quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Parceiros de construção

Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

O campo das energias renováveis tem sido alvo de vários estudos na atualidade. Partindo disso, na UFFS/Realeza está se formando um grupo de estudos com a participação de técnicos de laboratório, docentes e estudantes. Esse grupo pretende compreender as formas de energias renováveis que estão ganhando espaço no contexto da sustentabilidade, por exemplo, a energia eólica, da biomassa e solar e, futuramente, desenvolver projetos voltados para essa área aqui no Campus. Na edição passada do Comunica, esse grupo foi apresentado de forma mais detalhada e houve a afirmação de que ocorreria uma viagem no dia 01 de dezembro para Cascavel.

Como planejado, a viagem ocorreu. Cerca de 13 pessoas, entre técnicos, docentes e estudantes, foram para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus Cascavel) visitar o grupo de pesquisa do curso de Engenharia Agrícola, que trabalha com enfâse em questões relacionadas às energias renováveis.

Os participantes foram recebidos pelo professor Dr. Jair Siqueira e o mestrando em energia na agricultura, Maurício Medeiros, que apresentaram, ao grupo, vários experimentos que estão sendo desenvolvidos. Dentre eles estavam o gaseificador de madeira, sistema de aquecimento solar de água, “casa inteligente” e sistema de resfriamento de casas de vegetação (estufas).


                                                                                  Edson Santolin ( Técnico de Laboratório)
Mestrando Maurício no centro de azul
explicando o sistema de aquecimento solar da água.

 A “casa inteligente”, apontada pelo professor, fez parte de um estudo o qual a intenção era avaliar como as pessoas se adaptariam a essa forma de moradia. Nessa casa, desde a forma geométrica até as formas de iluminação foram pensadas de forma sustentável. Quando comparados os resultados obtidos com a "casa inteligente", em comparação com a casa convencional, construída ao lado, percebeu-se algumas diferenças interessantes. A “casa inteligente” apresentou menos gasto de energia elétrica, pois a iluminação se dava de maneira natural por meio da luz do dia. Além disso, tem isolamento térmico, pois as paredes são porozas, o que isolava o ambiente e também isolamento acústico, devido ao fato de que as janelas têm vidros duplos. Também, há reaprovitamento da água para o banheiro.

                                                                                     Edson Santolin ( Técnico de Laboratório)
 Frente da “casa inteligente”.

 A respeito da questão das energias renováveis no país, o professor Jair Siqueira coloca que o Brasil possui uma contribuição significativa no campo das fontes renováveis de energia que compõem a matriz energética nacional. Entretanto, há muito o que se fazer para a consolidação do aproveitamento da energia solar, eólica e da biomassa no cenário de produção energética nacional.

Sobre a visita de outras instituições à Unioeste, o professor destaca que esse momento “é extremamente importante para a difusão tecnológica e para o fortalecimento das relações científicas entre instituições de ensino superior”. Ele ainda apontou: foi “um prazer muito grande recebê-los e fico a inteira disposição para dirimir dúvidas que possam surgir ao longo da jornada acadêmica de vocês”.

Em conversa com o Comunica, um dos técnicos da UFFS/Realeza, Orlando De Toni Júnior, destacou os pontos positivos encontrados na visita. Um deles diz respeito à consolidação do principal objetivo da visita, o qual era conhecer como o grupo trabalha e suas linhas de pesquisa. Isso se torna importante, pois um grupo semelhante está se iniciando aqui no Campus. Ademais, a visita serviu para proporcionar aos acadêmicos de graduação interessados uma visita científica.

Outro ponto verificado por Orlando é que ambos os professores, Jair e Maurício, foram atenciosos com o grupo, respondendo todas as questões e apresentaram livremente os projetos do grupo sem reservas, demonstrando disposição em atendê-lo. Em suma, a viagem foi um aprendizado para todos no que diz respeito a energias alternativas.

Quando questionado sobre a importância de visitas desse cunho a outras instituições, o técnico de laboratório diz que o conhecimento é algo sem fronteiras, quando queremos aprender com determinação e interesse, qualquer visita em qualquer instituição será de grande valia para enriquecermos nosso saber.

Finalizando, Orlando salienta: “só quero expressar o meu agradecimento ao professor Jair e sua equipe pela tempo disponibilizado a nos atender bem como a hospitalidade e bom humor. Quero também registrar que a comunicação com a Unioeste de Cascavel está se iniciando, mas que bons frutos serão colhidos em breve com um convênio institucionalizado”.

Para a acadêmica Flavia Rommel, da quarta fase de Licenciatura em Ciências Naturais, a viagem foi interessante, pois foi a oportunidade de conhecer alguns projetos da área de energia renováveis, compreendendo o funcionamento de vários projetos preocupados com a geração de energia mais limpa.

Ela entende que a visita foi uma ajuda para o grupo de estudos da UFFS/Realeza que está se iniciando, além de proveitosa para tirar dúvidas e estudar novas ideias a partir das que já foram desenvolvidas. É um incentivo a mais para a consistência do grupo.

O propósito do grupo da UFFS/Realeza vai ao encontro das diversas campanhas espalhadas pelo Brasil e mundo que visam ao desenvolvimento sustentável por meio das energias renováveis. Essas iniciativas buscam aproveitar os recursos naturais, uma maneira de respeitar a natureza e propor alternativas para a diminuiçao da poluição atmosférica e aquecimento global, melhorando, assim, nossa qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário