terça-feira, 30 de agosto de 2011

Formação Docente em Perspectiva

 Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura da UFFS participam de evento
 sobre formação de professores

Por Willian Moura (Ciências/UFFS)

Foi realizado nos dias 18 e 19 de Agosto de 2011, o I Seminário do Núcleo de Estudos em Docência (NED) da UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul. O encontro aconteceu em Chapecó – SC e contou com a presença de acadêmicos dos cinco campi da instituição.

O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo, esteve na abertura do Seminário dando as boas vindas aos acadêmicos de todos os cursos de licenciaturas que ali estavam presentes.


No dia 18, alguns acadêmicos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) estiveram participando do evento. Em conversa com o Comunica, a acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências, Dioni Angelin, falou um pouco sobre o que achou do Seminário: “A participação no 1º NED foi bem positiva para mim. As palestras foram todas voltadas para a nossa formação. Tivemos a oportunidade de ver professores comentando sobre como foram suas experiências no começo de suas carreiras, notando, assim, um pouco mais sobre o que vamos enfrentar quando começarmos a atuar como professores.”

Bolsista do PIBID, que é financiado pela CAPES, Dioni enfatiza que “é bom saber que instituições como a CAPES estão dispostas a investir na formação de professores, pois esta é a base de qualquer sociedade”. A acadêmica também comentou sobre a palestra de uma das conferencistas. Foi mencionado na sua fala que “muitos acadêmicos pensam apenas em atuar como professores do Ensino Superior, e esquecem que a educação deve começar pelo Ensino Fundamental, por isso se deve pensar em políticas mais destinadas a isso.”

                                                                                                                                Maiara Vissoto
 O encontro do NED teve ampla participação dos
 acadêmicos e dos professores da UFFS

Foram discutidos temas como o porquê de as licenciaturas não estarem sendo procuradas pela comunidade acadêmica, o baixo salário pago aos professores, políticas de estado, Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Planos Nacionais de Ensino (PNE), entre outros.

Suelen Felicetti, também acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências, diz que “é preciso que a educação se realize sob todas as circunstâncias, e que o processo de ensino aprendizagem seja mediado com qualidade nos mais diversos âmbitos educacionais.” Ressalta ainda que se deve “olhar com maior atenção para aquelas escolas pobres com dificuldades no ensino, como disse uma das palestrantes, localizadas no sovaco da cobra, onde poucos professores têm intenção de trabalhar.”

Os acadêmicos de Realeza agradeceram aos acadêmicos do campus de Chapecó, pois cederam suas casas através da moradia solidária, hospedando os acadêmicos dos outros campi em suas respectivas residências. Acadêmicos do campus Realeza estão aguardando ansiosos para retribuir a gentileza.

Um comentário: