terça-feira, 13 de setembro de 2011

Acadêmicos de Medicina Veterinária participam de 34ª Expointer

                                                                                               Maurício Iakmiu
Professor Marcelo e alguns dos alunos
 que participaram da 34ª Expointer

Por Vanessa Pagno (Ciências/UFFS)

Os acadêmicos de Medicina Veterinária da UFFS/Realeza têm participado de diversas aulas práticas através de visitas e participações em eventos e palestras, que lhes proporcionam um maior aprendizado. Neste mês de setembro, os acadêmicos da 4ª fase, que cursam a disciplina de "Melhoramento Animal", participaram da 34ª Expointer, em Esteio - RS. O Comunica conversou com o professor Marcelo Falci Mota, que leciona a disciplina e que tomou a iniciativa de levar os alunos para participarem do evento.

Segundo o professor, nesse evento os alunos tiveram a oportunidade de participar de aulas e palestras referentes à questão do melhoramento genético animal de bovinos de corte da raça Angus e de ovinos e de equinos da raça Crioula. Estas aulas e palestras foram ministradas por técnicos da associação brasileira dos criadores de bovinos da raça Angus (ABA), por técnicos da associação brasileira dos criadores de ovinos (ARCO) e por técnicos da associação brasileira de criadores de cavalo crioulo (ABCCC).

                                                                                                                               Maurício Iakmiu
Aula de demonstração e observação de um ovino,
merino de uma raça lanada,
 com Dr. Francisco José Perello Medeiros,
superintendente do serviço geneológico da ARCO
Marcelo salienta que além das palestras, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um curso de avaliação de carcaça de bovinos, destacando os principais cortes de carne, além de assistirem a uma apresentação de adestramento de cães da raça Border Collie.

De acordo com o professor, os alunos estavam muito motivados a participar do evento. Ele destaca, ainda, que a partir desse evento os alunos puderam ter uma maior noção dos resultados do melhoramento genético. "Os alunos puderam observar a aplicabilidade do melhoramento genético nos animais e a avaliação dos resultados desse melhoramento, além de ter um contato direto com os animais que estavam sendo expostos".

Conversamos com dois acadêmicos do curso de medicina veterinária – Sandro Eduardo Bonfanti e Maurício Iakmiu – ambos da 4ª Fase, que participaram do evento, e nos contaram como foi participar da 34ª Expointer.

O acadêmico Maurício nos contou que participar desse evento foi muito proveitoso, pois os alunos puderam avaliar os resultados do melhoramento animal, através do contato com os animais, assim eles puderam visualizar na prática o que já vinha sendo trabalhado na sala de aula. Ele ainda frisou que nesse evento eles puderam ter um primeiro contato, como acadêmicos, com animais como ovinos, equinos e gado de corte: "foi a primeira vez que entramos em contato com ovinos, equinos e gado de corte, antes era mais trabalhado, nas aulas, com vacas leiteiras".

O acadêmico Sandro contou que participar desse evento foi muito bom, pois, a partir das palestras que eles assistiram no evento, puderam aprender coisas novas, de uma forma diferente daquilo que é aprendido em sala de aula. Ainda salientou que é a partir do contato com diferentes espécies de animais que eles passam a entender em que área pretendem se especializar em suas carreiras profissionais: "eventos como esse não acontecem aqui na região, por isso é que as palestras que pudemos participar lá, não poderíamos participar aqui, além disso, através desse contato com animais de pequeno e de grande porte, podemos ter uma certa noção de qual área pretendemos nos especializar futuramente, com quais animais queremos trabalhar".

Sandro ainda salientou que na cidade de Esteio o que mais lhe chamou a atenção foi a forte tradição que as pessoas do Rio Grande do Sul têm em relação ao cavalo crioulo, pois todos param para ver a exposição desses animais. Ele também destacou que a participação em eventos como esses é muito proveitosa, pois a turma acaba tendo uma maior interação, acaba aprendendo coisas novas a partir de uma forma mais divertida, fugindo um pouco da teoria.

É através dessas participações em eventos que os alunos passam a ter um maior aprendizado dos conteúdos que são discutidos nas salas de aula, já que quanto há um contato prático com o que é estudado, passa-se a ter um maior entendimento e um maior interesse por parte dos alunos, e é por isso que essas iniciativas de participar de eventos são muito proveitosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário