terça-feira, 30 de agosto de 2011

Integração sem fronteiras


Acadêmicos dos campi de Laranjeiras do Sul e Realeza realizam evento cultural/esportivo

                                                                                                                                    Eloir Faria
 Parte dos acadêmicos da UFFS Realeza
assistindo os jogos de futsal

Por Jéssica Pauletti (Ciências/UFFS)

Para uma formação humana completa é necessário, além do aprendizado de conteúdos, uma vivência com diversas áreas da sociedade, e uma delas é o esporte. Seguindo essa ideia, o Diretório Acadêmico da UFFS/Realeza e o Diretório Central dos Estudantes da UFFS/Laranjeiras do Sul resolveram promover um dia de integração cultural e esportiva entre os campi. Assim cerca de quarenta acadêmicos se deslocaram da cidade Realeza até Laranjeiras do Sul no dia 14 de agosto de 2011. O apoio para a participação dos alunos foi dado pela prefeitura municipal, que cedeu o ônibus para a viagem.


Como em julho foram realizados os jogos do Campus Realeza, algumas equipes se sagraram campeãs ou adquiriram uma boa colocação e foram essas equipes que estiveram representando o Campus Realeza contra as equipes do campus de Laranjeiras do Sul. Foram daqui quatro equipes de futsal, duas femininas e duas masculinas, um time de vôlei misto e quatro jogadores de truco. Pela manhã ocorreram jogos de vôlei e à tarde os de futsal no ginásio Laranjão. O almoço foi servido no Assentamento 8 de Junho localizado próximo à cidade de Laranjeiras.

A intenção dos jogos foi o início da aproximação entre os campi. Para a acadêmica Dalila Gonçalves, de Licenciatura em Ciências do campus de Realeza, a integração com outros campi é algo saudável, faz com que conheçamos a realidade deles. Ela destaca também que isso não só deve acontecer na forma de eventos esportivos, mas também de outros modos como participação dos acadêmicos em palestras, encontros tradicioinais de cada cidade, eventos que possam promover a confraternização.

O acadêmico de Engenharia de Aquicultura e presidente do DCE de Laranjeiras do Sul, Eloir Faria, também entende que toda a interação esportiva é valida e o mais importante foi que o campus de Realeza conheceu um pouco da realidade existente no Campus Laranjeiras do Sul, o que fortalece os laços que unem os dois campi.

Como a experiência foi boa para os participantes tanto em termos esportivos quanto com relação à possibilidade, que tivemos, de conhecer a cidade e o campus de lá, existe a probabilidade da retribuição da visita, que poderá ocorrer no próximo mês. O diretório acadêmico de Realeza já está trabalhando para que isso ocorra a fim de conseguir espaço e outras coisas importantes, como alimentação e premiação, para realizar o evento aqui na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário