quarta-feira, 8 de junho de 2011

O ingresso para um futuro melhor


Por Bruna Madey Dalarosa e Daniela da Rosa

Estão abertas, e seguem até o dia 10 de junho, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas estão marcadas para os dias 22 e 23 de outubro.

Durante os dois dias, os candidatos testarão seus conhecimentos em quatro provas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de escrever uma redação. Serão cobradas questões sobre ciências humanas, ciências da natureza, linguagens, códigos e matemática (ciências exatas). As provas se iniciarão às 13h. As inscrições custam R$ 35 e devem ser realizadas pela internet no endereço sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao. No ato de inscrição, é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho.
O principal objetivo do Enem é a avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular. A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário da “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.

O Colégio Estadual Doze de Novembro, já está ajudando seus alunos no que precisarem para a inscrição do Enem. No dia 30 de maio, foi realizada uma palestra para os alunos do 3° ano do período matutino que iram fazer o Enem, em que se explicou tudo sobre como se preparar nos estudos e no dia da prova.

Em relação à preparação para as provas, a aluna Andressa Zanon alerta: “o candidato precisa manter-se conectado com a realidade, lendo e inteirando-se dos fatos do cotidiano, pois o exame requer cada vez mais um cidadão crítico. Assim, não basta ter o conhecimento enciclopédico para realizar as provas. É necessário conectar esse conhecimento com a realidade social de um cidadão do mundo”.

Andressa Gasperin fala que “Final do Ensino Médio é hora de escolher faculdade, curso e profissão e é nessas horas que dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas”. O aluno Gabriel Deliberali, já fez a “difícil escolha” e pretende cursar a faculdade de odontologia.

O Professor Antonio Marcos Myskiw, da Universidade Federal da Fronteira Sul, declarou que “para o ingresso na UFFS, além do Enem, os estudantes precisam fazer a inscrição no Processo Seletivo da instituição. Os alunos que realizaram o Ensino Médio em escola pública contam com um sistema de bonificações progressivas na composição do resultado final da UFFS, o chamado fator escola pública, que funciona da seguinte forma: se o estudante fez os 3 anos do ensino médio na escola pública ele acresce 30% na nota alcançada no ENEM; se cursou 2 anos de escola pública tem direito a 20% e se cursou 1 ano, 10%”.

Sobre a opção de realizar o processo seletivo da UFFS levando-se em conta o desempenho no Enem, o Prof. Antonio explica que, “da maneira como é realizado, é a forma mais justa a qualquer pessoa, não a descriminando por raça ou cor, como ocorre com o sistema de cotas em outras universidades”. Além disso, a UFFS oferece também, de acordo com a necessidade do aluno, o auxílio-educação, auxílio-moradia, entre outros.

Ao se pensar na preparação para o Enem, a dica é que, ao desenvolver o tema da redação proposto, a pessoa use os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Deve-se escolher, organizar, relacionar argumentos, fatos e opiniões para defender uma forma de ver os assuntos e propostas. Outra dica é pesquisar e fazer as provas realizadas em anos anteriores. Segundo professores, esta é uma boa dica para se preparar para o exame, visto que o estudante adquire familiaridade com as questões apresentadas. Talvez até se possa imprimir os arquivos e realizar a prova em cinco horas, o mesmo tempo de duração do Enem.

O ideal é treinar a redação, pois quanto mais redigir, maior vai ser o desempenho na hora de realizar a prova de redação. Para se atualizar é fundamental ler. De acordo com especialistas é importante ter atenção redobrada às notícias publicadas todos os dias em jornais, revistas e sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário