terça-feira, 23 de agosto de 2011

Xeque – mate

Xadrez não é uma fútil distração; permite desenvolver em nós as
qualidades do espírito mais necessárias à vida.

Benjamin Franklin, 1779.

Por Bruna Madey e Bruna Rel

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, seja de amadores ou de profissionais, clubes, escolas, pela Internet.

O primeiro torneio moderno de xadrez aconteceu em Londres, na segunda metade do século XIX, o esporte então se difundiu pelo mundo todo, atravessando fronteiras e chegando, inclusive, no Brasil. Um exemplo disso são as disputas que aconteceram em cidades paranaenses onde participaram inúmeros estudantes.

As alunas Isabela e Isadora Scanagatta, Alexandra Delfis e Eliandra Fraron participaram dos JEP’S – Jogos Estudantis do Paraná, representando o Colégio Estadual Doze de Novembro. O torneio desenvolveu-se em etapas: a fase Regional ocorreu em Ampére (de 20/05 a 26/05); a Macrorregional em Quedas do Iguaçu (de 03/06 a 09/06); e a Final em Ponta Grossa (de 02/07 a 10/07), disputada em trios com uma quarta participante na reserva. As estudantes obtiveram a quarta colocação na competição.

Lembrando que os JEP’S aconteceram nos mês de Maio, Junho e Julho deste ano e tiveram participação dos alunos das redes pública e privada, divididos em duas classes: de 15 a 17 anos na classe A; e de 12 a 14 anos na classe B.

Segundo as alunas Isabela e Isadora Scanagatta, depois que começaram a jogar xadrez, elas sentiram uma melhora no raciocínio e suas notas escolares aumentaram consideravelmente.

O Colégio Estadual Doze de Novembro preocupando-se com o futuro de seus alunos está investindo em projetos como os JEP’S e os inter-séries, onde também ocorrem disputas de xadrez.

Além desses projetos, o professor de Educação Física do Colégio Doze de Novembro, Agostino Munaro, realiza partidas de xadrez com os alunos no decorrer do ano, visando a prática desse esporte, pois acredita que “o xadrez é uma das únicas atividades que desenvolve o raciocínio lógico, a concentração, a paciência e proporciona situações de autocontrole”.

 As alunas Isabela, Isadora e Eliandra
participando dos JEP’S.



Nenhum comentário:

Postar um comentário