quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Semana Farroupilha – Tradição e Cultura Gaúcha

A Semana Farroupilha lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como ideal a fundação de uma república independente do antigo Império Brasileiro

                                                                                                                           Arquivo Pessoal
 Desfile do CTG Sinuelo da Saudade no dia 11-09-11

Por Bruna Madey e Gabriela Duarte (C.E. Doze de Novembro)

A Semana Farroupilha é um momento especial de comemoração das tradições gaúchas, não somente no Rio Grande do Sul, mas em todo o sul do país. A Semana remete à Guerra dos Farrapos, o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revolta social brasileiro contra o Império, que aconteceu de 1835 a 1845.

Segundo o patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Realeza “Sinuelo da Saudade”, Angelo Michelão: “A Semana Farroupilha é uma semana para festividades e comemorações, sempre mantendo acesa a chama do tradicionalismo e da cultura gaúcha”.

Cada CTG reserva uma semana do mês para comemorar o Dia do Gaúcho e a Revolução Farroupilha.

Em Realeza, a programação da Semana Farroupilha iniciou no domingo (11), com a Missa Crioula, e segue até o domingo seguinte (18), na campeira do CTG, com rodeio crioulo, ordenha da vaca brava, provas campeiras e almoço com costelão e churrasco.

A patronagem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo da Saudade de Realeza, junto com o departamento artístico convida a todos para a Semana Farroupilha, que será a seguinte:

Dia 14/09 (quarta-feira) às 20 horas: carreteiro de carne e charque no tacho. Nesse dia haverá também apresentação das invernadas pré-mirim, mirim, juvenil e adulta (fichas com a patronagem e pais);

Dias 17 e 18/09 (sábado e domingo): rodeio com costelão e churrasco na campeira do CTG.

Os telefones para contato, para adquirir costelão e churrasco para o domingo, são os seguintes; (46) 3543-3014, 3543-1178 e 3543-1604.

Nenhum comentário:

Postar um comentário