quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Recital beneficente


Por Bruna Rel e Felipe Weisheimer

Aconteceu no dia 16 de Setembro de 2011 o Terceiro Recital Beneficente, organizado pela professora Geni Izabel Menegazzi. O Recital, que ocorreu na Casa Da Cultura Antonio Baccin, contou com a participação dos alunos de Geni, o Coral do Colégio Dom Carlos Eduardo, e convidados especiais que abrilhantaram ainda mais a noite. Dentre estes convidados, estavam Jean Girelli, Ana Paula Gizzo Alves, Camilo De Toni, e seu filho César De Toni.
 
O evento iniciou com um discurso do Senhor Gentil Mengazzi, conjugue de Geni, que fez agradecimentos aos convidados e ao público em geral. Dentre as considerações relatadas por Gentil, sempre havia uma citação, ou frase relacionada ao contexto musical do evento. Em seguida, apresentou o coral do Colégio Dom Carlos Eduardo, acompanhados pela professora Geni, que no momento estava ao violão.


                                                                                                                                                       Arquivo Pessoal
Coral junto à professora Geni

Durante a apresentação, podemos notar a grande mistura de gêneros musicais. Dentre todos os instrumentos, de clássicos a contemporâneos, um chamou mais atenção. Apesar de ser considerado regionalista, o acordeom superou as expectativas. Depois da primeira apresentação com o instrumento, a estudante Laura Luiza Zílio, disse: “É incrível saber que um instrumento pode romper as barreiras do tempo. Achei tão legal, que pensei até em aprender a tocar”.

O grande objetivo do Recital, além de trazer mais cultura ao povo realezense, foi a arrecadação de dinheiro para o Centro Espírita Caminheiros do Bem. Quando perguntada sobre o assunto, a estudante Ana Paula Gizzo Alves: “Espero que atinjam o objetivo de arrecadar dinheiro, e que as crianças façam uma bela apresentação”.

Dentre os alunos de Geni, estavam presentes Leonardo Gabriel Lotici, João Vitor Sachet, Julia Vitória Lemonie, Jéssica Regina Wick, Caio Dors, e Matheus Menegazzi. Como a apresentação contava com a participação de crianças de Ensino Fundamental, a preparação foi exaustiva, como exemplifica a professora da UFFS, Cassiani Tasca Pedroso: “Os ensaios foram difíceis, pois os alunos são mais jovens, muito inquietos. Porém, apesar dos alunos estarem nervosos foi um excelente evento, as apresentações foram maravilhosas!”.
                                                                                                            Arquivo pessoal
Cassiani e Geni – vocal e violão respectivamente

Marlise Ogliari, mãe de um aluno de Geni, antes do evento, disse: “É a primeira vez que vou prestigiar um evento desse gênero. Espero que seja uma apresentação onde os alunos possam evoluir”. Depois da apresentação de seu filho, e encerramento do evento, Marlise disse: “Superou minhas expectativas, foi ótimo. Bem diversificado, me surpreendeu”.

Além das músicas de extrema qualidade, indo de Beethoven a Roberto Carlos, todas as músicas apresentadas levavam uma mensagem. A música altera nosso estado de espírito, e nos deixa mais sensíveis à emoção. Sobre a pluralidade do evento, Ana Carolina e Ângela, professoras da UFFS, disseram: “Primeiramente é muito importante divulgar a cultura na cidade, foi uma bela iniciativa da professora Geni. Foi um evento pluralizado com diferentes instrumentos, diferentes tipos de músicas como clássica, regional e popular brasileira, além de diferentes participantes que foram desde crianças a adultos e de profissionais a amadores. Estes eventos incentivam os talentos da região, vai produzindo nas crianças hábitos saudáveis de desenvolver a sua parte artística. Foi um lindo evento, como são poucos na cidade, esperamos mais.”
                                                                                                                                                        Arquivo pessoal
Angela e Ana Carolina – professoras da UFFS

 A organizadora do evento, Geni Izabel Menegazzi, deu suas considerações finais: “Cresci com a música, desde criança estava com a gaita na mão. Toco vários outros instrumentos como violão, bateria, pandeiro, acordeom, percussão, teclado, piano. Este evento foi beneficente, e os fundos serão revertidos para os trabalhos realizados no centro espírita Caminheiros do bem, como a compra de materiais escolares para crianças sem condições financeiras para adquiri-los”. Tudo no Recital foi de extremo bom gosto, o que enalteceu ainda mais a reputação de Geni Menegazzi, uma das mais habilidosas musicistas de Realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário