terça-feira, 13 de setembro de 2011

De primeiros socorros aos fundamentos da Química

Dos acadêmicos que participaram do V Simpósio de Química em Guarapuava

Por Jéssica Pauletti e Willian Moura (Ciências/UFFS)

Atravessar o Sudoeste do Paraná não é uma tarefa tão fácil, mas isso não foi um problema para cerca de 65 acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da UFFS/ Realeza. A viagem ocorreu na terça-feira, dia 30 de agosto. A saída foi de Realeza com destino a Guarapuava para participar do V Simpósio de Química Aplicada e Pós-Graduação (SIMQUIA) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento se estendeu desde a segunda-feira, dia 29 de agosto, até a sexta-feira, dia 02 de setembro.

Na terça-feira, houve várias atividades das quais os acadêmicos de Ciências puderam participar. Entre essas atividades, estava o minicurso sobre primeiros socorros, o qual tratou um pouco de queimaduras, intoxicação e envenenamento, bem como sobre alguns métodos para desobstrução das vias aéreas, compressões torácicas, entre outros. O minicurso foi ministrado pela especialista em saúde pública e enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel do estado, Silvana Sasso.

Silvana abordou sobre o que se deve fazer em casos de queimaduras, além de diferenciar os três tipos de queimaduras existentes. Salientou que a maneira mais comum de intoxicação ocorre por meio de medicamentos, e que, muitas vezes, as pessoas não sabem que o medicamento faz algum mal se tomado por conta própria ou por acidente.

O período vespertino contou com a presença do Perito Criminal Federal Fabiano Linhares Frehse, que atua em investigações polêmicas políticas, como morte de deputados, prefeitos e demais autoridades políticas do país. A palestra visou à explicação sobre a aplicação e a importância da química nas ciências forenses e, por conseguinte, no processo criminal. Por fim, a apresentação trouxe informações sobre a profissão de Perito Criminal e, em específico, sobre a sua atuação na área da Química Forense, buscando relacionar aspectos acadêmicos com a atividade profissional.

                                                                           Maiara Vissoto (Ciências/UFFS)
 Muitas pessoas participaram da palestra de Química Forense

A segunda palestra da tarde foi intitulada “O professor de ciências e o mundo do conhecimento”, proferida pelo professo Juarez Soares, diretor geral da Faculdade Guairacá, de Guarapuava.

Nesta palestra, houve uma breve abordagem histórica da evolução do conhecimento do professor para atuar no processo ensino-aprendizagem frente às necessidades do mundo contemporâneo. Os professores de hoje devem estar preparados para as mudanças e prontos para a pesquisa, pois, como o palestrante afirmou, “não existe ensino sem pesquisa”. Além disso, o docente deve ter ciência de que possui uma autonomia intelectual, sempre considerando que o aluno também precisa desenvolver isso em si. Os professores devem ser capazes de estabelecer diálogo crítico com o mundo, interagir com o contexto social, facilitando, assim, a aprendizagem.

Em conversa com o Comunica, a acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Denise Felicetti disse que “o simpósio foi fantástico, principalmente o show de química; no entanto, foi melhor ainda poder visitar os laboratórios e o campus da Unicentro e ter a certeza “incerta” de que nossa estrutura será melhor do que aquela, que é tão conceituada.”

Finalizando a noite, os acadêmicos do PET de Química da Unicentro apresentaram uma peça teatral com o nome de “Mestre Quibi e o Segredo da Pedra Filosofal”, que abordava de forma cômica um pouco da vida dos alquimistas. Essa peça era um chamariz para que mais pessoas se interessassem pelo curso de Química, uma vez que utilizaram de experimentos e instrumentos que são usados durante a graduação.
                                                                                                   Maiara Vissoto (Ciências/UFFS)
Mestre Quibi foi um dos personagens da peça.
 Ele "misturou" talento com conhecimento na apresentação


Nenhum comentário:

Postar um comentário