quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FAIXAS ELEVADAS: BENEFÍCIO OU DESVANTAGEM?

Inauguradas há algum tempo, as tão populares faixas elevadas não param de causar polêmica e dividir as opiniões dos moradores de Realeza-PR

Por Ana C. Ricardi e Felipe G. Trevisan (C. E. Doze de Novembro)

Nos últimos meses, a cidade de Realeza recebeu nova sinalização, faixas elevadas, e recuperação asfáltica. Porém nada causou tanta polêmica quanto as faixas. O assunto foi diversas vezes debatido, em blogs, redes sociais como o Orkut, Facebook, e, principalmente, nas rádios locais.

A opinião nas ruas é muito diversa. Existem pessoas, tanto pedestres, quanto motoristas, que aprovam a novidade e se sentem mais seguras com a presença das faixas. Um argumento relevante a favor das faixas é o fato dos carros serem “obrigados” a diminuir sua velocidade ao passar. Outro fator que influiu muito na aceitação das faixas elevadas foi a sinalização, pois no início de sua construção, a sinalização não existia, ou era pouco evidente.

                                                                                                              Ana C. Ricardi/Comunica  
 Rua Belém, próximo a Prefeitura Municipal:
em algumas áreas da cidade há grande concentração de faixas elevadas


Mas existem as pessoas que não gostam da ideia e consideram um gasto desnecessário. A cadeirante Tânia Texeira quando perguntada sobre as faixas, responde: “Acho que as faixas elevadas são muito íngremes, e para mim principalmente é extremamente difícil. Tento desviar os caminhos com faixas, mas é praticamente impossível, realmente um gasto desnecessário. Quando fui à prefeitura reclamar, o responsável pelo setor de engenharia disse que eu poderia pedir ajuda para alguém que estivesse passando. É revoltante!”.

                                                                                                        Felipe G. Trevisan/Comunica
 Rotatória Principal, próximo a Praça Matriz:
 posição escolhida para algumas faixas elevadas dividem opiniões

Muitas pessoas ainda reclamam da altura das faixas, apelidadas popularmente de “morunduns”, já causaram muitos problemas nos próprios carros. As queixas mais frequentes envolvem o assoalho e o escapamento do veículo. A cidade de Realeza ainda recebeu o título de “capital das faixas elevadas”, apelido com certo tom de deboche, fazendo de nossa cidade chacota para muitos.

O projeto, feito pelo Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal José Ghiraldi, definiu a construção de trinta e oito faixas elevadas em toda a cidade, totalizando o gasto de oitenta e um mil reais, provenientes de recursos próprios do município. A escolha do local para implantar as faixas foi criteriosa. Segundo Francieli, do setor de Engenharia da Prefeitura, foram colocadas no centro, próximo a instituições de ensino, onde o fluxo de estudantes é maior, e onde o fluxo de carros também aumenta no horário do meio-dia e às seis da tarde, tudo regido pelas normas do DETRAN.

Independente das divergências, as faixas elevadas são uma realidade no cenário realezense. Resta esperar que elas cumpram sua função de organizar o trânsito local.
                                                                                                        
                                                                                                     Felipe G. Trevisan/Comunica
 Avenida Rubens Cesar Caselani, em frente ao Lago Municipal:
 algumas faixas elevadas apresentam sinalização deficiente


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