quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O que são os Colegiados de Curso?

Saiba como são formados e as funções dos Colegiados de Curso da UFFS 

Por Juciane Fornal (Ciências/UFFS)

 O Colegiado de Curso é um órgão fundamental para o funcionamento da universidade, com responsabilidade de coordenar as ações pedagógicas, garantir o cumprimento do Projeto de Curso (PPC) e ajustar os cursos às determinações e objetivos da universidade. Cada curso possui seu colegiado, sendo este formado por seus docentes, por um representante discente eleito anualmente e pelo coordenador de curso, ao qual cabe presidir as reuniões do colegiado. Cabe ao colegiado discutir tudo o que diz respeito ao curso, evitando que somente uma pessoa tome decisões em função do que ela acha em detrimento do coletivo. As reuniões ordinárias de cada colegiado de curso são realizadas mensalmente e em caso de necessidade são convocadas reuniões extraordinárias.




O campus da UFFS de Realeza oferece quatro cursos: Letras, Nutrição, Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências, portanto, possui quatro colegiados de curso. Seus respectivos coordenadores de curso são: Professor Clóvis Alencar Butzge, professora Camila Elizandra Rossi, professora Carina Franciscato e o professor Julio Murilo Trevas dos Santos.

Além de participar dos debates, compete, também, ao corpo discente repassar as informações discutidas pelo colegiado para os demais acadêmicos. Os representantes discentes do Campus de Realeza são: Saionara Bennemann (Nutrição); Débora Schmidt (Licenciatura em Ciências); Altamir dos Santos Corso (Medicina Veterinária); e Patricia dos Santos (Licenciatura em Letras).

O discente Altamir Corso relatou ao Comunica a importância de se ter um representante discente no Colegiado de Curso, através do qual os acadêmicos levam algumas informações que precisam ser avaliadas pelo colegiado, como viagens por exemplo. Conforme Altamir, os integrantes do colegiado analisam, discutem e repassam sua decisão ao representante discente que as repassa aos demais acadêmicos, havendo assim uma melhor comunicação entre docentes e discentes.


                                                                                    Arquivo pessoal

Acadêmico Altamir Corso, representante discente
no Colegiado do Curso de Medicina Veterinária

Em entrevista ao Comunica, o coordenador do Curso de Ciências, Julio Murilo Trevas dos Santos, ressalta que existem órgãos colegiados e conselhos, sendo o mais básico o Colegiado de Curso, o qual “não é uma instância burocrática, pois tem missão de cuidar da questão pedagógica, discutir melhorias, garantir a formação do acadêmico conforme as práticas pedagógicas e acompanhar as atividades do coordenador de curso”.                                                                                            
                                                                                              
                                                                                                             Juciane Fornal/Comunica              


Professor Julio dos Santos Trevas, coordenador do Curso de Ciências

Nenhum comentário:

Postar um comentário