terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conselhos existentes na UFFS Campus de Realeza

 Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

Para o bom funcionamento de uma universidade é preciso a ajuda de conselhos, que são formados no intuito de debater e analisar os melhores rumos a serem seguidos pela mesma. É através desses órgãos que a comunidade acadêmica pode estar em todos os campos de decisão. Para que isso possa acontecer, a UFFS Campus Realeza conta com o Conselho Comunitário e Conselho de Campus. Em entrevista ao Comunica, o coordenador administrativo Jaci Poli ressalta a importância desses conselhos.

Jaci Poli explica que o Conselho Comunitário tem a participação de membros da universidade e representação majoritária da comunidade, composto por entidades e organizações governamentais e não governamentais que, de alguma maneira, têm relação com a UFFS. Sendo que seu principal objetivo é debater a inserção da universidade na região e comunidade em que está estabelecida.

                                                                                                         Juciane Fornal/Comunica
Professor Ms. Jaci Poli, Coordenador Administrativo do
Campus de Realeza

O coordenador Jaci Poli salienta que o Conselho Comunitário está inserido em um processo de avanço que a UFFS faz no sentido de que toda a comunidade participe dos debates sobre os rumos da universidade, com participação de entidades da sociedade civil regional. Com isso, espera-se conseguir relações mais estreitas para garantir demandas e perceber o papel da UFFS junto à população.

Sobre o Conselho de Campus, atualmente está em exercício uma Comissão Provisória composta por representantes docentes, discentes e técnico-administrativos responsáveis por elaborar o regimento do Conselho. Este regimento estará em debate público no próximo dia 31 de agosto, a partir das 14h00, para fechamento de proposta e aprovação, também para a definição da composição e eleição do mesmo.

O campus da UFFS de Realeza optou por primeiramente estabelecer as regras do regimento para após definir o Conselho. De acordo com o professor Marcos Beal, “a comissão está se esforçando para dar um caráter democrático e participativo para as discussões, procurando sentar com estudantes, técnicos e professores para fazer o debate”. O processo eleitoral do Conselho de Campus está previsto para acontecer no próximo mês de setembro e a posse dos membros para o mês de outubro, sendo que a posse é concedida aos membros através da Direção do Campus.

                                                                                                            Juciane Fornal/Comunica 
 Professor Marcos Beal, integrante da Comissão Provisória
de implantação do Conselho de Campus

O coordenador administrativo Jaci Poli explica que esse Conselho “é um colegiado de gestão da universidade”, formado pela comunidade interna de cada campus. Jaci Poli explica, ainda, que esse órgão “é a autoridade máxima do campus”, porém está subordinado ao Conselho Universitário da UFFS (CONSUNI), que envolve todos os campi da universidade. “Está sob sua responsabilidade pensar sobre o rumo e executar processos de decisão no campus, pois é o Conselho de Campus que toma decisões e encaminha os rumos da universidade, tendo caráter deliberativo”, ou seja, é ele quem delibera sobre a gestão do campus.

Perguntado sobre a importância da existência desses órgãos na universidade, Jaci Poli salienta que “com a participação da comunidade e estudantes nos conselhos, há a necessidade de aproximar mais a relação universidade interna e externa, para gerar impactos positivos na comunidade local e regional. É importante que a universidade reconheça a participação da comunidade e membros na gestão”.

Além desses conselhos citados, a universidade possui conselhos multicampi, como o Conselho Estratégico Social que conta com a participação de representantes empresariais, associações, entidades, movimentos sociais, coordenação da UFFS e outros. É de responsabilidade desse órgão, debater e avaliar quais são os impactos causados pela universidade, no ramo educacional, cultural e social no âmbito da mesorregião. Há ainda o Conselho Curador, composto por discentes, docentes, técnicos e representantes da comunidade externa, o qual tem como função fiscalizar ações da UFFS principalmente as que envolvem finanças.

Um comentário: