Inauguradas há algum tempo, as tão populares faixas elevadas não param de causar polêmica e dividir as opiniões dos moradores de Realeza-PR
Por Ana C. Ricardi e Felipe G. Trevisan (C. E. Doze de Novembro)
Nos últimos meses, a cidade de Realeza recebeu nova sinalização, faixas elevadas, e recuperação asfáltica. Porém nada causou tanta polêmica quanto as faixas. O assunto foi diversas vezes debatido, em blogs, redes sociais como o Orkut, Facebook, e, principalmente, nas rádios locais.
A opinião nas ruas é muito diversa. Existem pessoas, tanto pedestres, quanto motoristas, que aprovam a novidade e se sentem mais seguras com a presença das faixas. Um argumento relevante a favor das faixas é o fato dos carros serem “obrigados” a diminuir sua velocidade ao passar. Outro fator que influiu muito na aceitação das faixas elevadas foi a sinalização, pois no início de sua construção, a sinalização não existia, ou era pouco evidente.
Ana C. Ricardi/Comunica
Rua Belém, próximo a Prefeitura Municipal: em algumas áreas da cidade há grande concentração de faixas elevadas |
Mas existem as pessoas que não gostam da ideia e consideram um gasto desnecessário. A cadeirante Tânia Texeira quando perguntada sobre as faixas, responde: “Acho que as faixas elevadas são muito íngremes, e para mim principalmente é extremamente difícil. Tento desviar os caminhos com faixas, mas é praticamente impossível, realmente um gasto desnecessário. Quando fui à prefeitura reclamar, o responsável pelo setor de engenharia disse que eu poderia pedir ajuda para alguém que estivesse passando. É revoltante!”.
Felipe G. Trevisan/Comunica
Rotatória Principal, próximo a Praça Matriz: posição escolhida para algumas faixas elevadas dividem opiniões |
Muitas pessoas ainda reclamam da altura das faixas, apelidadas popularmente de “morunduns”, já causaram muitos problemas nos próprios carros. As queixas mais frequentes envolvem o assoalho e o escapamento do veículo. A cidade de Realeza ainda recebeu o título de “capital das faixas elevadas”, apelido com certo tom de deboche, fazendo de nossa cidade chacota para muitos.
O projeto, feito pelo Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal José Ghiraldi, definiu a construção de trinta e oito faixas elevadas em toda a cidade, totalizando o gasto de oitenta e um mil reais, provenientes de recursos próprios do município. A escolha do local para implantar as faixas foi criteriosa. Segundo Francieli, do setor de Engenharia da Prefeitura, foram colocadas no centro, próximo a instituições de ensino, onde o fluxo de estudantes é maior, e onde o fluxo de carros também aumenta no horário do meio-dia e às seis da tarde, tudo regido pelas normas do DETRAN.
Independente das divergências, as faixas elevadas são uma realidade no cenário realezense. Resta esperar que elas cumpram sua função de organizar o trânsito local.
Felipe G. Trevisan/Comunica
Avenida Rubens Cesar Caselani, em frente ao Lago Municipal: algumas faixas elevadas apresentam sinalização deficiente |
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