terça-feira, 14 de junho de 2011

Mandalas Reais

Andando por Realeza, percebemos a presença de inúmeros
estabelecimentos comerciais com mandalas. Por isso, o Comunica se
interessou em saber de onde vinham essas obras de arte

Por Maria Eduarda Collaço
Colégio Real


Observando a presença de várias mandalas nos estabelecimentos de Realeza, despertou-se a curiosidade do Comunica em saber por que as pessoas as possuíam e de onde elas vinham. Conversamos, então, com algumas essas pessoas. Algumas utilizam as mandalas apenas para a decoração e outras afirmam que elas têm um significado especial, como Claudete Morais, Dona do estabelecimento Lírios Decorações. Ela disse que “a meu pedido, minha amiga Rose confeccionou a mandala. Busquei por ela para trazer para o meu estabelecimento uma energia boa, além de ser algo decorativo”.

A maior parte dos entrevistados relatou que as mandalas foram confeccionadas por Rose, e demonstraram o interesse em saber qual o significado das mandalas para ela. O Comunica foi atrás de Rose e a entrevistou.

Rose, além de criar mandalas, é a única professora de Yoga da cidade. Sendo assim, a entrevista ocorreu em seu estabelecimento de Yoga, que é um espaço calmo e silencioso.

Rose disse que “estava em uma busca interminável por mim mesma” quando começou a se interessar por mandalas lendo o livro de “Mônica B.”, o qual apresentava algumas informações sobre a confecção de mandalas. Essas informações despertaram a vontade de criar uma para ela mesma. Após a criação da primeira mandala, ela percebeu mudanças no seu dia-a-dia e no das pessoas com as quais convivia. Com isso, ela continuou a fabricar mais algumas mandalas, utilizando inúmeros tipos de materiais, como MDF, massa corrida, vidro, lantejoula, espelho, etc.

Essas obras de arte logo despertaram interesse do público em adquiri-las. A partir de então, faz 8 anos que ela cria mandalas sob encomendas para estabelecimentos comerciais e residências , regionais e estaduais.

Segundo ela, as mandalas são o reflexo de cada um, sendo importante para nos fazer encarar nossos medos, fazendo-nos sentir desconfortáveis ao olhar para certas mandalas que contém um pouco de nós. Por isso, as mandalas são feitas direcionadas para cada pessoa. Antes de confeccioná-las, ela realiza uma pequena entrevista com a pessoa para sentir a sua personalidade e fabricar a mandala de acordo com ela.

“Estou começando agora o meu segundo ciclo de criação de mandalas. Termino um ciclo quando sinto que estou completa e equilibrada. No meu primeiro ciclo, produzi 385 mandalas. Fiquei alguns meses sem produzir e agora, neste novo ciclo, já produzi 7 mandalas e continuo criando”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário