terça-feira, 4 de outubro de 2011

PIBID - Aluno / Professor

PIBID de Letras, realizado no Colégio Doze de Novembro


Por Bruna Madey, Dionatan Schmatz e Giovani da Rocha

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência – PIBID é um projeto que terá duração de dois anos e serve como reforço de português, física, biologia e química, para os alunos do Colégio Estadual Doze de Novembro e preparação para os docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.

A intenção do projeto PIBID de Letras é trabalhar a leitura de textos que contêm possíveis temas do
 ENEM e desenvolver o senso crítico do aluno. Esse projeto é desenvolvido pelos acadêmicos da UFFS: Alceni, Débora, Lucas, Lucieli, Josiane e Patrícia.




Já o PIBID de Licenciatura de Ciências tem a função de reforçar os conteúdos vistos na escola. Os acadêmicos desse projeto são: Maira, Raquel, William, Leidi, Roseli, Priscila, Luana, Maiara, Denise e Tatiana.

O PIBID contribui muito para os futuros professores, que, ao prepararem as aulas, vão adquirindo mais conhecimento e experiência. Segundo a universitária do curso de Letras, Patrícia dos Santos, “sair da sua condição de aluna para administrar uma turma é, no começo, assustador. Exige-se mais responsabilidade, pois o professor acaba gerando opiniões que irão ser fundamentais para o direcionamento do aluno”.

O grupo de Letras conta com a supervisão da professora do Colégio Doze de Novembro, Valéria Barbiero, que relata que o projeto é excelente. “O interesse dos alunos em aprender é grandioso, e isso irá contribuir muito para a construção do futuro deles”.

No PIBID de Licenciatura de Ciências, as aulas são explicadas pelos docentes de uma forma mais descontraída com atividades práticas. Os alunos do reforço de química, Victor Picolotto e Diovani Tonetto, contam ao Comunica que se sentem motivados, pois melhoraram seu aprendizado e agora conseguem ter mais noção da matéria.

A professora do Colégio Doze de Novembro, Ivete R.R. Matciulevicz, conta ao Comunica que é uma grande realização poder supervisionar o reforço de Ciências, “sempre tive o sonho de interagir com a universidade e ampliar os conhecimentos dos alunos”. E afirma que, “para os bolsistas que estão participando do projeto, essa experiência é fundamental para a futura carreira na docência. Estas experiências vão trazer um aperfeiçoamento profissional, pois nesse projeto eles têm a possibilidade de estar em contato com os desafios que a escola pública apresenta, e buscar orientação com os professores da universidade para o melhor desempenho do trabalho”.

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