terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ser vários em apenas um

Teatro na escola está ajudando no desenvolvimento intelectual e motor dos participantes/alunos

Por Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Com expressões, figurinos e muita dedicação, o teatro ganha força pelos palcos do Brasil e, aos poucos, começa a fazer parte do cotidiano escolar. Seguindo esse pensamento, Josiane Corrêa resolveu "por a mão na massa" e garantir um pouco mais de alegria e conhecimentos aos participantes/alunos do colégio João Paulo II, organizando um projeto de teatro.


Josiane é graduada em Licenciatura em Artes pela Faculdade de Ampére (FAMPER) e hoje é secretária do Colégio Estadual João Paulo II. Ela conversou com o Comunica a respeito da iniciativa de criar um grupo de teatro, que iniciou como um trabalho de estágio. O objetivo é trabalhar o teatro como uma atividade complementar, extra-classe, demonstrando como esse pode ser utilizado na educação, auxiliando no desenvolvimento humano. Ademais, é uma forma de oportunizar melhorias na qualidade da aprendizagem dos alunos e na autoestima, além de proporcionar segurança na comunicação e na argumentação de idéias.

Como o Colégio Estadual João Paulo II é o mais afastado do centro da cidade de Realeza, a participação desses alunos, em algumas atividades no centro, fica restringida. Josiane avalia que o teatro serve para concentrar a energia do tempo das atividades extraclasses, bem como possibilitar a troca de afetos entre os participantes e, além disso, auxiliar na compreensão dos conteúdos em sala de aula.

Ela nos conta que o teatro é um tema completamente atual, apesar de sua história nos remeter ao início da humanidade como sociedade. Na atualidade, a tecnologia vem tomando grandes espaços na vida das pessoas, tornando-as inaptas para exercer e apreciar a arte do teatro, perdendo-se, assim, a oportunidade de participar de espaços como esses que promovem o entretenimento saudável e educativo.

Josiane acredita "que tudo que temos atualmente é conseqüência da História, que vem sendo modificada, melhorada e adequada ao momento em que a sociedade vive. Por exemplo, vemos que o teatro vem se adequando às mudanças que ocorrem com o passar do tempo". Ela diz que hoje existem várias formas de viver o teatro como teatro de sombras, teatro com fantoches, dedoches e de marionetes, ópera, musicais, balé, etc.

O trabalho dessa educadora começou em 2010, e com os ótimos resultados, a ideia se estendeu para o ano de 2011. Neste ano, o Rotary Club entrou como parceiro do projeto, vindo a custear os materiais utilizados, bem como transporte, lanches, etc. No momento, são cerca de 30 alunos contemplados por essa iniciativa.

No último dia 21 de outubro, foi realizada a estreia da companhia de teatro com a peça "Paixão por Livros", adaptação de uma história do gibi da Turma da Mônica, escrita por Maurício de Souza. Nessa, a personagem principal passa por várias histórias de contos de fadas enquanto faz a leitura de seu livro predileto. A estreia foi nas dependências do Colégio João Paulo II e teve, em sua plateia, membros do Rotary Club, como o seu governador e esposa, o seu presidente e demais membros, bem como alunos do Colégio Estadual João Paulo II e da Escola Municipal Jucelino Kubitschek, obtendo grande sucesso.

                                                                                      Sinilda de Almeida / Pedagoga do colégio
Josiane, a esquerda de cinza, junto com seu grupo de teatro.
Josiane finaliza enfatizando: "com base nesse conteúdo, nesta história e em tudo que já vivenciei através do teatro, eu busco mostrar a todos que o desenvolvimento social, emocional e até mesmo motor do ser humano tem a possibilidade de ser melhorado, possibilitando ao indivíduo por ele envolvido maior autoconfiança e determinação na sua atuação, tanto no teatro quanto no meio real em que ele está inserido, sem que ele perca sua identidade e cultura".

Conversamos também com alguns dos atores do projeto. A aluna Taynara da Silva, do 6° ano, faz questão de falar de algo que é a paixão da vida dela, afinal o seu sonho é ser atriz. Ela disse que participa do projeto desde seu início, e já fez papel de anão e porquinho. Taynara falou que sempre está envolvida nas atividades da escola, mas o projeto do Teatro a cativa mais, e ela se empenha o máximo, para sempre melhorar.

Segundo a aluna, as atividades do Teatro a ajudam muito, fazendo-a se soltar mais, "perdendo a vergonha" em cima do palco. Ela ainda coloca que está ajudando nas aulas de português, pois o teatro exige interpretação e isso também é cobrado nos conteúdos da disciplina, além da memorização ser mais ativa, completa Taynara.

Mas, talvez o ponto mais relevante o qual Taynara destaca do projeto é que ele é uma maneira de aprimorar a carreira de atriz que pretende seguir no futuro. Ela contou que já participou de uma convenção na qual agências de São Paulo estavam à procura de novos talentos. Ela passou nos primeiros testes, fez um book e aguarda pelo contato dessas agências. Apesar de ter ido a essa convenção por conta própria, ela diz que participar do teatro a ajudou muito naquele momento, pois a deixou mais segura.

Outra aluna que participa desde o começo do teatro é Sâmera Zabot, do último ano do ensino fundamental. Ela diz que o teatro é algo de que ela gosta, já tendo atuado no papel de fada. Ela destaca que as atividades a auxiliam na questão de decorar textos, desenvolver a interpretação e melhorar as atuações diante de um público.

A arte é uma questão cultural transmitida de geração a geração, é uma forma de identidade de grupos e pode, por isso, sofrer modificações. Hoje verificamos a arte nas danças, músicas, pinturas, cinema, teatro entre outros. No teatro, há uma fantástica combinação de humanos e personagens, assim, no palco, os personagens ganham vida e a alegria ou tristeza atinge os telespectadores, é uma magia sem tamanho, ganha o ator e o público.

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