que as demais atividades desse projeto venham a contribuir em minha formação acadêmica".
A aluna Patrícia dos Santos, da terceira fase do curso de letras, também comentou sobre a importância do PIBID para ela: "Acredito que minha formação como docente será ampliada, já que poderei vivenciar experiências reais de ensino. O PIBID irá promover uma interação entre a escola e a Universidade, há muito que se aprender com os professores em atuação e também com os alunos. Fazer parte desse universo é a concretização de um desejo que, há muito tempo, visa colaborar para a melhoria da educação no país".
Segue abaixo a lista com os candidatos aprovados dentro do limite de vagas de cada curso:
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