sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Realeza, que beleza!

                                                                                        
                                                                                                                             Arquivo pessoal
 Avenida Rubem César Caselani - Realeza


 Por Bruna Rel e Bruna Madey (Col. Est. Doze de Novembro)

Em 1961 surgiu Realeza, uma das primeiras cidades da região a ser planejada, com suas quadras medidas e divididas de maneira uniforme. Seu primeiro prefeito foi João Maria Correia. Depois de ter passado pelas mãos de outros homens, Realeza foi mandada pelo prefeito Francisco Dors, o qual teve a ideia de deixar Realeza mais bonita.

Durante seu mandato, mais precisamente na década de 80, Francisco Dors junto com seus vereadores teve a ideia de embelezar a cidade. Optaram por azaleias. Por quê? Simples, é uma planta muito comum na região do sudoeste paranaense, além de ser fácil de ser plantada e cuidada, se comparada com flores rasteiras, por exemplo.

Então foram organizadas equipes, para fazer as covas e para ir buscar as mudas de azaleias, compradas em Pato Branco.

Um dos primeiros trabalhadores foi João de Carli. Inicialmente, trabalhava fazendo as covas para as mudas, mas depois, como os responsáveis por fazer as covas eram pessoas que precisavam fazer trabalhos comunitários, mudou de setor. Então passou a fazer as podas das azaleias. Ele relata ao Comunica que “o trabalho era totalmente manual, portanto muito demorado, levando mais de um ano para plantarem todas as azaleias que se encontram do começo ao fim da cidade”.

Sebastião da Silva, um dos atuais responsáveis pela poda das azaleias, conta que “o trabalho de poda é feito nos meses de junho e julho, meses antes do início da primavera, e que é de grande importância o cuidado com as plantas, pois a poda correta das azaleias estimula o surgimento de novos brotos e garante uma próxima florada bem exuberante”.
                                                                                                        
                                                                                                                Arquivo pessoal
Sebastião Da Silva – um dos atuais
responsáveis pela poda das azaléias

A beleza das azaleias encanta os moradores e visitantes de Realeza, e um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso.

Segundo a moradora realezense, Jandira Dalarosa, “em sua época de flores, pouco após do termino da florada de ipês, as azaleias não passam despercebidas aos olhos e alegram a cidade, dando um toque de “vida” nos canteiros que atravessam a cidade”. E ainda completa; “Um local que é considerado muito agradável de tomar chimarrão e tirar fotos é a praça localizada em frente ao Hospital Imaculada Conceição, lá há sombra e belas flores”.


                                                                                                                              Arquivo pessoal
 Praça localizada em frente ao Hospital Imaculada Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário